No momento, você está visualizando Ruído branco para bebês: o que é e como funciona?

Ruído branco para bebês: o que é e como funciona?

Conheça os prós e contras desse aparelho sonoro que se popularizou

O ruído branco para bebês se tornou uma febre nos últimos anos entre os pais que buscavam uma forma de fazer com que seus filhos dormissem longos períodos ininterruptos. A técnica passou a fazer parte de serviços de streaming, aparelhos eletrônicos e até mesmo bichos de pelúcia.

Mas como funciona o ruído branco? E ele é mesmo seguro e eficaz para os pequenos? Separei essas e outras dúvidas sobre esse tema para respondê-las no texto de hoje. Confira:

O que é ruído branco?

O ruído branco é uma espécie de som que consegue mascarar outros barulhos em um ambiente. Ele é produzido de forma a reproduzir todas as frequências audíveis pelo ouvido humano de uma só vez, mas, ao mesmo tempo, de forma que nenhum som seja claro e distinto de outros nesse ínterim.

Pode parecer confuso à primeira vista, mas no nosso dia a dia, estamos habituados a diferentes tipos de ruídos brancos naturais. Por exemplo, em um dia de verão bem quente, sabe aquele barulho constante que a hélice do seu ventilador faz? Ou então quando estamos vendo um filme e o som de fundo baixinho nos distrai, a ponto de dormir. Ou ainda o ar-condicionado zumbindo levemente.

Todos esses são exemplos de ruídos brancos, que lembram um chiado no fundo da nossa audição capaz de nos deixar em estado de bloqueio do que está ao redor. Afinal de contas, não percebemos que esses ruídos estão acontecendo se não prestarmos atenção ou desligarmos o aparelho que o reproduz.

E se a técnica funciona para os adultos, mesmo que inconscientemente, o que dirá dos bebês, que precisam de mais tempo dormindo e ainda estão associando os barulhos do ambiente em que estão inseridos.

Como funciona o ruído branco no organismo?

A sensação de ouvirmos um ruído branco constante no nosso subconsciente faz com que ativamos o reflexo calmante, que alguns médicos chamam de “botão de reinicialização” do sono. Ele é o sistema responsável pelas ações básicas de um bebê, incluindo o sono e a fome.

Quando algo está errado ou incomodando o pequeno, ele ativa o choro ou faz com que o corpo caia em sono profundo. Um exemplo simples de entender: quando o bebê escuta um barulho muito alto, como uma porta batendo ou uma explosão, ele se assusta, e o reflexo calmante entra em estado de alerta, provocando o choro.

Mas como o ruído branco permite diminuir a presença de outros ruídos ao redor da criança, o reflexo calmante entra num estado de segurança, permitindo que o sono seja a outra opção preferível do bebê.

Quais os benefícios do ruído branco?

ruído branco
Imagem: Canva

Comprovado cientificamente como uma ferramenta capaz de auxiliar no sono infantil, o ruído branco pode ser útil de diversas formas para os pais acalmarem os bebês. Ele consegue excluir aqueles barulhos de fundo que incomodam o sono das crianças, como o latido de cachorro, o som de trânsito na rua, a tempestade caindo, entre outros.

Ele também permite que os bebês desenvolvam o sentido do foco e da atenção, uma vez que se concentram no barulho neutro que escutam, fazendo com que o cérebro entre em um estado de transe semelhante ao da meditação.

E quais os riscos?

O problema, segundo os cientistas, não está no ruído branco feito de maneira segura, mas sim no uso equivocado dele. Os aparelhos que emitem o ruído, quando usados em um volume muito alto, podem aumentar o risco de perda auditiva entre os bebês.

Isso é mais comum entre os recém-nascidos, uma vez que a anatomia do ouvido é muito diferente da dos adultos, o que contribui para que distúrbios de processamento de áudio sejam uma possibilidade.

Outra questão que vale a pena reparar: nem todo bebê vai gostar do ruído branco. Você pode tentar algumas vezes, mas ao ver que o aparelho não está surtindo efeito, não insista a fazer que seu filho goste de dormir com o barulho. Isso pode gerar estresse e ansiedade no pequeno, além de desgastar o vínculo familiar.

Quando é a hora de parar?

Não existe uma resposta que sirva para todo mundo. Afinal, a rotina de sono de cada bebê varia. Mas se você achar que está na hora de tirar o ruído branco do quarto do seu filho, a dica é não fazer de forma abrupta.

Comece diminuindo o volume do ruído, e depois, tire um ou dois dias seguidos, para que ele não perceba. Caso ele se incomode com a falta do ruído, coloque-o e volte a diminuir aos poucos, até conseguir tirá-lo da rotina.

Como usar o ruído branco de forma segura?

Algumas dicas podem auxiliar na maneira como você utiliza o aparelho:

Higiene do sono

Não basta o ruído branco sozinho para fazer todo o trabalho de deixar a criança pegar no sono. Crie uma higiene do sono propícia à idade do seu filho, em um ambiente calmo, seguro e confortável.

Leia o manual

Pode parecer bobeira, mas ler as instruções do aparelho que está emitindo o ruído branco é a melhor forma de assegurar que sua função é confiável e eficaz. Veja o local mais apropriado para colocá-lo, levando em consideração o volume do som, a distância em relação ao bebê e o tempo necessário para que ele fique ligado.

Gadgets distintos

Evite o uso do ruído branco via smartphone, tablet ou outro dispositivo similar. Existem decibéis que a qualidade desses aparelhos não conseguem reproduzir. Priorize caixas de som específicas para a função. Existem até mesmo pelúcias que, quando não estão sendo usadas para brincar, possuem essa opção secundária, vale a pena pesquisar.

Volume seguro

Não faça com que o volume do ruído seja mais alto do que sua voz ou do que um chuveiro ligado. Ele precisa ser o plano de fundo, e não o barulho principal para o bebê. Lembre-se também de deixar o aparelho longe da cabeça e das orelhas da criança;

Para saber mais sobre ruído branco, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar da mãe e dicas para empoderar seu maternar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

White Noise for Babies- Is it Safe? Safe Sleep Space, acesso em dezembro de 2023.

How White Noise Can Help Your Baby Sleep. Happiest Baby, acesso em dezembro de 2023.

Deixe um comentário

Fechar menu