Você está visualizando atualmente Rotina de estudos: como organizar bem a vida das crianças

Rotina de estudos: como organizar bem a vida das crianças

Horários, matérias e ambiente são essenciais no processo de aprendizado infantil

Para as crianças, nem sempre é fácil focar nos estudos e fazer os deveres de casa depois de um dia cansativo na escola. Elas podem ficar cansadas e mal-humoradas, e os pais acabam percebendo que o problema está em organizar uma rotina de estudos eficiente.

Mas como montar um cronograma de estudos? E o que fazer nesse período para que o pequeno não caia no tédio? Hoje, vou te dar algumas dicas para criar uma rotina de estudos e fazer com que o tempo de estudo seja organizado e eficaz, tanto para os pais quanto para os filhos:

Por que é importante ter uma rotina de estudos?

Por mais que as crianças ainda não tenham noção da importância de estudar no começo da vida, os pais podem ajudá-las a entender esse significado. É um complemento ao aprendizado escolar, já que muitas vezes, reforça o que foi dado na sala de aula para uma melhor compreensão no cérebro infantil.

Além disso, a rotina de estudos auxilia a criar o senso de organização dos pequenos, para que no futuro, também sejam adultos disciplinados com horários, com a bagunça e que tenham mais foco e atenção às tarefas do dia a dia.

Qual o melhor horário para as crianças estudarem em casa?

Não existe uma resposta que vale para todas as famílias nesse caso. Às vezes a criança está mais disposta pela manhã, outras ficam com tempo livre de tarde, e há também aquelas que preferem esperar os pais durante a noite para a hora do estudo.

Independentemente do horário, o mais importante é saber manter uma frequência nessa rotina de estudos, sem cair no ostracismo que fará as crianças (e até mesmo os pais!) ficarem com preguiça ou desmotivados com a forma que levam esse tempo.

Outro ponto a ser levado em conta: evite o estudo logo após as refeições. São os momentos em que a criança se sentirá mais sonolenta e menos focada durante o dia. Dê um tempo de descanso antes de começar essa rotina.

Leia também: Retorno às aulas: como escolher a lancheira e mochila ideal

Como criar uma rotina de estudos para o seu filho?

rotina de estudos
Imagem: Canva

Algumas dicas podem ajudar nesse processo de aprendizado para ter bons resultados em casa:

Escolha as prioridades

O primeiro passo é definir com seu filho o que é mais importante nessa rotina. É uma matéria que ele está com mais dificuldade? Ou uma prova que se aproxima e precisa de reforço? Ou ainda um trabalho que requer auxílio para ser concluído?

Tenha isso em mente para dividir direitinho cada etapa. Você pode reservar meia hora para essa questão, dar dez minutos de pausa, e depois voltar para uma segunda matéria, por exemplo.

Ambiente propício

Escolha um local adequado e tranquilo para a hora de estudar. Evite ambientes barulhentos, como próximo à cozinha ou à rua. Também não é aconselhável um lugar com muitas distrações como televisão, celular e videogame, que fará com que os pequenos não prestem atenção nos estudos.

Quanto à música, depende de cada família, algumas podem achar que ajudam na concentração e outras na distração. Muitas vezes, um fundo instrumental é o mais indicado.

Diversão, por favor!

Use cores para atrair o seu filho, decore o local com personagens que ele goste, deixe tudo mais divertido. Vale a pena criar uma agenda com várias páginas personalizadas com uma programação lúdica para o pequeno. E lembre-se: por mais que os estudos sejam importantes, eles não podem privar a criança de brincar também. O entretenimento precisa estar em equilíbrio com os afazeres.

Material em mãos

Lápis, post its, folhas, canetinhas, cola, tesoura, régua… a lista de materiais da papelaria sempre pode ser útil na hora dos estudos. Por isso, deixe tudo de forma fácil para o pequeno, isso não só ajuda no momento de cumprir um dever de casa como também pode estimular a criatividade artística dele.

Quantidade x frequência

A matéria que seu filho tem mais dificuldade é história? Então priorize colocá-la com mais frequência nos planos de estudo. Porém, para não ficar chato e nem desgastante, deixe-a mais curta do que outras tarefas. Manter essa constância com períodos menores de estudo pode ser mais eficaz do que aulas maiores, mas em menor quantidade de dias.

Presença familiar

Em um mundo ideal, seria ótimo se todos os pais pudessem sempre acompanhar os deveres de casa do filho. Mas como o trabalho e outras tarefas podem comprometer o cronograma, vale a pena criar um revezamento com outros membros da família. Um irmão mais velho, a avó ou um tio podem ajudar nos dias em que os pais não conseguirem chegar a tempo, por exemplo. Assim, a criança não fica sem supervisão na hora de estudar.

Cada idade, um tempo

Quanto mais idade tiver a criança, mais tempo ela poderá dedicar aos estudos. Para os bebês, não estenda mais do que quinze minutos diários.

De 4 a 6 anos, o horário pode aumentar para 30 minutos. De 7 a 10, para 45 minutos. Acima disso, pode ser de uma a duas horas, de acordo com a carga de afazeres. Leve em consideração que a concentração fica mais assertiva conforme a idade, segundo a ciência.

Complementos à escola

Ao invés de reforçar uma matéria que o seu filho aprendeu mais cedo, outra forma de incentivar o momento do estudo é desenvolver uma habilidade que será necessária. Quer ver alguns exemplos? Para aulas de matemática, foque em ensinar como fazer gráficos, tabelas, como usar o compasso ou o transferidor. Nas aulas de inglês, tente conversar com ele usando palavras novas ou utilizando músicas, e assim por diante.

Anotar é preciso

Outro truque que ajuda na rotina de estudos é fazer anotações. Pequenos lembretes na agenda ou mesmo um post it no caderno vão fazer a criança lembrar do que aprendeu em casa com os familiares. Além disso, é um treino para treinar a memória quando chegar a hora de fazer uma prova, por exemplo.

Converse com a escola

Sente dificuldades para entender o que está atrapalhando o foco e aprendizado do seu filho? Não deixe de contatar a escola, seja por um bilhete na agenda ou durante uma reunião. O professor poderá explicar o que pode estar causando isso, como a criança se comporta e o que os pais podem fazer para melhorar essa situação.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre como montar a rotina de estudos das crianças? No meu instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

How to Organize a Good Study Plan. Youaremom, 2022.

Homework and study habits: tips for kids and teenagers. Child Development Institute. Acesso em março de 2023.

Tips to Organize Your Child’s Study Time. The Scientific World, 2022.

Deixe um comentário

Fechar menu