Você está visualizando atualmente 10 dúvidas de uma mãe de primeira viagem sobre introdução alimentar – PARTE 1

10 dúvidas de uma mãe de primeira viagem sobre introdução alimentar – PARTE 1

Oiê, tudo bem com você? Estou aqui com a Carol, que é mamãe de primeira viagem do Arthur, que está na fase da introdução alimentar. 

Chamei a Carol para gravar comigo alguns vídeos tirando dúvidas que ela tem na prática com a introdução alimentar do Arthur. Serão alguns vídeos mostrando várias coisas, e, para começar, vou responder as 10 maiores dúvidas da Carol com relação à introdução alimentar! 

Além disso, estamos preparando mais um monte de coisa legal para vocês e que eu não posso falar ainda, mas prometo que vai valer a pena. Então se você não quiser perder nada, inscreva-se na cartinha porque quem faz parte da comunidade De Mãe em Mãe fica sabendo de todas as novidades em primeira mão! 

QUERO RECEBER A CARTINHA DO DE MÃE M MÃE

Agora vamos ao vídeo?

Respondendo às 10 principais dúvida sobre introdução alimentar de uma mãe de primeira viagem

Respondi 10 dúvidas da Carol sobre a introdução alimentar do Arthur, bebêzinho dela que tem 6 meses e já está nessa fase! Mas, para o vídeo não ficar muito longo eu o dividi em duas partes!

Assista abaixo a primeira parte e não deixe de fazer parte da comunidade De Mãe em Mãe para saber quando a segunda parte irá ao ar!

1. Preciso começar a introdução alimentar necessariamente pela fruta?

Não é obrigatório começar a introdução alimentar pela fruta. Você pode começar com qualquer alimento que seu bebê esteja pronto para comer. No entanto, é importante oferecer frutas desde o início, pois elas são uma importante fonte de vitaminas e minerais.

2. Quais alimentos não posso dar ao bebê na introdução alimentar?

Existem alguns alimentos que não devem ser oferecidos ao bebê na introdução alimentar, pois podem ser perigosos ou causar alergias. Entre eles estão:

  • Alimentos com alto teor de sal, açúcar ou gordura;
  • Alimentos industrializados;
  • Alimentos crus, como carne, peixe, ovos e legumes;
  • Alimentos com casca ou sementes;
  • Sucos de frutas industrializados;
  • Café e chá.

3. Aprendi muito sobre a importância de oferecer os alimentos separadamente para o bebê aprender o gosto e textura de cada um, mas aqui em casa gosto muito de sopa, que é uma preparação que tem tudo junto. Eu posso incluir no cardápio do bebê essa sopa?

Sim, você pode incluir sopa no cardápio do bebê, desde que os alimentos que compõem a sopa sejam oferecidos separadamente também. Assim, o bebê vai aprender a identificar os diferentes sabores e texturas.

4. Posso ofertar fruta de sobremesa após almoço e jantar?

Sim, você pode ofertar fruta de sobremesa após almoço e jantar. No entanto, é importante que a fruta não seja a única coisa que o bebê come na refeição. É importante que ele consuma também outros alimentos, como cereais, leguminosas e proteínas.

5. Suco de laranja natural é mesmo proibido?

O suco de laranja natural não é proibido, mas deve ser oferecido com moderação. O excesso de suco de laranja pode causar problemas como cáries, obesidade e diarreia.

6. Quando posso dar outras coisas? Tipo no café, um pão caseiro ou aveia na fruta

Você pode começar a oferecer outros alimentos, como pão caseiro ou aveia na fruta, a partir dos 8 meses de idade. No entanto, é importante que esses alimentos sejam oferecidos com moderação.

7. Como ofertar mexerica? Cortada, inteira?

A mexerica deve ser oferecida cortada em fatias finas, para evitar que o bebê engasgue.

8. Como sei a quantidade de alimentos correta? Ele sempre come tudo e quer mais e depois ainda mama

A quantidade de alimentos correta varia de acordo com a idade e o apetite do bebê. É importante respeitar os sinais de fome e saciedade do bebê. Se ele estiver satisfeito, não insista em oferecer mais comida.

9. Quando posso mudar a consistência dos alimentos? Tipo quantos meses posso deixar mais pedaços

A consistência dos alimentos deve ser adaptada gradualmente, conforme o bebê vai crescendo e amadurecendo. Aos 6 meses, os alimentos podem ser amassados com um garfo. Aos 7 meses, os alimentos podem ser cortados em pedaços pequenos. Aos 8 meses, os alimentos podem ser oferecidos em pedaços maiores, que o bebê pode pegar com a mão.

10. Quanto de água ele precisa tomar por dia?

A quantidade de água que o bebê precisa tomar por dia varia de acordo com a idade e o clima. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a recomendação é a seguinte:

  • Até 10 kg: 100 mL/kg/dia
  • De 10 a 20 kg: 1000 mL + 50 mL/kg acima de 10 kg/dia
  • Acima de 20 kg: 1500 mL + 20 mL/kg acima de 20 kg/dia

É importante oferecer água ao bebê ao longo do dia, mesmo que ele não esteja com sede.

A introdução alimentar é uma fase importante na vida do bebê, pois é quando ele começa a experimentar novos sabores e texturas. Com um pouco de planejamento e paciência, você pode tornar essa fase mais tranquila e prazerosa para todos.

Veja abaixo outros conteúdos sobre introdução alimentar:

Entenda as consequências de uma introdução alimentar bem conduzida!

Passo a passo para iniciar a introdução alimentar no sexto mês

Como escolher a cadeira de alimentação perfeita

5 alimentos proibidos antes do primeiro ano

BLW x Tradicional: qual o melhor método para introdução de alimentos?

É normal o bebê recusar alimentos na introdução alimentar?

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar menu