No momento, você está visualizando Protetor solar e repelente: como usar nas crianças?

Protetor solar e repelente: como usar nas crianças?

Veja como escolher o protetor solar e repelente adequado para cada faixa etária

O verão é uma estação ideal para as crianças se aventurarem, seja brincando em parques, praças e campings ou aproveitando o calor em uma praia ou piscina. Mas para essas ocasiões, muitos pais se perguntam como usar repelente e protetores solares em seus filhos.

Afinal de contas, existem diferentes tipos e classificações para esses produtos, além de tempo para reaplicar e até mesmo reações alérgicas em casos específicos. Por isso, hoje vou te mostrar a melhor forma de utilizar essas proteções nos pequenos e explicar porque são necessárias:

Por que passar repelente nas crianças?

protetor solar e repelente em criança
Imagem: Canva

O Brasil é um país repleto de áreas verdes, e com isso, possui uma diversidade maior de fauna. Dentro dela, estão milhares de espécies de insetos e aracnídeos capazes de usar picadas e mordidas para se defenderem do que eles consideram uma ameaça.

Por isso, o uso de repelentes acaba sendo necessário, principalmente em ambientes ao ar livre para os pequenos. Mais do que evitar uma picada de pernilongo ou borrachudo, que por si só já são um incômodo tanto para as crianças quanto para nós adultos, eles acabam prevenindo outros invasores.

É o caso do mosquito Aedes aegypti, capaz de transmitir a dengue e que costuma ser mais recorrente em estações quentes graças ao aumento das chuvas e condições climáticas. Ele também pode transmitir o vírus da zika, perigoso principalmente para as gestantes.

Além disso, em áreas rurais, a presença de carrapatos também requer cautela. Esses invasores podem não só causar coceira e dores, como ainda podem levar a sintomas como febre, dores articulares e, no caso do carrapato-estrela, até mesmo a óbitos. Portanto, não faltam motivos para começar a aplicar o uso de repelente na rotina da sua família.

E por que passar protetor solar?

protetor solar em criança
Imagem: Canva

O filtro solar pode não apenas ajudar a proteger a pele contra as queimaduras solares como também evitar alguns tipos de câncer de pele. Ele previne o aparecimento de bolhas e dores, independentemente da idade em que é aplicado.

Por isso, mesmo bebês podem precisar de proteção solar eficaz, pois assim como crianças mais velhas, estão sujeitos às queimaduras solares. Porém, existem opções no mercado planejadas para esse público, e apenas podem ser aplicadas a partir dos seis meses de vida.

Na dúvida, procure por recomendações do seu pediatra ou de um dermatologista para saber o momento certo para usar o protetor solar no seu filho.

Como escolher esses produtos no mercado?

O principal fator a ser levado em conta para cada escolha de repelente ou de protetor solar é a faixa etária do seu filho. As recomendações mudam de acordo com a idade devido aos componentes desses produtos.

Eu já fiz conteúdos ensinando como escolher o repelente e o protetor solar de acordo com cada idade, confira abaixo: 

Repelente infantil: como proteger crianças e bebês dos mosquitos

Protetor solar infantil: qual a diferença e como usar nas crianças

Como usar repelente e protetores solares nas crianças?

Uma vez que você já escolheu o produto certo para aplicar em seu filho, chegou a vez de entender como aplicar. Antes de mais nada, é importante seguir as instruções do fabricante no rótulo do produto.

No caso dos repelentes, eles podem ser aplicados em forma de bastão, loção ou spray. Devem ser usados apenas na parte de fora das roupas e na pele exposta, e não na pele protegida pelas vestes. E não é preciso exagerar na dose, pois isso não faz com que menos insetos sejam atraídos, apenas uma borrifada ou passada da loção é o suficiente para duas a quatro horas de proteção.

Tome cuidado na região facial, pois podem entrar gotículas nas vias nasais, nos olhos ou na boca da criança. Após a volta para casa, lembre-se de lavar as roupas e dar um banho com água e sabão para remover os excessos.

Quanto aos protetores solares, use o suficiente para cobrir todas as áreas expostas, especialmente o rosto, nariz, orelhas, pés, mãos e até a parte de trás dos joelhos. Esfregue bem para não deixar o excedente aparecendo.

Aplique sempre com meia hora de antecedência para sair de casa, a fim de uma melhor absorção na pele. Mesmo se estiver nublado ou chovendo, é importante aplicar o produto, pois 80% dos raios ultravioletas podem passar das nuvens. Reaplique a cada duas horas e após nadar ou se secar com uma toalha.

Posso passar protetor solar e repelente ao mesmo tempo?

Essa é uma dúvida pertinente, afinal, será que tem problema passar os dois ao mesmo tempo? E a resposta é que não há riscos, pois um não atrapalha a função do outro! A recomendação, segundo diretrizes de dermatologia, é apenas de seguir uma ordem específica: aplicar primeiramente o protetor solar e depois o repelente.

O que devo fazer caso meu filho apresente uma reação alérgica?

Por fim, em ambos os produtos algumas crianças podem apresentar reações alérgicas após o uso. Caso seu filho comece a se coçar, fique com a pele avermelhada e com erupções cutâneas, é importante suspender o uso do filtro ou repelente e lavar a região com água e sabão.

Para uma melhor detecção da causa do problema, é necessário consultar um pediatra ou dermatologista, que pedirá os exames que ajudam a identificar os alérgenos de contato.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre repelentes e filtros solares? No meu Instagram @gibelarmino_  você confere mais dicas!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Sunscreen and Sun Protection. Nationwide Children, 2016.

Sun Safety: Information for Parents About Sunburn & Sunscreen. Healthy Children, 2021.

Choosing an Insect Repellent for Your Child. Healthy Children, 2022.

Should You Put On Sunscreen or Bug Repellent First? Select Health, acesso em março de 2023.

Deixe um comentário

Fechar menu