You are currently viewing Nebulizador e inalador: diferença e qual é melhor?<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

Nebulizador e inalador: diferença e qual é melhor?Tempo estimado de leitura: 4 minutos

No inverno, devido à baixa umidade do ar as pessoas que sofrem com doenças respiratórias, são prejudicadas ainda mais. Mas, nem todos sabem que muitas dessas doenças respiratórias podem ser aliviadas e até mesmo curadas com o uso de nebulizador e inalador.

Como mãe e esposa de alérgicos, aprendi ao longo dos anos a importância e as diferenças entre os diferentes tipos de nebulizadores, e escolhi meu queridinho, e, para te ajudar, vou contar tudo aqui para vocês:

Existe nebulizador pneumático e ultrassônico, além do de malha vibratória. Vou explicar melhor sobre cada um:

Nebulizador pneumático

O nebulizador pneumático, também chamado de ar comprimido, foi o primeiro modelo comercializado, sendo por muito tempo o único tipo disponível para utilização. Por ser mais antigo, ele necessita de alguns cuidados durante o seu manuseio, como o fato do paciente ter que ficar com a cabeça erguida, além de fazer barulho enquanto está ligado.

Entretanto, uma vantagem desse tipo de produto é a possibilidade de inalação de diversos tipos de medicamentos, como soro fisiológico e outros remédios que teriam que ser consumidos por outras vias.

Ele é indicado para pessoas que tenham doenças crônicas e necessitam utilizar medicamentos com certa frequência, pois o seu uso permite tal prática. Além disso, o valor costuma ser mais em conta do que outros modelos.

Nebulizador ultrassônico

O nebulizador ultrassônico é mais moderno, além de não fazer barulho ou ter um ruído mínimo durante a sua utilização. Ele atua “quebrando” as moléculas do medicamento, permitindo que seja feita uma névoa bem fina e que pode ser absorvida com facilidade por quem está utilizando.

Outra vantagem desse aparelho é a possibilidade de ser utilizado em qualquer posição, não precisando que o paciente fique de um determinado jeito e possibilitando a realização do tratamento com maior conforto e tranquilidade.

Entretanto, é preciso ter conhecimento de que esse nebulizador não permite o manuseamento de medicamentos do tipo corticoide, bastante utilizados para crises de asma. Outros remédios até podem ser colocados, mas perdem a sua eficácia.

Nebulizador de malha vibratória

Considerados os modelos mais modernos e menores de nebulizadores, os produtos de malha vibratória produzem uma frequência menor do que o modelo ultrassônico, porém as moléculas criadas são do tamanho perfeito para serem inaladas com facilidade pelo paciente. Além disso, eles são bastante silenciosos e pequenos, podendo até mesmo serem levados na bolsa.

Apesar de ter melhor eficiência, o nebulizador de malha vibratória é mais caro em relação aos outros modelos, então é preciso fazer um certo investimento para utilizá-lo, além de avaliar se a compra desse produto realmente vale a pena. Outra vantagem é que por eles serem pequenos, também são fáceis de serem limpos e armazenados, sendo ótimos para quem precisa fazer inalações com certa frequência.

Como escolher o melhor nebulizador e inalador?

Além de entender qual é a diferença entre nebulizador pneumático e ultrassônico, bem como o de malha vibratória e as melhores utilidades de cada um, também é importante prestar atenção em outros aspectos antes de fazer a sua compra. Dois fatores que devem ser considerados são o barulho emitido pelo aparelho e o custo-benefício.

Principalmente com crianças, comprar um nebulizador e inalador muito barulhento pode assustá-las, fazendo com que as sessões demorem mais do que o normal ou não sejam tão efetivas.

A nebulização é grande aliada no inverno, somente com soro fisiológico mesmo, sem medicamento, para manter as vias aéreas hidratadas e amolecer qualquer secreção que possa se formar, evitando que ela obstrua os seios nasais e possa infeccionar.

Por isso, mesmo que custe mais caro investir em um aparelho mais moderno, mas que permita a nebulização em qualquer posição (o que vai te ajudar a utilizar no bebê enquanto ele dorme, por exemplo), vai acabar custando mais barato do que se você comprar um com menor preço mas não conseguir usar, e, por conta disso, acabar gastando mais com medicamentos.

O meu queridinho é o Nebzmater de malha vibratória e super funciona por aqui. O Gu já é maiorzinho e não me dá muito trabalho, mas o Muri nem sempre é tranquilo e como esse modelo funciona bem em qualquer posição, o Muri faz deitado sem problemas.

Espero que esse conteúdo te ajude a fazer uma boa escolha. Aposte na nebulização no inverno, você vai ver como essa e outras atitudes previnem bastante algumas infecções respiratórias comuns do inverno.

Além da dica do inalador, que já mostrei bastante por lá, no meu Instagram @gibelarmino_ mostro algumas outras atitudes que tomo aqui em casa no inverno para, junto com nebulizador e inalador, prevenir doenças. Me segue para ficar por dentro de tudo! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu