You are currently viewing O que oferecer de lanches saudáveis para bebês e crianças?<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

O que oferecer de lanches saudáveis para bebês e crianças?Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Você tem dúvidas de como oferecer lanches saudáveis para seu bebê? No post de hoje falaremos tudo sobre isso!

Sabemos que até os 6 meses de vida o leite materno ou fórmula é o único alimento que o bebê precisa, mas, a partir dos 6 meses os lanches entram no cardápio. E então, que lanches saudáveis podemos oferecer para bebês e crianças? Hoje vou te ajudar com algumas opções práticas:

Lanches saudáveis para bebês de 6 a 12 meses

A partir dos 6 meses você pode oferecer frutas de duas maneiras: amassada no garfo e em corte BLW seguro para frutas. Mês a mês você deve fazer a evolução de consistência e do corte para que, com 12 meses, o bebê esteja apto a receber a fruta no corte que a família come!

Mas só frutas? Não posso dar pão caseiro, tapioca, crepioca, cookie para bebês? 

PODE, mas NÃO DEVE!

Esse é o momento de estabelecer a adaptação do paladar à consistência e sabores de todas as frutas possíveis e existentes (que não são poucas). Deixe as receitinhas que misturam alimentos para os lanches a partir dos 12 meses.

Sobre leite de vaca e seus derivados (iogurte, por exemplo), apesar do guia dizer que a partir dos 9 meses já podem ser oferecidos, isso quer dizer que não são mais proibidos nessa fase, mas não necessariamente que devem ser introduzidos. Tem um post aqui no site em que eu explico melhor essa questão das bebidas para crianças, vou deixar o link aqui embaixo se você quiser se aprofundar no assunto. 

Lembrando que alimentos ultraprocessados, com adição de açúcar e corantes artificiais como iogurtes adoçados, queijo petit suisse, leite fermentado, biscoitos, bolachas recheadas também não devem ser apresentados para os bebês.

Lanches saudáveis para crianças a partir de 12 meses

Além das frutas, ainda no corte BLW, incluímos carboidratos e hidratação – 125ml de suco, castanhas moídas para evitar risco de engasgo. Nessa etapa não pode nenhum alimento que contenha açúcar e pipoca também ainda não é indicada pelo risco de engasgo.

Eu gosto de dizer que tem uma fórmula para montar lanches saudáveis para crianças a partir 12 meses. Para montar um lanche reforçado e com todos os nutrientes que as crianças precisam, use a fórmula abaixo:

1 fonte de proteína + 1 fonte de carboidrato + 1 fonte de vitaminas e minerais + 1 líquido

Proteína: leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota, cream cheese, patês caseiros;

Vitaminas e minerais: frutas, legumes e sucos de frutas;

Carboidrato: pães, tapioca, bolo caseiro, pão de queijo, biscoito de polvilho, pipoca;

Líquidos: água, água de coco, chá gelado, suco natural (sim ele perde vitamina se não consumido na hora, mas melhor que o conservante e o açúcar do suco artificial, eu fazia vários de uma vez e congelava individual para facilitar a montagem da lancheira).

Veja abaixo alguns exemplos de lanches saudáveis que utilizam essa fórmula:

lanches saudáveis

Levar as crianças para a cozinha nesse momento para o preparo de alguma receitinha (bolo, por exemplo) que utilizaremos no lanche pode ser muito divertido e ainda estimula o consumo dos alimentos saudáveis. Se você tiver um tempo, vale a pena! 

Lá no meu Instagram @gibelarmino_, eu tenho postado diariamente como monto a lancheira do meu filho, que voltou às aulas presenciais em setembro. Se você ainda não me segue, passa lá!

Se você quiser saber mais detalhes sobre como montar a lancheira perfeita para o seu filho, aqui no De Mãe em Mãe temos um curso totalmente gratuito de lancheira prática e saudável e também um ebook com essas informações e mais algumas receitas para facilitar seu dia a dia com a lancheira. Clique no link abaixo para assistir! O Curso sairá do ar dia 30 de novembro, são os últimos dias! 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu