Você está visualizando atualmente Férias de dezembro: como manter a rotina das crianças

Férias de dezembro: como manter a rotina das crianças

Sono, alimentação e tempo de tela são alguns cuidados para os pais prestarem atenção

As férias de dezembro são dias marcados pela alegria das crianças. Com mais tempo livre para brincar e menos preocupações com as tarefas escolares, a rotina acaba mudando aos poucos, o que pode resultar em um descontrole inesperado no dia a dia dos pais.

Mas como manter a ordem em meio a esse período? Existe alguma fórmula mágica ou basta uma simples conversa? Hoje, eu preparei um guia que vai te ajudar a manter a rotina das crianças durante os meses de férias. Confira:

Por que é importante manter a rotina das crianças durante as férias de dezembro?

Praticar a rotina é um hábito importante em qualquer data do ano, independentemente de ser no período escolar ou durante as férias de dezembro. Isso porque ter o senso de rotina faz com que as crianças atinjam seus marcos de desenvolvimento e permite que os pais acompanhem o progresso dos filhos.

A sensação de rotina também cria um ambiente propício para estabilidade e normalidade, gerando segurança e conforto para o bem-estar infantil. Por consequência, evita sentimentos como o medo, a raiva, a ansiedade e o estresse no dia a dia dos pequenos.

Por fim, ela também ajuda a desenvolver as emoções e o conhecimento e cria um maior vínculo familiar, uma vez que trabalha na cooperação e na confiança entre pais, irmãos e filhos.

5 dicas para manter a rotina durante as férias de dezembro

férias de dezembro
Imagem: Canva

Da alimentação ao sono, veja como lidar com as principais mudanças que podem surgir no cotidiano familiar no período de final de ano:

1.      Tudo começa com uma boa conversa

Em meados de novembro, no mais tardar no começo de dezembro, é chegada a hora de planejar com toda a família como serão as férias. Antes de mais nada, muitos pais acreditam que seja melhor ter essa conversa apenas entre o casal, mas, na verdade, fazer com que as crianças estejam incluídas nessa dinâmica trará muitos benefícios, afinal, elas também são parte da família e querem participar!

Crie um plano de férias perguntando o que as crianças mais querem fazer: ir ao parque, ao cinema, brincar com algum amiguinho, comer em um lugar diferente, conhecer o Papai Noel, viajar, entre outros. Imponha suas condições, baseando-se no seu tempo e no orçamento familiar.

Depois, não esqueça de ressaltar que, para que tudo que eles planejam seja possível, todo mundo precisa continuar fazendo as tarefas de casa e ajudar uns aos outros. Não é porque elas estão de férias que precisam parar de lavar a louça, arrumar a mesa do jantar ou levar o lixo para fora, por exemplo.

E claro, deixe que a criatividade deles aflore na hora do planejamento. Você pode se surpreender com o quão engenhosos os pequenos podem ser para descobrir novos lugares e hobbies.

2.      Mantenha os padrões regulares de sono

Uma vez que o planejamento das férias de dezembro está feito, hora de colocá-lo em prática. E um dos maiores empecilhos encontrados pelos pais nesse período é a hora de dormir. O motivo? As crianças não precisam acordar cedo para ir à escola ou podem acabar tirando sonecas no meio do dia, o que atrapalha os horários antes regulados de sono.

Mas dormir bem é parte fundamental do bem-estar infantil. É o sono que ajuda seu filho a crescer e aprender. Sem ele, as crianças vão ter menos energia para os locais que planejaram passar as férias de dezembro e podem desenvolver estresse, ansiedade, entre outros transtornos que afetam a saúde mental.

Por isso, mantenha os horários regulares, faça com que a higiene do sono seja parte da sua rotina e deixe o ambiente propício para uma boa noite de sono, ou seja, nada de telas e dispositivos eletrônicos por perto no período noturno.

3.      Alimentação precisa ser saudável

O período de férias escolares é, sem dúvidas, um momento de quebra de rotina, tanto para as crianças quanto para os pais. Entre trocar aulas e atividades extracurriculares por ócio criativo, brincadeiras e passeios, um ponto que raramente chama atenção dos pais antecipadamente é a alimentação. 

Duas coisas podem acontecer aqui e que afetam consideravelmente a rotina alimentar das crianças: a falta de planejamento e uma maior permissividade na alimentação por parte dos pais. 

Sair da rotina faz parte das férias de dezembro e não há motivos para preocupação. É natural que os horários e as refeições mudem nessa época. No entanto, como é um período de tempo bastante considerável, se você se preocupa com a alimentação do seu filho durante todo o ano, é importante manter o equilíbrio nessa fase. 

Durante o ano letivo, seu filho faz algumas refeições na escola, e é normal perder o hábito de oferecer essas refeições em casa e a falta de planejamento pode nos levar para o delivery ou a oferta de alimentos prontos ultraprocessados por praticidade. Embora os horários estejam diferentes, é importante manter as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Além disso, é importante planejar lanches intermediários, principalmente em passeios e viagens, como frutas, lanches, castanhas, entre outros.

Equilíbrio é a palavra aqui. Não que as guloseimas sejam proibidas, mas é importante evitar que elas sejam a base da alimentação das crianças durante todo o período de férias. Além disso, há muitas opções de lanchinhos que podem ser saudáveis e fora do comum, como pipoca, mini pizza, esfiha, torta, bolo. Aqui no De Mãe em Mãe temos diversas receitas que são gostosas e práticas para te ajudar:

Receitas

4.      Defina limites de tempo

Por passarem mais tempo em casa, na busca pelo fim do tédio, é comum que as crianças inventem algo para fazer. E com o uso da tecnologia cada vez mais presente nas nossas vidas, muitas delas vão querer passar um tempinho jogando no celular ou no tablet, assistindo um filme, ou ligando o videogame.

O problema, assim como no caso da alimentação, é quando essas atividades passam a ser constantes, o que prejudica o sono, a concentração e se torna um vício. Além disso, o excesso de telas no dia a dia diminui as interações sociais com outras pessoas e pode fazer mal para a vista das crianças.

Uma dica para os pais é tentar limitar o uso de dispositivos eletrônicos ao longo do dia. Ou então, revezar entre uma partida de videogame e um filme com uma atividade ao ar livre, um jogo de tabuleiro, um afazer doméstico, e assim por diante.

5. Priorize o tempo juntos

A correria de final de ano é enorme para os pais. O trabalho parece ficar mais intenso, os preparativos para as festas de Natal e Ano Novo são muitos e para quem for viajar, ainda é preciso se preocupar com mais isso! Mas nada justifica deixar de passar o tempo precioso que você terá com seus filhos.

Brinque, jogue, assista desenhos animados com eles, crie passeios, faça receitas… existe um mar de possibilidades para passar mais tempo com as crianças. Lembre-se do que realmente importa e ajeite seu cronograma de tarefas para que elas não se sintam sozinhas durante as férias de dezembro.

Para mais dicas de como manter a rotina das crianças durante as férias de dezembro, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra informações sobre bem-estar da mãe e dicas para empoderar seu maternar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Tips for Helping Your Kids Maintain a Routine Through the Busy Holiday Season. Atrium Health, 2023.

How to keep a routine during the holidays. How to keep a routine during the holidays, acesso em dezembro de 2023.

7 Tips to Manage Your Child’s Routine During the Holiday Season. Seattle Children’s, 2016.

Deixe um comentário

Fechar menu