Determine os motivos e obstáculos que te impedem de alcançar seus objetivos
Se você tem a impressão de que o tempo está voando e que as tarefas cada vez mais se acumulam, possivelmente está deixando de lado as metas reais, mesmo aquelas que poderiam ser alcançadas a curto prazo.
Porém, hoje eu vou te mostrar que estabelecer metas e cumpri-las no dia a dia não é uma missão impossível! O caminho para o equilíbrio pode ser longo e árduo, mas por meio da organização, as realizações podem acontecer até mesmo nos momentos mais conturbados e agitados da vida:
Como estabelecer metas?
Nós, pais, muitas vezes precisamos sacrificar nossas necessidades, gostos, preferências e até mesmo a privacidade para satisfazer os desejos de nossos filhos. É claro que por um lado, isso traz um sentimento de felicidade e agrega valor à vida, mas por outro, pode acabar levando à frustração de não cumprir com nossos objetivos.
Por conta disso, estabelecer metas reais faz com que seja possível sair do modo sobrevivência e dar mais atenção a si, indo além das carências das crianças e do cônjuge. E o primeiro passo a ser tomado é saber identificar quais são essas metas.
E, para isso, existem três passos que podem ajudar:
Identifique a sua visão de vida
Primeiramente, o processo de estabelecer metas reais consiste em criar uma visão para o seu futuro. Aquilo que você almeja viver, tanto só quanto com sua família. E, em cima desse objetivo, entender o que é preciso para que tudo se torne realidade.
Então pegue uma caneta e um papel, ou pegue um planner/agenda, ou ainda abra o bloco de notas do seu celular e coloque todos esses sonhos. Podem ser desde os mais grandiosos, como uma viagem para um país diferente ou mudar de casa, até os mais simples, como passar mais tempo com seus filhos, ter um jantar romântico semanal com seu amor.
Anote todos os seus sentimentos e não poupe nos detalhes, pois eles ajudam na identificação dessas metas. Depois, em outra folha, monte um cronograma de uma semana perfeita.
Por exemplo: de manhã, vou ter minha rotina de cuidados com a pele e levar as crianças para a escola. À tarde, vou passear com meu cachorro e trabalhar com o que mais gosto de fazer. À noite, vou jantar com minha família e assistir a um filme.
Deixar tudo escrito pode reforçar seus verdadeiros sentimentos.
Determine seus motivos
Uma vez que você já identificou as suas metas reais, é hora de entender o porquê de elas serem dessa maneira. Faça questionamentos do que te levaram a querer esses objetivos para a sua vida.
Comece pensando nas conexões, o que te faz amar aqueles que estão ao seu redor e como isso faz com que você tenha um propósito para alcançar essas metas. Depois, reflita sobre o contentamento, como seus hábitos e decisões afetam sua saúde, seu bem-estar, seu ritmo e sua satisfação.
Repare também na consistência, ou seja, se tudo o que você faz e o que pretende fazer é plausível para a sua rotina, se é autêntico à sua personalidade, se soa natural ou artificial na sua rotina.
Saiba como lidar com os obstáculos
Por fim, o terceiro passo consiste em comparar tudo o que você anotou nas duas primeiras fases com o que está te impedindo de alcançar essas metas reais. Podem ser questões pessoais, financeiras, ambientais, de saúde, de crença, entre outros.
Escreva todos esses impeditivos em uma nova folha. Pode ser que você sinta vontade de desistir depois de tudo isso, mas esse é o momento ideal para reunir forças e descobrir formas de contornar esses obstáculos da sua vida.
Se estiver sem rumo, busque a resposta nas suas emoções. Coloque na balança aquilo que te faz mais mal do que bem e vice-versa. E não sinta culpa por conta do que os outros vão pensar, especialmente seus filhos e cônjuge. Eles não podem te levar a esse sentimento de condenação ou culpa por suas atitudes.
Leve o tempo que for necessário para tomar decisões e encontrar esse equilíbrio na rotina. Suas metas não precisam ser cumpridas todas de uma vez, tente aos poucos trazer essa realidade ao seu cotidiano.
E lembre-se que você não precisa fazer tudo sem ajuda. Muitas das metas serão de toda a família ou, ao menos, do casal. Outras, você pode recorrer a uma rede de apoio ou ajuda de um terapeuta para descobrir formas de encarar. E há também aquelas que apenas o seu coração e seu instinto irão saber como lidar.
Leia também: 7 dicas para organizar suas metas pessoais
Como cumprir as metas reais?
Você já separou os seus objetivos, motivos e obstáculos. Chegou a hora de colocar isso na prática:
Escolha uma das metas para começar. Pode ser aquela que você ache mais próxima, para facilitar a sua rotina. Vou usar como exemplo melhorar a alimentação diária.
Se você selecionou essa meta, é porque conhece os motivos que te fazem desejá-la (saúde, bem-estar, menos problemas para dormir, mais tempo com a família, entre outros) e também os obstáculos que a impedem atualmente de ser concretizada (falta de tempo, má organização, um fogão quebrado, não conseguir ir ao mercado, todo mundo fica no celular ao invés de focar na alimentação, etc.)
A partir disso, você pode ver maneiras de lidar com cada um dos problemas. Por exemplo, coloque no seu cronograma que na próxima segunda-feira, nada irá atrapalhar o seu almoço com o resto da família. Ou então, crie uma regra para todo mundo colocar o celular numa caixinha até o final da refeição. Essa etapa varia de acordo com o seu obstáculo.
Leve em consideração essas competências para saber se sua meta está sendo cumprida:
· Inteligência: defina um objetivo específico que possa ser cumprido dentro da sua meta e veja se outras pessoas comentam. No exemplo da alimentação, você pode sugerir de cada um fazer um prato diferente, ou delegar as tarefas na cozinha. Se todo mundo colaborar, quer dizer que você está mais perto de cumprir essa meta.
· Mensuração: estabeleça um prazo tangível para essa meta. Pode ser um mês, um semestre ou anos. Ao chegar no dia final, veja o quanto você evoluiu para obter essa meta.
· Realismo: leve em conta o que deu certo nessa meta e o que realmente não adianta esquentar a cabeça para mudar. Nem só de vitórias é que se vive a vida.
· Celebração: se preferir, você pode colocar uma recompensa sua para cada vez que cumprir uma meta. Pode ser um jantar, um passeio, um presente. Isso pode te incentivar a continuar seguindo com as metas.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como estabelecer metas reais? Para conferir mais dicas, é só me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
9 Personal Goal Setting Tips for Busy Women. Sharon E Hines, 2020.
How To Set Smart Goals And Achieve Them. The Multitasking Mom, 2018.