Oi flor do dia, tudo bem com você?
Os últimos dias da licença maternidade podem ser um período de grande angústia para as mamães. A proximidade do retorno ao trabalho traz a tona uma tarefa muito difícil para a maioria de nós: a escolha do berçário. Quem já passou, está passando ou conhece alguém que passou por isso levanta a mão!
Para ajudar nesse momento, trouxe 12 itens que precisamos considerar na escolha de um berçário, e que eu usei quando chegou a vez de matricular o Muri.
Como escolher o melhor berçário
- Logística e custo
Priorize locais que atendam a logística e orçamento da família em relação a endereço, horários e valores. Faça uma lista com todos os berçários que atendam a esse critério e agende as visitas nesses locais para avaliar os itens a seguir.
2. Número de berçaristas e formação
O ideal é que tenha no máximo 4 crianças para cada berçarista.
3. Lactário
Avaliar se a escola tem lactário ou uma estrutura para armazenamento de leite materno ordenhado e qual a logística do local.
4. Berços
Máximo de 12 em uma sala, com distância de 0,5m entre eles e exclusivo para cada criança.
5. Iluminação
Avaliar se há cortinas que possibilitem escurecer ambiente para o soninho.
6. Área para banho de sol
Possui área para banho de sol e contato da criança com natureza (horta, por exemplo)?
7. Estrutura predial
Piso e parede de fácil higienização, janelas com proteção, piscina, se tem escada, tomadas se estão protegidas. Rotina de higienização desses locais.
8. Área de higienização
Pomada é passada com palito/luva? Como é feita a higienização da banheira? E o armazenamento dos itens de higiene? Qual a rotina de banho e frequencia de troca de fraldas? As lixeiras são tampadas?
9. Área de refeição
Tem acompanhamento de nutricionista? Qual o cardápio, horários e rotina de alimentação? Eles utilizam cadeirão? A aceitação é registrada em agenda?
10. Protocolo para criança doente
Aceitam ou não? Medicam na escola? Quais os procedimentos?
11. Brinquedos
São seguros para a idade? Higienizados com frequência? Como é a rotina de estimulação e brincadeiras?
12. Idade dos bebês
Como é a divisão entre bebês menores, que já sentam, engatinham ou andam?
Veja algumas dicas para ajudar na adaptação escolar das crianças.
O Murilo foi para o berçário com 1 ano e meio e, por isso, quando escolhi o berçário para ele, além desses 12 itens eu avaliei mais dois que também são super importantes para todos os bebês e para crianças um pouco maiores:
- Detalhes sobre atividades pedagógicas, sensoriais, de música, contato com natureza, parque;
- Hora da refeição: o bebê pode comer sozinho, explorar a comida ou é alimentado? Para mim é super importante que deixassem ele explorar e comer sozinho com supervisão e ajuda, se necessário.
Na escolha do berçário do Muri eu visitei 10 colégios que atendiam o primeiro critério e fui excluindo de acordo com os outros. Não foi fácil, confesso que a cada colégio que eu entrava a angústia só aumentava. A verdade é que dificilmente acharemos um lugar que cuidará do nosso filho como nós cuidamos em casa.
Várias perguntas na cabeça: se ele chorar, quem vai dar colinho ou deitar com ele na barriga para acalmar? Como vão saber que quando ele resmunga é porque está com calor? Mas eu segui firme, foquei na lista e deu super certo!
Espero que essa lista te ajude a ficar mais tranquila com sua escolha!
Veja mais algumas dicas no meu Instagram @gibelarmino.
Até jajá