No momento, você está visualizando É normal o cocô do bebê mudar de cor?

É normal o cocô do bebê mudar de cor?

O cocô do bebê é uma fonte importante de informações sobre a saúde do pequeno. É por meio dele que os pais podem observar possíveis alterações que podem indicar algum problema.

Uma das dúvidas mais comuns entre os pais é sobre a mudança de cor nas fezes do bebê. É normal isso acontecer? Quando é preciso se preocupar?

Confira as respostas no vídeo abaixo:

É normal o cocô do bebê mudar de cor?

As primeiras fezes do bebê

As primeiras fezes do bebê, conhecidas como mecônio, são de coloração verde-escura, quase preta, e ocorre nas primeiras 24/48 horas.

O mecônio é formado por substâncias que o bebê ingere no útero, como bile, muco e células epiteliais. Ele é espesso e pegajoso, e pode ser difícil de remover da fralda.

Após o mecônio

Após a expulsão do mecônio, o cocô do bebê muda de cor, passando por uma variedade de cores que vão do amarelo ao verde para bebês amamentados com leite materno, podendo ter uma tonalidade mais escura e amarronzada para aqueles alimentados com fórmula.

A cor do cocô do bebê amamentado com leite materno é influenciada pela bilirrubina, um pigmento que é produzido na quebra das hemácias. A bilirrubina é eliminada do corpo através das fezes e da urina.

Os bebês que mamam exclusivamente no peito costumam ter fezes amarelas ou verde-claras, com uma consistência pastosa ou líquida. A frequência das evacuações pode variar de várias vezes ao dia a uma vez a cada poucos dias.

Os bebês que são alimentados com fórmula costumam ter fezes mais escuras, com uma consistência mais pastosa. A frequência das evacuações também pode variar, mas é geralmente menor do que a dos bebês amamentados.

Outras mudanças de cor

Além das mudanças de cor que ocorrem nas primeiras semanas de vida, o cocô do bebê também pode mudar de cor durante a introdução alimentar.

Quando o bebê começa a comer alimentos sólidos, as fezes podem ficar mais escuras e apresentar pedaços de alimentos não digeridos.

Algumas frutas e vegetais, como cenoura, beterraba e espinafre, também podem causar alterações na cor do cocô.

Quando se preocupar

Em geral, as mudanças de cor nas fezes do bebê são normais. No entanto, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar um problema de saúde.

Se o cocô do bebê estiver:

  • Vermelho ou alaranjado: pode ser sinal de sangramento no sistema digestivo.
  • Preto ou marrom escuro: pode ser sinal de sangramento no estômago ou intestinos.
  • Branco ou cinza: pode ser sinal de problemas no fígado ou pâncreas.
  • Muito aguado ou líquido: pode ser sinal de diarreia.
  • Muito duro ou seco: pode ser sinal de constipação.

Se notar alguma dessas alterações, é importante consultar o pediatra.

Clique aqui para saber quando se preocupar com a alteração nas fezes do seu bebê.

As mudanças de cor nas fezes do bebê são normais na maioria dos casos. No entanto, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar um problema de saúde. Se notar alguma alteração, consulte o pediatra.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Não deixe de seguir o Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) e meu perfil (@gibelarmino_). Lá você encontra outras dicas de maternidade e bem-estar da mulher.

Deixe um comentário

Fechar menu