You are currently viewing 7 dicas para ter sucesso no desfralde noturno<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">5</span> minutos</span>

7 dicas para ter sucesso no desfralde noturnoTempo estimado de leitura: 5 minutos

Você já concluiu o desfralde do seu filho durante o dia e sente que chegou a hora do desfralde noturno? Hoje trago 7 dicas para conduzir esse processo de forma tranquila para você e o seu pequeno!

Antes mesmo de o bebê nascer, a mãe já se prepara com um estoque de fraldas. Afinal, serão muitas trocas até ele conseguir fazer o desfralde diurno. Se você ainda não passou por esse processo, sugiro que leia esse post onde dou dicas para um desfralde sem traumas, onde explico porque é interessante conduzir o desfralde noturno depois do desfralde diurno. No entanto, ainda falta o desfralde noturno, um processo que pode ser um pouquinho mais demorado. 

Para esclarecer melhor o assunto, preparei esse post com algumas dicas para auxiliar você nessa nova etapa da vida do seu bebê!

7 dicas para ter sucesso no desfralde noturno

1- Respeitar o tempo da criança e entender o seus sinais

Eu vejo o desfralde noturno como uma segunda fase do desfralde, algo independente do desfralde diurno e acho importante compartilhar que não tem problema algum se houver um intervalo longo entre o desfralde diurno e o desfralde noturno. É importante entender os sinais e vontades do seu filho para que esse processo seja conduzido sem traumas para todos. 

No post sobre dicas para desfralde eu expliquei bem detalhadamente sobre os sinais de que seu filho está pronto para o desfralde. Um sinal muito claro de que a criança está pronta para o desfralde noturno é a fralda acordar seca durante várias noites. Se você começar a ver a fralda seca ao acordar, pense em começar o desfralde. Será mais fácil.

2- Cortar líquidos antes de dormir

Mais uma dica muito importante para o desfralde: cortar líquidos antes da criança ir para a cama. Se seu filho ainda toma mamadeira, por exemplo, antes de dormir, você pode, em vez de oferecer na hora que vai para cama, oferecer antes do banho e, na hora que está indo para seu quarto para dormir, leve-o para fazer xixi.

3- Pausa noturna para o xixi

Esse é um truque que funciona mais ou menos como o da mamada dos sonhos, mas voltado para um desfralde noturno de sucesso. Antes de você ir deitar, levante seu filho da cama e leve-o até o banheiro. Isso faz com que, com 3 horas mais ou menos de sono, ele esvazie sua bexiga e não tenha mais necessidade de ir ao banheiro durante a noite.

4- Proteja o colchão

Essa dica não ajuda especificamente no desfralde, mas ajuda a mãe na limpeza da bagunça caso aconteça algum escape. Por isso, enquanto estiver fazendo o processo de desfralde, não esqueça de forrar e proteger o colchão. Você pode usar tapete higiênico de cachorro (melhor escolha e que funcionou melhor aqui), capa protetora de colchão ou até forrar o colchão com um plástico.

5- Converse com a criança

Acredito que a criança tem que entender qual o seu papel em cada situação da sua vida. Ela não pode ficar achando que está fazendo o desfralde porque o pai e a mãe querem, porque vai ganhar um presente no final, porque nenhum dos seus amigos usa fralda mais, etc. 

É bacana voltar o foco para a criança e deixar claro de que está fazendo o desfralde porque ela não precisa mais de fralda para dormir, porque já tem condições de segurar o xixi ou de acordar e pedir para ir no banheiro quando estiver com a bexiga cheia. Vale a pena mostrar a fralda seca de manhã, por exemplo, e conversar sobre isso gradativamente. 

Quando a criança entende que já tem condições de fazer isso e entende qual o papel dela para colaborar, ela colabora e as coisas acontecem de uma forma bem mais simples. 

6- Primeira coisa de manhã: xixi!

Seu filho por estar acostumado com fraldas, ele tende a se aliviar no momento que acordar na fralda. O que depois do desfralde noturno, pode causar um acidente matinal. O desfralde noturno ainda é uma novidade, por isso ele pode não se lembrar que não usa mais fraldas durante a noite. Então, de manhã antes de qualquer coisa, leve-o ao banheiro.

7- Invista em alguns itens 

Durante esse processo, pode ser que você precise de pijamas e lençóis extras, já contando com a chance de que um escape pode acontecer e você precise desse estoque. Outro item bacana é ter uma luz noturna, pode ser essas de tomada, no caminho entre o quarto e o banheiro. Mesmo que seu filho não tenha medo de escuro, essa luz pode ajudar a iluminar o caminho caso ele se levante sozinho para ir ao banheiro durante a noite.

Como saber que o desfralde noturno funcionou?

Entenda que criança ter um ou outro escape não quer dizer que ela não desfraldou. Se ela amanhece a maior parte das vezes seca e raramente tem algum escape, ela já desfraldou. Afinal, num determinado dia ele pode ter tomado mais líquido que o normal, estar com o sono mais pesado e não acordar para pedir para ir ao banheiro ou até você esquecer de levá-la ao banheiro no meio da noite. 

Espero ter dado uma luz por onde começar a fazer o desfralde noturno do seu pequeno. Boa sorte e não esqueçam de comentar abaixo com dúvidas ou opiniões que também possam ajudar outras mamães! 

Se você ainda não me segue no Instagram, passa lá. é @gibelarmino_. Por lá tenho compartilhado como está o processo de desfralde do Muri, que tem sido mais no tempo dele e o colocando no centro do processo do que fiz com o Gustavo.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu