No momento, você está visualizando Cozinha prática: 7 dicas para facilitar o dia-a-dia

Cozinha prática: 7 dicas para facilitar o dia-a-dia

Da separação de tarefas até a organização, veja o que não pode faltar

Deixar a cozinha prática nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, conciliar as tarefas domésticas com o trabalho, os estudos e outras funções do dia a dia pode acabar fazendo com que a hora das refeições seja corrida para muitas famílias.

Porém, existem dicas que podem facilitar em todos os detalhes para deixar a rotina na cozinha prática. Da organização dos temperos à da geladeira, passando pela limpeza, eu preparei um guia com algumas dicas que certamente vão te ajudar:

Cozinha prática: 7 dicas para facilitar o dia-a-dia

Veja como pequenas mudanças podem fazer toda a diferença:

1. Antecipe os preparos

Uma das principais preocupações na hora de fazer o café da manhã, o almoço ou o jantar é o tempo. Muitos preparos precisam ferver, cozinhar, fritar, repousar, marinar, e assim por diante, mas com o acúmulo de afazeres diários, pode ser complicado para muitos pais dedicar um tempo para essas atividades.

Por isso, uma forma de deixar a cozinha prática é antecipar os preparos. Ao invés de pausar a sua rotina para fazer cada uma dessas refeições, reserve um tempo na sua agenda para deixar a comida do dia ou da semana organizada.

Podem ser ações simples ou mesmo a refeição completa! Vou dar alguns exemplos: ao invés de descascar legumes ou lavar frutas na hora do almoço, você pode antecipar esses manuseios em um horário no domingo para facilitar as refeições da semana toda.

2. Organize de tudo um pouco

cozinha prática
Imagem: Canva

Uma cozinha prática também é uma cozinha mais organizada. Veja alguns itens em que é indispensável fazer essa arrumação:

Estação de trabalho

Essa parte da cozinha é a que você mais utiliza. Ela pode incluir a pia, o fogão, a bancada e todos os utensílios em cima dela. Para isso, você pode começar sua organização nela por meio da louça: utilize escorredores, suportes para detergente, rodinho e sabão, ganchos para pendurar espátulas, colheres e batedores de arame, entre outros.  

Despensa sob controle

Além da sua estação de trabalho, a despensa ou armário em que você guarda alimentos precisa ser checado para saber quais itens estão ali. Isso evita desperdício e ajuda a poupar no bolso. Você pode fazer uma lista manualmente assim que carregar as compras vindas do mercado ou usar um aplicativo que faça essa função digitalmente.

Outro item indispensável é um rolo de etiquetas adesivas ou uma etiquetadora. Coloque em todos os produtos o dia em que eles foram abertos e a validade para ter um melhor controle do que você possui em casa.

Gavetas ordenadas

As gavetas e compartimentos também são fundamentais no processo de organização. Você pode ordenar da forma que preferir, seja por cores, tamanho, utilidade… crie seu método e deixe à mostra temperos, talheres, panelas, panos de prato ou qualquer outro item que pode ser necessário. Vale a pena também investir em organizadores internos para as gavetas, que facilitam a separação.

3. Fique de olho na geladeira

Um dos eletrodomésticos mais fundamentais em qualquer cozinha é a geladeira. A partir dela, é possível conservar alimentos por mais tempo e mantê-los em uma temperatura segura para consumo.

Porém, nem sempre a geladeira é organizada em todas as casas. Para facilitar na rotina, mantenha um método que funcione para a sua família. Coloque produtos que vão estragar primeiro na parte da frente, e aqueles que podem durar mais tempo para o final. Conforme for acabando, você traz esse produto adiante e libera espaço no estoque para a parte de trás.

A regra de etiquetar também vale aqui. E claro, não deixe de fazer uma limpeza mensal. Coloque na sua agenda um dia para organizá-la e, se não tiver produtos específicos para a higienização, vale a pena usar bicarbonato de sódio e vinagre para tirar manchas e odores.

4. Coloque um relógio na parede

Pode parecer uma dica óbvia, mas acredite: nem sempre temos noção do tempo quando estamos na cozinha. Ao colocar um relógio na parede, você não acaba precisando usar o celular ou outro aparelho eletrônico que costuma gerar distrações e, consequentemente, custa tempo na sua rotina.

Um relógio será uma opção suficiente para quem busca se organizar em um espaço de tempo apertado. Ele ainda serve para marcar receitas que vão ao forno e precisam de alguns minutos de espera.

5. Deixe o ambiente seguro para as crianças

Para que os pequenos também frequentem a cozinha da casa, alguns detalhes podem ajudar a deixá-la mais segura. Objetos cortantes ou de vidro precisam ficar fora de alcance deles. O mesmo vale para fogão e micro-ondas, que necessitam estar em uma altura de segurança para crianças menores, nunca perto do alcance delas.

Você também pode adaptar partes da cozinha para seus filhos. Colocar cadeiras e mesas para que eles possam se sentar, é um exemplo. Para crianças que gostam de despertar a veia artística, uma sugestão é colocar um papel adesivo igual aos de lousas para que ela desenhe com giz enquanto você cozinha.

6. Separe as tarefas com a família

Um ponto que não pode faltar para quem busca deixar a cozinha prática é a delegação das tarefas em toda a família. É importante não fazer com que a carga mental gerada por afazeres fique acumulada nas mães, como acontece em grande parte dos lares brasileiros.

O ideal é separar funções para cada membro da família, desde os cônjuges até os filhos, adequando conforme a idade deles. Crianças na fase pré-escolar podem auxiliar na montagem da mesa, enquanto os mais velhos podem preparar pratos, lavar a louça e limpar a despensa, por exemplo.

Você pode conferir também uma lista de tarefas para cada idade aqui.

7. Facilite a limpeza

Por fim, mas não menos importante, a limpeza também precisa ser parte da organização da sua cozinha. A dica aqui é encontrar um fluxo em que você consiga encaixar o tempo hábil para fazer essas tarefas, como limpar o fogão, lavar a louça, higienizar o piso, arear as panelas, entre outras.

Enquanto você espera um preparo, como algo que está no forno, você pode ir fazendo uma dessas funções, aproveitando o tempo para agilizar na limpeza. Faça também uma checklist com tudo que precisa limpar, e dos itens necessários para esse trabalho.

Se preferir, coloque uma música que goste enquanto limpa a sua cozinha, para entreter a mente. Lembre-se de trocar esponjas e lãs de aço periodicamente, para evitar o acúmulo de germes.

Para conferir mais a respeito de dicas para deixar sua cozinha prática, é só me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

9 Daily Kitchen Cleaning Tips You’ll Actually Want to Stick to. Angi, 2022.

How To Plan A Child-Friendly Kitchen. Grundig, acesso em setembro de 2023.

10 Things All of the Most Organized Kitchens Have in Common. Real Simple, 2022.

How to Organize Your Kitchen Like a Pro. Food and Wine, 2023.

Deixe um comentário

Fechar menu