Você está visualizando atualmente Como saber se o bebê está cansado?

Como saber se o bebê está cansado?

De gestos a choros, veja como saber se o bebê está cansado

Imagine a seguinte situação: de dia, seu filho não consegue deixar de tirar uma sonequinha, mas de noite, ele passa a madrugada acordado e chorando, mesmo aparentando estar desgastado. Se você se identificou com essa situação, talvez seja a hora de notar os sinais para saber se o bebê está cansado.

Pode parecer difícil no começo, afinal, não vão ser palavras ou alertas explícitos que vão te dizer o quanto a criança esgotou suas energias. Mas com o tempo, você verá que pequenos gestos e manhas podem significar o cansaço, e é aí que a coisa muda de figura.

Separei as principais dicas para você reparar a seguir!

O que faz meu bebê ficar cansado?

Antes de mais nada, acho melhor explicar que um bebê que está cansado não é um bebê que está com sono. Na verdade, a situação é oposta, pois quanto mais cansado física e mentalmente está a criança, mais difícil vai ser para ela pegar no sono na hora em que deveria relaxar.

Se o seu bebê está com sono, mas não dorme, clique aqui para saber o que fazer. 

Essa dificuldade de dormir, inclusive, é uma das possíveis causas que está deixando seu bebê cansado e manhoso no dia seguinte, tornando tudo um ciclo desgastante. O mesmo vale para os pequenos que tiram várias sonecas ao longo do dia, pois isso acaba afetando a derradeira hora do sono noturno.

Por isso, é fundamental oferecer ao bebê uma qualidade de sono constante e, ao mesmo tempo, regrada. Tenha em mente que, quanto mais nova a criança, mais horas ela precisará dormir ao longo do dia, ou seja, com um mês, ela pode passar até 17 horas cochilando, mas conforme ela vai crescendo, a quantidade de horas tende a diminuir.

Confira: Janela de sono para cada idade

A dica é tentar regular esses horários. Faça passeios com a devida proteção em ambientes abertos, para que ela sinta que está sob a luz do dia. E de noite, tente fazer com que os ambientes na hora de dormir sejam propícios à calmaria, evitando aparelhos eletrônicos como televisões, celulares e tablets, com pouca luz.

Mas e como saber se o bebê está cansado?

Dicas de como saber se o bebê está cansado

como saber se o bebê está cansado
Imagem: Canva

Uma vez que você está tentando regrar o sono da criança, é importante também saber quando ele se sente cansado ou não. Para isso, a dica nesses casos é notar que o corpo fala, ou seja, são pequenos gestos e choros que irão indicar esse esgotamento.

Esses sinais podem mudar de acordo com a idade do bebê, e, portanto, vale reparar como ele se comporta em cada fase da vida:

Recém-nascidos até 3 meses de idade

Nesse período, o bebê ainda está conhecendo o mundo, e acaba se expressando mais fisicamente do que com choros. Punhos cerrados, puxões de orelha, testa franzida, bocejos, pálpebras tremendo e movimentos bruscos de braços e pernas são indicativos de cansaço nessa idade. Já chupões de dedo podem ser um bom sinal, pois mostram que ele está tentando pegar no sono.

De 4 meses a 18 meses

Uma vez que a fase recém-nascida está passando, é hora de perceber os outros sinais que a criança pode aprender. Muitos se tornam manhas vocais, como grunhidos, chorinhos, além de comportamentos de carência, como a necessidade de apego e birra por atenção.

Atividades do dia a dia também podem ser comprometidas nesse contexto, como por exemplo, o pequeno demonstrar que está entediado com os brinquedos favoritos. Na hora das refeições, se ele se recusar a comer ou se mostrar agitado com a comida, é possível que o cansaço esteja batendo.

Como diferenciar cansaço e fome?

Outra dúvida que os pais costumam fazer é: choro de cansaço ou de fome? Nesse caso, tenha em mente qual foi a última refeição feita pela criança. No caso dos bebês até seis meses de idade, em que momento do dia ele foi amamentado?

Além disso, o bebê apresenta alguns sinais que nos permitem identificar se ele está com fome, que podem ser muito sutis a princípio, mas uma observação atenta é capaz de identificar. Aqui nesse post eu ensino (com imagens) a identificar se o seu bebê está com fome!

Se você identificou que o seu bebê está com fome, os pediatras sugerem a amamentação antes para que ele possa dormir bem nutrido.

Bebê cansado o que fazer?

como saber se o bebê está cansado
Imagem: Canva

Se mesmo uma rotina de sono e uma barriga cheia não estão dando conta do cansaço do bebê, vale a pena tentar outros métodos para que ele se sinta mais revigorado com o passar do tempo e consiga dormir tranquilamente à noite.

Sinais no choro

Alguns bebês tendem a demonstrar choros diferentes quando estão com fome, com dor e com cansaço. Este último costuma ser mais contínuo e anasalado, acompanhado de frustração e dificuldade de se acalmar. 

Veja também: Gases ou cólica em bebê: como saber a diferença?

Barulhos importam

Tem bebês que tendem a se irritar com os barulhos no ambiente, o que acumula no cansaço. Por isso, tente mantê-lo em um local silencioso, com cortinas e persianas que abafem sons externos.

Consulte seu pediatra

Se a causa do cansaço não estiver sendo resolvida, não deixe de pedir por ajuda pediátrica. Ele poderá te orientar da melhor forma individual e, muitas vezes, descobrir os motivos que estão deixando seu filho sem energia.

Para saber mais sobre bebê cansado o que fazer, me segue no meu instagram @gibelarmino_, lá você confere dicas que vão te ajudar nesse processo.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas

Safe Sleep. American Academy of Pediatrics, acesso em Agosto de 2022.

Tired signs in babies and toddlers. Raising Children Network em associação com Governo da Austrália, acesso em Agosto de 2022.

BASIS (Baby Sleep Info Source). Normal sleep development. Acesso em Agosto de 2022.

Deixe um comentário

Fechar menu