You are currently viewing Como dividir porções para as refeições em casa<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">3</span> minutos</span>

Como dividir porções para as refeições em casaTempo estimado de leitura: 3 minutos

Uma das dúvidas que eu mais recebo no Instagram sempre que mostro minhas marmitas congeladas é “qual a quantidade eu preciso comprar e preparar para essas marmitas?”

Por isso, quando elaborei o meu curso de congelamento na prática (clique aqui para acessar se você ainda não viu, é gratuito e com cadastro na plataforma uma única vez, você habilita todos os cursos), eu preparei uma planilha que calcula automaticamente a quantidade de cada alimento que você precisa comprar de acordo com a quantidade de marmitas que você irá preparar. 

Saber essas quantidades é muito importante para evitar desperdício de alimentos e, ainda, economizar, porque se você compra mais do que precisa, gasta mais também! 

Por isso, além da planilha, que está disponível gratuitamente para todos que acessam o curso de congelamento, deixo aqui nesse post algumas informações de quais são as medidas padrão por refeição por pessoa (na cozinha chamamos esse valor de per capita):

AlimentoQuantidade cruQuantidade cozidoMedida caseira (cozido)
Arroz50g100g a 150g1 colher de servir
Feijão25g g100g1 concha
Carnes com ossos (costela, coxa e sobrecoxa)220g20g a 50g1 unidade 
Carnes sem ossos 150g20g a 50g1 colher de servir 
Massas secas50g100gUm prato fundo preenchido
Massas recheadas100g4 ou 5 unidades de capeletti ou ravioli, uma fatia de rondele, um canelone ou um quadrado de 5cm de lasanha

Ter uma balança na cozinha ajuda muito, e elas não custam caro. Mas, se você não tiver, você pode usar a medida das próprias mãos para medir a quantidade de cada alimento. Veja: 

  • Carne bovina – palma da mão fechada; 
  • Peixe – mão aberta; 
  • Verduras – 2 palmas da mão abertas; 
  • Frutas picadas – mão em concha; 
  • Legumes – mão em concha

Vale lembrar que essas quantidades são uma sugestão baseada na média de consumo de acordo com as recomendações de ingestão de alimentos para um adulto. Sua medida individual pode variar de acordo com a sua fome, atividades, mas esse é um bom começo para quem não sabe o quanto comprar. 

Se você quer saber mais sobre planejamento de cardápio e de refeições, assista ao curso “cozinha prática: congelamento”. São 4 aulas, totalmente gratuitas, nas quais eu explico detalhadamente sobre o passo a passo desde a elaboração do cardápio e lista de compras até o congelamento em si, para ajudar você a ter mais tempo para outras coisas que também te fazem bem! 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu