Período é marcado pelas tentativas de coordenar os membros e memorizar rostos ao redor
Após um primeiro trimestre repleto de emoções e vivências, os pais começam a se acostumar com a rotina de cuidados com o bebê. E a chegada do quarto mês é um novo marco na vida da família, uma vez que o pequeno está aprendendo a reconhecer o rosto das pessoas ao seu redor.
Mas o que esperar do bebê de 4 meses? O que muda nos hábitos diurnos e noturnos dele? E o que observar de mudanças no corpinho dele? Para responder essas e outras dúvidas, preparei um guia completo sobre essa idade. Confira:
Como é a rotina de um bebê de 4 meses?
Depois de um terceiro mês cheio de explorações e descobertas, a rotina do bebê de 4 meses é marcada pela coordenação motora. É nessa etapa da vida que os filhos começam a ter mais controle do sistema sensorial, e com isso, usam a visão, a audição e o tato a seu favor.
Você irá reparar que as habilidades de comunicação ficam mais proeminentes, como risadas, expressões faciais e gestos. O tempo gasto chorando também irá diminuir consideravelmente, e a rotina de sono dos pais ficará mais regulada.
O tempo do bebê dormindo e amamentando também diminui um pouco em comparação aos meses anteriores, mas ainda não pode ser equivalente à rotina dos meses seguintes. Também é possível reparar que a mastigação começa a ser mais desenvolvida, embora ainda não seja o momento ideal para oferecer alimentos mais sólidos, mantendo-se apenas o aleitamento materno ou uso de fórmula infantil.
O que acontece com o corpo do bebê de 4 meses?
O peso do bebê aumenta um pouco mais, sendo que geralmente, é o equivalente ao dobro do peso em comparação ao momento do nascimento. Os ossos ficam mais largos e crescem gradativamente.
As mãos passam a ter mais firmeza entre os dedos e o polegar, permitindo que ele comece a agarrar objetos. As tentativas de rolamento que começaram no terceiro mês se tornam mais frequentes (e bem-sucedidas!) durante o quarto mês.
Ao trocar olhares e fazer brincadeiras, o bebê começará a reagir mais e retribuir com risadas ou balbucios. Experimente também colocá-lo de frente a um espelho para ver como ele se comporta. Muitos bebês gostam de observar o reflexo e desenvolvem as expressões nesse momento.
O que preciso fazer para o meu bebê de 4 meses?
Aqui, você continuará seguindo os cuidados que vem tomando desde os primeiros meses, mas com pequenas alterações, em especial no que diz respeito ao calendário de vacinação, que é mais intenso do que no mês anterior:
Alimentação
Ao invés de realizarem de seis a oito mamadas, como faziam aos três meses, os bebês passam a fazer de cinco a seis mamadas diárias ao chegarem nessa idade. Embora alguns pais ofereçam alimentos sólidos já nessa etapa da vida, a Organização Mundial da Saúde sugere esperar que o bebê complete seis meses para esse início.
Sono
Por volta dos quatro meses, a maioria dos bebês dorme de dez a doze horas no período noturno, acordando para mamar de duas a três vezes. Quanto aos cochilos, ocorrem de três a cinco horas por dia, espaçando entre duas ou três sonecas.
Banho
Aqui, os cuidados seguem os mesmos do que nos primeiros meses. Utilize água morna e produtos adequados para o banho do bebê. Segure-o firme para evitar que tente rolar quando for lavar as costas.
Saúde
Assim como nos meses anteriores, os exames e consultas periódicas ao pediatra devem ser mantidos. Já em relação ao calendário de vacinação, o Ministério da Saúde recomenda que sejam dadas as segundas doses das vacinas que foram aplicadas lá no segundo mês, e que incluem a tetravalente (para difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções), a VOP (contra a poliomielite) e a VORH (contra o rotavírus).
Quando devo me preocupar?
Caso o bebê apresente algum desses sinais ao atingir o quarto mês, procure por auxílio do seu pediatra para entender o que pode estar acontecendo:
Desinteresse pelo ambiente ao redor
Por mais que cada bebê apresente seu próprio ritmo de evolução, é importante notar se seu filho está interessado em objetos, cores e rostos ao redor. É nessa idade, por exemplo, que ele consegue distinguir o vermelho do verde e dá mais atenção a objetos coloridos. Caso ele não faça isso, converse com seu pediatra para buscar o que pode estar causando esse desinteresse.
Não emitir sons
O bebê ainda não vai ser capaz de formar palavras ou discernir um vocabulário, porém, é nessa fase que ele começa a balbuciar, emitir sons e grunhidos para chamar atenção e dar mais risinhos. Note se ele está desenvolvendo esses barulhos no seu dia a dia.
Dificuldade em movimentação dos membros
Observe ainda se ele está conseguindo abrir ou não os dedinhos da mão. Quanto aos pés, ele deve começar a chutar com mais firmeza. A falta de movimento nos membros pode
Para saber mais sobre a rotina do bebê de 4 meses, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra informações sobre bem-estar da mãe e dicas para empoderar seu maternar.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados.
Referências bibliográficas:
Your baby’s growth and development – 4 months old. Pregnancy Birth&Baby, 2022.
4-Month-Old Baby. What to Expect, 2023.
SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Ministério da Saúde, acesso em dezembro de 2023.