Você está visualizando atualmente Bebê de 1 mês: o que esperar?

Bebê de 1 mês: o que esperar?

Da alimentação aos cuidados, saiba tudo sobre o bebê de 1 mês

Se você é mãe ou pai de primeira viagem, os primeiros trinta dias do bebê podem ser aqueles em que a preocupação e a ansiedade chegam às alturas. Mas te garanto que, por mais que tenhamos alguns cuidados em mente, não dá para prever tudo que vai acontecer.

Por isso, é melhor relaxar a cabeça e viver o momento em família! Mas se ainda assim você está com dúvidas do que vai acontecer nesse mês inicial, eu preparei um guia prático com todas as respostas sobre o comportamento, desenvolvimento e queixas do bebê de 1 mês. Confira a seguir:

Como é a rotina de um bebê de 1 mês?

No começo, o bebê de 1 mês vai viver um processo de aprendizado, assim como seus pais. É o momento em que o cérebro dele ainda está em desenvolvimento, então tudo que ele vê, ouve e toca ao redor faz com que ele se desenvolva.

Ele ainda não vai memorizar rostos, mas vai aprender que deve seguir as expressões com o olhar. Também acontece o mesmo para roupas e brinquedos com cores vibrantes, vai ser o início de um novo universo para ele.

Na audição, ele irá ouvir vozes e sons pela primeira vez e tentará assimilar as formas de se comunicar. E a forma que eles têm de retribuir é por meio do choro ou de gestos como levantar a cabeça e segurar seu dedo, por exemplo.

O que acontece com o corpo do bebê de 1 mês?                                                                     

É normal que os bebês percam um pouco de peso nos primeiros dias de vida. O motivo é que eles nascem com fluídos corporais que são ejetados em até 10% do peso após o nascimento. A tendência é que, com duas semanas, o valor inicial volte.

Outra mudança nesse primeiro mês está nas habilidades motoras. Abrir mais os braços e pernas, fechar os punhos, e outros reflexos passam a ser aprendidos por eles.

O que preciso fazer para o meu bebê de 1 mês?

bebê de 1 mês
Imagem: Canva

Quanto aos pais, nesse início é preciso ficar atento a cinco cuidados básicos: alimentação, sono, banho e higiene, saúde e amor.

Alimentação

No primeiro ponto, a amamentação deve ser a forma de nutrir exclusiva do recém-nascido, pelo menos até os seis meses de vida. Apenas em casos com supervisão do pediatra que a fórmula infantil pode ser uma opção.

Sono

Em relação ao sono, ele pode tirar pequenas sonecas que duram de minutos a horas ao longo do dia, alternando com o aleitamento materno. Se você quiser montar uma rotina para saber os horários em média, temos um plano que funciona para bebês de 1 a 5 meses, basta clicar aqui para conferir. 

Banho

Quanto ao banho, uma vez por dia é o suficiente. É preciso apenas checar a temperatura da água, os produtos usados e o ambiente em que é mais indicado fazer a lavagem. Temos também um post falando com mais detalhes sobre cinco dicas para dar banho no recém-nascido.

Higiene

Ainda na questão da higiene, a troca de fraldas também fará parte da rotina. Tenha por perto os itens básicos como as fraldas, a pomada para assaduras e os lenços umedecidos. Se precisar de ajuda para fazer o cálculo da quantidade de fraldas que irá gastar, temos uma calculadora específica para essa função.

Saúde

No lado da saúde, é importante seguir as consultas com o pediatra e realizar os exames que forem solicitados. Muitos já são feitos logo ao nascer, ainda na maternidade, como o teste do pezinho e a aplicação de vacinas.

Amor

Por fim, não esqueça de dar todo o amor e carinho para seu filho. Abrace-o, faça brincadeiras saudáveis, segure-o no colo. A criação do vínculo começa desde o primeiro segundo. E, claro, reserve também um tempo para você. O bebê ficará melhor se sentir que sua energia e disposição estão em sintonia.

Como ajudá-lo a se desenvolver?

Não sabe por onde começar? Veja algumas dicas para você incluir na sua nova rotina de mãe ou pai:

Passe tempo com o bebê

Você pode ler, contar histórias, conversar com ele, cantar. Opções não faltam para que ele possa se familiarizar com sons e palavras. As expressões faciais também são levadas em conta, portanto, tente olhá-lo nos olhos ou dê um sorriso.

Contato com a pele

A conexão física ajuda o bebê a conhecer o seu cheiro e sua voz, deixando-o mais relaxado e com um vínculo mais forte. Se preferir, faça massagens calmantes quando ele se sentir irritado.

Hora de brincar

Passar alguns minutos brincando com ele ajuda a desenvolver a cognição infantil e o entendimento sobre o mundo. Se precisar use um brinquedo, mas mesmo brincadeiras como “Cadê o bebê? Achou!” ou a forma de falar podem servir como um alento.

E quando devo me preocupar?

Muitos pais se perguntam como saber se algo está errado com o filho. Apesar de cada caso ser individual, alguns sinais podem te ajudar a verificar se o recém-nascido está precisando de ajuda.

Veja se ele chora a ponto de nada acalmá-lo, todos os dias. Pode ser um sinal de que ele está com dores que nem mesmo os pais conseguem identificar. O excesso de sono é outro ponto importante, se ele dormir tanto a ponto de nem se alimentar, é importante consultar um médico.

Dificuldade para se mover, não responder à luz e coisas brilhantes, não se assustar com sons altos ou reagir a essas situações também podem ser um indício de que algo está errado. Na dúvida, busque sempre por ajuda de um pediatra quando precisar.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o primeiro mês do bebê? No meu instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

0 – 1 month: newborn development. Raising Children Australia, 2022.

Feeding Your 1- to 3-Month-Old. Kids Health, 2021.

Deixe um comentário

Fechar menu