You are currently viewing 5 dicas para a adaptação escolar das crianças<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">3</span> minutos</span>

5 dicas para a adaptação escolar das criançasTempo estimado de leitura: 3 minutos

A adaptação escolar das crianças é um momento difícil para a família. Depois das minhas experiências com o Gu, e com o Muri começando na escolinha, trouxe 5 dicas que me ajudaram a passar por essa fase com mais tranquilidade:

Adaptação escolar das crianças

1) 15 dias antes do início das aulas, alinhe a rotina da sua casa com os horários da escola, assim a criança já vai estar adaptada com os horários de soneca, banho e alimentação quando chegar na escola.

2) A escola também está conhecendo seu filho. Então, no primeiro dia de aula, envie um relatório abordando a personalidade dele, como se comporta com alimentação, sono, trocas. Especifique a janela do sono que sua criança se encontra no momento, como é a rotina na sua casa, como acalmá-lo, seus principais hábitos e tudo que você possa detalhar para fazer do processo de adaptação o mais gentil possível.

3) Se possível, faça a adaptação das crianças gradativamente. Deixe 2 horas no primeiro dia, 3h no segundo e assim por diante até completar o período. Mesmo quando a escola recomendou não fazer assim, pedi autorização para fazer e deu certo por aqui.

4) Não entre com ele na escola. Deixe ele na porta, dê tchau e explica que vai trabalhar e depois volta, sem mentir, sem sair escondido. Quando a mãe entra junto, acaba tendo que disfarçar para sair e, na minha opinião, o processo fica pior. Fale a verdade, mesmo que ele chore, ele sabe que você não mentiu e pode confiar em você no dia seguinte quando você disser que vai voltar.

5) E pra finalizar, se for possível, peça vídeo, foto ou para olhar ele ao vivo escondidinha no ambiente escolar. Sei que é só 1 momento que não resume o todo, mas é aqui que meu coração se tranquiliza, pode funcionar com você também.

Além dessas dicas práticas para facilitar a adaptação escolar das crianças, tem duas coisas que podem acontecer e que vale a pena pontuar aqui:

● Pode acontecer alteração na rotina de sono noturna, eles ficam mais agitados e por isso o sono da noite não consegue evoluir de estágios e eles acordam mais até se adaptar por completo. É bom reservar energia para esse momento.
● É normal eles chorarem na entrada, faz parte do processo de separação, mas é importante observar como eles saem. Precisam sair bem e deixo bem explícito com a escola que se chorar muito é para me ligar.

Confiar na escola que você escolheu é importante para te acalmar nesse processo. Se você ainda não encontrou a escola e tem dúvidas de como escolher, leia esse post em que eu explico tudo o que você precisa observar para a escolha da primeira escolinha do seu bebê!

Lá no meu Instagram (@gibelarmino_) eu sempre dou dicas praticas, acompanhe.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu