No momento, você está visualizando Tummy Time: o que é e dicas para praticar com seu bebê

Tummy Time: o que é e dicas para praticar com seu bebê

O tummy time deve ser praticado frequentemente, desde os primeiros dias de vida, ajudando o seu bebê a alcançar os principais marcos do desenvolvimento físico.

Tummy Time é um termo em inglês para falar de um momento simples, que faz parte da rotina dos bebês: ficar de barriguinha para baixo, brincando! Muitos pais já praticam o Tummy Time, mas poucos se dão conta de sua importância. Você sabia que o simples fato de mudar seu bebê de posição já pode ser um grande impulso para novas descobertas?

Esta prática, apesar de simples, traz muitos ganhos para o bebê – é um verdadeiro exercício físico que fortalece a região do pescoço, do abdômen, dos braços e pernas, preparando os pequeninos para importantes marcos de seu desenvolvimento, como engatinhar, sentar e andar.

Com quantos meses o bebê começa a engatinhar e andar?

Saiba tudo sobre o tummy time nesse post!

O que é tummy time?

tummy time
Imagem: Canva

Se traduzirmos ao pé da letra, seria algo como “tempo de barriguinha” ou, melhor dizendo, “tempo de bruços”. Ou seja, praticar o tummy time consiste em deixar o bebê de bruços por alguns períodos ao longo do dia.

Entretanto, é importante reforçar que essa posição não é recomendada para dormir. Desde a década de 90, a Academia Americana de Pediatria (AAP) iniciou uma campanha que orienta os pais a colocarem o bebê sempre de barriga para cima na hora do sono. Essa orientação, seguida no mundo todo, reduz o risco de sufocamento e vem contribuindo para a diminuição dos casos de morte súbita infantil.

Por outro lado, a recomendação fez com que os bebês passassem menos tempo de bruços, o que pode dificultar o desenvolvimento de habilidades motoras, como sentar, rolar e engatinhar. Além disso, muito tempo deitado apenas de barriga para cima pode contribuir para que o bebê fique com a cabeça achatada e o pescoço torto. Assim, lembre-se: coloque seu bebê de barriga para cima para dormir, e de bruços para brincar.

Por que o “tummy time” é tão importante?

Deixar o seu bebê de bruços ajuda a desenvolver os músculos das costas, do abdômen, das pernas, dos braços, dos ombros e do pescoço, o que é super importante para que ele consiga atingir certos marcos do desenvolvimento, como sustentar a cabeça, engatinhar e ficar de pé.

Quando o seu pequeno está nesta posição, ele precisa fazer força para empurrar o corpo para cima, virar o pescoço e se movimentar para ver o que está acontecendo ao redor dele, e isso o ajuda a fortalecer todos esses músculos. Ficar de bruços também ajuda a prevenir atrasos no desenvolvimento motor e condições como o pescoço torto e o achatamento da cabeça.

Quando começar a deixar o bebê de bruços?

tummy time
Imagem: Canva

Você já pode praticar o tummy time logo após o nascimento do seu bebê. Comece deixando-o de bruços no seu colo duas ou três vezes por dia durante 2 a 5 minutos. Pode ser que o seu filho não goste, mas é importante que ele fique nessa posição por pelo menos um minutinho.

Com o tempo, seu bebê irá se acostumar e você vai poder deixá-lo de bruços com uma frequência maior e por mais tempo. Quando ele estiver mais forte, coloque-o no chão sobre um cobertor ou um tapete de atividades com alguns brinquedos ao redor, para que ele possa se distrair e aceitar melhor o tummy time.

Lembre-se de sempre supervisionar o seu bebê quando ele estiver de bruços. Se ele estiver muito agitado, tente novamente mais tarde.

Como praticar o tummy time com o seu bebê?

tummy time
Imagem: Canva

Veja algumas dicas de como tornar esse momento mais agradável e estimulante para o pequeno:

  • No início, para não se esquecer e criar o hábito, coloque seu filho nessa posição por 1 minuto a cada troca de fralda;
  • Depois de um tempo, quando ele estiver mais forte, faça a atividade em uma superfície dura, por exemplo, sobre um tapete ou cobertor colocado no chão;
  • Outra boa ideia é usar texturas diversas (os tapetes de atividades são ótimos para isso);
  • Aposte nos brinquedos para chamar a atenção do seu bebê, colocando-os à frente dele, para que ele tente alcançá-los.;
  • Se o brinquedo falhar, que tal um espelho de plástico? Os bebês adoram ver o próprio reflexo, e isso vai entreter seu pequeno por um tempo nessa posição;
  • Espalhar os brinquedos em volta do seu bebê é uma forma de estimular que ele mexa o pescoço para olhar e tente se movimentar, se arrastando, por exemplo;
  • Muitos bebês realmente não gostam de ficar de bruços e, nesse caso, é ainda mais importante deixá-lo confortável e escolher o melhor momento. Nada de fazer o tummy time com o bebê agitado, sonolento ou com fome. De barriga ou fralda cheia também não é boa ideia, então, evite praticar o tummy time após a mamada e sempre verifique se a fralda está limpa;
  • Deite junto com o seu bebê e aproveite o momento para fazer contato visual, rir e brincar com ele, pois sua presença irá fazer com que ele se sinta mais seguro;
  • Se nada disso estiver funcionando, experimente mudar um pouquinho a posição do seu filho até perceber que ele está mais confortável. Por exemplo, você pode colocar um travesseiro ou uma toalha enrolada sob o peito dele e ver como ele reage.

Quanto mais você deixar o seu bebê de bruços, mais cedo ele irá conseguir rolar, ficar sentado sem apoio e engatinhar – e isso tudo será fundamental para que ele possa explorar melhor o ambiente e ter um desenvolvimento saudável!

De Mãe em Mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

American Academy of Pediatrics. Tummy Time and Infant Health Outcomes: A Systematic Review. Pediatrics. 2020;145(6):e20192168. doi:10.1542/peds.2019-2168

American Academy of Pediatrics. TASK FORCE ON SUDDEN INFANT DEATH SYNDROME. SIDS and Other Sleep-Related Infant Deaths: Evidence Base for 2016 Updated Recommendations for a Safe Infant Sleeping Environment. Pediatrics. 2016;138(5):e20162940. doi:10.1542/peds.2016-2940

American Academy of Pediatrics. Back to sleep, tummy to play. Disponível em: https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/sleep/Pages/Back-to-Sleep-Tummy-to-Play.aspx. Acesso em: junho de 2022. 

Mendres-Smith AE, Borrero JC, Castillo MI, Davis BJ, Becraft JL, Hussey-Gardner B. Tummy time without the tears: The impact of parent positioning and play. J Appl Behav Anal. 2020;53(4):2090-2107. doi:10.1002/jaba.715

Deixe um comentário

Fechar menu