You are currently viewing Rotina do bebê: o método C.A.S.T.<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">3</span> minutos</span>

Rotina do bebê: o método C.A.S.T.Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Não se engane com a expressão rotina do bebê. Quando falo isso, sugiro que você organize a ordem dos acontecimentos do dia, pois assim você conseguirá identificar as necessidades do bebê em cada momento com mais facilidade.

Como estabelecer a rotina do bebê?

Eu utilizei – e indico sempre porque funciona – o método C.A.S.T. desenvolvido pela Tracy Hogg, autora do l ivro “A encantadora de bebês”.

Confira no vídeo como funciona:

https://youtu.be/1RW6zZBusTA

Rotina do bebê com o método C.A.S.T.

C.A.S.T. é um acrônimo para Comida, Atividade, Sono e Tempo para você. Isso significa que o dia do seu bebê vai ser distribuído seguindo essa ordem de acontecimentos.

Comida

O primeiro item é simples de entender, comida, é a hora que você vai amamentar o seu bebê.

Atividade

Para dar andamento ao método, que ajuda a desassociar o sono da alimentação, sem forçar, você pode depois da mamada falar mais alto, trocar o bebê, deixar o ambiente mais iluminado para que ele tenha o tempo de atividade e entenda que aquele momento é dia.

Conforme o bebê for crescendo você pode deixá-lo no tapete de atividades, colocar brinquedos por perto, livrinhos etc. A atividade vai depender da idade do bebê. Mas entenda que trocar a fralda, conversar com seu bebê, tudo isso conta como atividade. É o tempo em que ele não estará dormindo e nem mamando.

Esse tempo de atividade depende de cada bebê. Consultar a tabela da janela de sono , ou seja, quanto tempo, em média, o bebê de cada idade fica acordado, vai te dar um norte para começar.

Sono

Quando estiver na hora da soneca, comece a sinalizar para o bebê que é hora do sono. Sinalize o momento de dormir com um ambiente mais escuro, mais silencioso, uma roupa adequada para esse momento. Isso ajudará ele a assimilar as condições que o permitem relaxar e é respeitoso em relação ao seu momento de dormir.

Tempo para você

Enquanto o seu bebê dorme, é hora do tempo para você. Você escolhe o que fazer nesse período, dormir também, tomar um banho, assistir um pedacinho daquela série. Se você já tiver algumas coisas organizadas na sua rotina, como ensino no vídeo de organização pré-parto para um puerpério tranquilo, você conseguirá ter esse tempo para você, nem que seja por alguns minutinhos do dia.

No final da soneca do bebê, o ciclo se repete. O bebê acordará e você o amamentará novamente e assim vai seguindo essa ordem.

De novo, essa rotina do bebê não precisa ser engessada, não tem hora certa para cada uma dessas coisas, é uma ordem de acontecimentos. Ajuda você a identificar qual a necessidade do seu bebê no momento e também o bebê tem mais previsibilidade, já sabe o que vai acontecer no dia dele, e fica menos ansioso. Além disso, adotar uma rotina para regular o sono do recém nascido pode ajudá-lo a dormir tranquilo e feliz.

Espero que essa técnica te ajude, aqui em casa funcionou muito bem com os meus dois filhos, que têm personalidades totalmente diferentes.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu