No momento, você está visualizando Perfume de bebê: é seguro? Dicas para escolher e aplicar

Perfume de bebê: é seguro? Dicas para escolher e aplicar

Veja como e quando começar a passar a fragrância nos pequenos

Você tem o hábito de passar perfume de bebê no seu filho? Muitos pais gostam da sensação e do cheirinho de criança depois de um banho tomado, mas é importante saber se é mesmo seguro e o melhor jeito de passar a fragrância sem causar problemas à saúde do pequeno.

Por esse motivo, hoje eu preparei um guia completo com tudo que você precisa saber a respeito de perfume de bebê: os benefícios, os riscos, como escolher o odor certo e o que fazer em casos de alergias. Confira:

Perfume de bebê: é seguro passar?

Antes de entrarmos nos benefícios e riscos acerca do uso de perfume de bebê, é importante saber que o assunto ainda gera controvérsias no meio científico. Enquanto algumas marcas atestam que seus produtos são seguros para qualquer idade, outras defendem que existe uma idade certa, ou que é melhor passar apenas uma quantidade mínima.

Por isso, acho interessante seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Segundo a diretriz, não existe uma idade “segura” para indicar a introdução de produtos cosméticos, incluindo os perfumes.

O motivo é que o contato da pele do bebê com essas substâncias pode gerar reações alérgicas e outros efeitos pouco esclarecidos cientificamente. Portanto, quanto menor a exposição durante a infância, melhor.

Por outro lado, se você preferir optar por algum tipo de colônia infantil e atestada por órgãos de controle de qualidade, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, saiba que existem vantagens também que podem ser aproveitadas, contanto que usado com moderação.

Quais os benefícios de passar perfume no bebê?

Veja a seguir alguns dos eventuais benefícios de passar um pouco de perfume infantil no seu bebê:

Vínculo maternal

Algumas mães gostam de usar uma colônia leve no bebê e passar um pouco dela também em si. Isso pode contribuir para criar uma ligação mais forte entre mãe e bebê por meio do sentido do olfato, fazendo com que o pequeno se identifique com os aromas.

Estímulo olfativo

Além disso, o perfume de bebê pode ser uma forma de estimular o sistema sensorial da criança, em especial o olfato com aromas leves e relaxantes.

E os riscos?

Por outro lado, existem contraindicações associadas ao uso do perfume em bebês:

Alergias

O problema mais recorrente é a reação alérgica na pele, como dermatite de contato. Muitos perfumes podem conter substâncias como ftalatos, alquifenóis, etanol, acetona, álcool, entre outros que podem causar reações imediatas na cútis infantil, que vão desde coceiras a erupções locais. Por isso, ler o rótulo do produto, mesmo os certificados, é importante antes de optar pela compra.

Sistema respiratório

Nos primeiros meses, os pulmões dos bebês continuam se desenvolvendo, e sentir aromas fortes pode atrapalhar nessa questão. A criança pode sentir irritação nos olhos, garganta ou nariz, além de dificuldade para respirar em alguns casos.

Outros sintomas

Por fim, bebês também podem passar por mudanças comportamentais referentes aos odores sentidos, além de náusea e dores de cabeça por conta do cheiro exaurido.

Como escolher um perfume de bebê adequado?

perfume de bebê
Imagem: Canva

Se você quiser optar por uma colônia segura para o bebê, leve em consideração o seguinte:

Nada de perfume no primeiro trimestre

Por mais que seja escolha dos pais passar ou não a fragrância, a recomendação da maioria dos estudos científicos é de que, pelo menos, nos três primeiros meses, isso seja evitado. É o momento em que a pele do pequeno está exposta pela primeira vez fora da barriga da mamãe e o sistema respiratório está mais fragilizado. A sugestão é esperar, pelo menos, até o quarto mês antes de aplicar qualquer perfume.

Verifique o rótulo

Não compre perfumes que possuam substâncias que possam fazer mal à pele do bebê. Priorize formulações que levem produtos naturais, como óleos essenciais de frutas e notas aromáticas mais adocicadas, como baunilha, morango e lavanda. Além disso, borrifadores são mais fáceis de aplicar do que versões em roll-on. Veja também se no rótulo, está escrito que o produto é hipoalergênico.

E qual o jeito correto de passar?

Uma vez que o produto foi escolhido, siga esses passos:

Teste do primeiro dia

Antes de passar o perfume no corpo todo do bebê, borrife um pouco em alguma parte como o pulso interno da criança. Espere 24 horas para ver se acontece alguma reação alérgica por conta do uso. Caso não, você pode borrifar levemente ao redor dos braços. Agora, caso dê alergia, cesse imediatamente o uso, lave o local com água e sabão neutro e, caso a reação seja grave, consulte um pediatra assim que possível.

Roupas perfumadas

Uma alternativa é também perfumar as vestes do bebê ao invés do contato direto com o corpo. Caso opte por essa sugestão, faça a mesma coisa do teste, coloque apenas uma meia ou peça pequena com o perfume no primeiro dia, veja se acontece alguma reação, e siga caso não ocorra.

Cuidados com as áreas sensíveis

Priorize passar a colônia nos braços, pernas e tronco do bebê. Evite áreas como a região íntima, a boca e os olhos, que são mais sensíveis às fragrâncias e podem irritar o bebê.

Armazenamento adequado

Por último, não esqueça de guardar a loção longe do alcance do bebê, em local arejado, fora do alcance do Sol.

Para saber mais a respeito das melhores opções de perfume de bebê e como aplicá-las, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Uso de cosméticos em crianças: o que os pais devem saber? SBP, 2021.

Can Toddlers Wear Perfume? Safety Tips & Alternatives Explored. Empathic Parenting Counseling, 2023.

Baby Perfume: Safety Tips Plus Expert Answers To Commonly Asked Questions. Mustela, acesso em novembro de 2023.

Why Are Perfume Fragrances Bad for Baby Skin? Little Rituals, 2022.

Deixe um comentário

Fechar menu