Dos clássicos aos hits mais modernos, dá para escolher diferentes canções para os pequenos dormirem
Das canções passadas de pais para filhos até as tradicionais cantigas de ninar, é inegável que uma música para bebê dormir faz parte da rotina de sono de milhares de lares brasileiros.
Porém, qual você costuma colocar para tocar enquanto o seu pequeno se prepara para pegar no sono? Tem pais que preferem músicas infantis, enquanto outros optam por clássicos da MPB ou internacionais.
Independentemente do estilo, você sabia que existem músicas para fazer o bebê dormir mais indicadas do que outras? Por isso, hoje separei as principais escolhas e também a razão que faz esse artifício ser tão presente nas noites em família:
Música para bebê dormir funciona?
Mais do que um achismo, a ciência comprova que deixar uma música tocando pode ajudar o bebê a pegar no sono. Um estudo revelou que quando os bebês ouviam canções de ninar, eles se mostravam mais relaxados do que quando ouviam outros sons ou não ouviam nada.
A frequência cardíaca também é mais baixa e as pupilas menos dilatadas, e ambos são fortes indicadores de que o bebê está relaxando. Além disso, foram testadas cantigas de diferentes idiomas, e a boa notícia: o resultado foi similar independentemente da língua cantada.
Outro dado curioso da mesma pesquisa: os bebês tendem a ficar duas vezes mais calmos quando escutam uma música do que se comparado a uma conversa com qualquer outra pessoa, mesmo os pais.
Além disso, há estudos que também apontam outros benefícios das músicas para bebês na hora de dormir, como, por exemplo, a estimulação de habilidades cognitivas como o processamento da fala e de gestos, a formação de substâncias importantes para o bem-estar como a dopamina e a oxitocina, e também a formação do comportamento alimentar, entre outros.
Como escolher uma música para bebê dormir?
A escolha da música para bebê dormir pode parecer simples, mas vale a pena se atentar a alguns detalhes que podem tornar a experiência mais fácil para a compreensão do bebê. Veja o que não pode faltar em uma canção para este momento:
Linguagem simples
Seja em português, em inglês ou qualquer idioma, priorize uma música que tenha palavras fáceis de reproduzir. Por exemplo, Baby Shark tem sílabas como “tchu tchu”, que podem ser estimuladas aos ouvidos do bebê e reproduzidas em outros momentos.
Batida lenta e constante
Priorize também músicas mais melódicas e freadas, sem muita agitação. Isso permite que o bebê assimile a canção ao ritmo de um balanço, que o leva ao sono consequentemente. Um exemplo: “Brilha brilha estrelinha”, cantada de forma devagar, pode ser uma opção bacana.
Repetição e previsibilidade
Para reforçar tanto a assimilação de palavras como o ritmo constante, a repetição pode ser uma aliada e tanto. Músicas que repetem seus refrões e frases de efeito são bem-vindas. Um exemplo: “Fico assim sem você”, do Claudinho e Buchecha, repete vários termos ao longo da letra.
Simplicidade na melodia
Não escolha músicas que mudam abruptamente de ritmo das estrofes para o refrão, ou que tenham pontes muito fortes. Escolha notas mais suaves e que não causem espanto. Um exemplo que vale ouvir: “Aquarela”, do Toquinho.
Batimentos por segundo
Por fim, existem canções que mantêm um ritmo de 70 batimentos por segundo, que imitam os ritmos do pulso maternal para o bebê. Boa parte das músicas da Disney, por exemplo, seguem essa métrica, como “When You Wish Upon a Star”, do filme Pinóquio.
Música ou ruído branco: o que é melhor para fazer o bebê dormir?
Uma dúvida que tem crescido nos últimos anos é saber o que priorizar na hora do sono: uma canção de ninar ou o ruído branco. Essa segunda opção é um tipo de som emitido por aparelhos que induzem o bebê a entrar em um estado propício ao sono, semelhante ao de quando estavam no útero maternal.
E a resposta é que varia em cada lar. Por um lado, as músicas podem passar mais sentimentos, estimulam as habilidades cognitivas e criam um vínculo familiar entre pais e filhos que o ruído não consegue estabelecer.
Por outro, o ruído branco se mostrou mais eficaz para pais que querem que seus filhos adormeçam mais rapidamente ou para bebês que estão com cólicas, segundo a ciência. Portanto, a escolha é de acordo com o que os pais querem priorizar na rotina.
Lista de músicas para o bebê dormir
Aqui vai uma seleção de músicas que podem ajudar o pequeno a pegar no sono diariamente:
Cantigas infantis
· Dona Aranha
· Brilha, Brilha Estrelinha
· Sítio do Seu Lobato
· A Roda do Ônibus
· Cabeça, Ombro, Joelho e Pé
· Cinco Macaquinhos
· Cinco Patinhos
· Baby Shark
· Se Você Está Feliz, Bata Palmas
Músicas de filmes infantis
· Você Quer Brincar na Neve (Frozen)
· When You Wish Upon a Star (Pinóquio)
· Saber Quem Sou (Moana)
· Somente o Necessário (Mogli – O Menino Lobo)
· Quem Dorme é o Leão (O Rei Leão)
· Aqui no Mar (A Pequena Sereia)
· Um Mundo Ideal (Alladin)
· Não Falamos do Bruno (Encanto)
Músicas da MPB
· Aquarela (Toquinho)
· O Caderno (Toquinho)
· Carinhoso (Pixinguinha)
· O Barquinho (Nara Leão)
· Leãozinho (Caetano Veloso)
· Trevo (Tu) (Anavitória e Tiago Iorc)
· Trem-bala (Ana Vilela)
· Fico Assim Sem Você (Claudinho e Buchecha)
Músicas internacionais
· You’re my Sunshine (Diversos Artistas)
· Rolling in the Deep (Adele)
· Frère Jacques (Cantiga Francesa)
· All of Me (John Legend)
· Upside Down (Jack Johnson)
· Lucky (Jason Mraz e Colbie Caillat)
· Three Little Birds (Bob Marley)
Para saber mais sobre música para bebê dormir, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados.
Referências bibliográficas:
What’s the Best Music for Baby Sleep? Happiest Baby, acesso em Janeiro de 2024.
13 Bedtime Songs That Will Help Your Child Sleep at Night. Parents, 2023.