No momento, você está visualizando Intoxicação infantil: o que fazer?

Intoxicação infantil: o que fazer?

Saiba como os pais podem identificar esse problema de saúde

Mesmo os pais mais atentos à saúde e bem-estar dos filhos podem acabar tomando um susto ao perceberem que os pequenos estão com sintomas de intoxicação infantil por conta de algo que comeram.

Nessas horas, o ideal é tentar manter a calma e procurar por ajuda médica o quanto antes. Por isso, hoje vou te ensinar a reconhecer os sinais de que o seu filho está intoxicado e explicar o que pode causar essa contaminação:

O que é intoxicação infantil?

A intoxicação infantil, ou intoxicação alimentar nas crianças, é uma condição de saúde causada por bactérias e, às vezes, vírus e outros micro-organismos. Eles infectam alimentos e líquidos comuns do nosso dia a dia, como frutas, carnes e água.

Porém, ao consumirmos esses insumos, não dá para sentir um gosto ou odor diferente, e nem ver que o alimento está infectado como ocorre, por exemplo, com o mofo em queijos e pães.

Apesar de invisíveis a olho nu, eles são bem poderosos no nosso organismo, liberando toxinas que causam sintomas gastrointestinais após alguns dias de consumo do alimento.

Como saber se meu filho está intoxicado?

O mais importante para os pais que querem saber se o filho está com uma intoxicação infantil é saber quais os primeiros sinais de intoxicação. Os principais sintomas podem variar de acordo com o bichinho que está dentro do corpo, mas de forma geral, costumam incluir mal estar, sensação de náusea, dor abdominal, cólicas, vômito, diarreia, dores de cabeça, fraqueza muscular e febre.

Em alguns casos mais raros, a criança intoxicada pode ainda apresentar crises de tontura, visão embaçada ou turva e até formigamento nos braços e pernas. Por fim, algumas pessoas infectadas podem ainda sentir falta de ar e dificuldade para respirar.

O que causa a intoxicação infantil?

menino com dor de barriga com intoxicação infantil
Imagem: Canva

Como a alimentação e a ingestão de líquidos é a principal forma de contágio para uma intoxicação infantil, a principal causa está no que a criança consome em seu dia a dia. Grande parte dos casos desse problema de saúde surgem por causa de alimentos de origem animal crus, que podem estar contaminados com os micro-organismos, uma vez que não passaram por um processo de cocção que eliminasse esses agentes.

Portanto, pratos como tartar, sushi, sashimi, carpaccio, mousses que levam clara de ovo, e outros preparos que usam carnes, peixes, ovos e similares estão na lista de maior risco de intoxicação infantil. A melhor forma de se prevenir, nesses casos, é encontrar um restaurante que cuide direitinho do armazenamento dos produtos e que mantenha os ingredientes frescos e de qualidade.

Já no lado vegetal, frutas, legumes e verduras que não foram bem higienizados podem também estar contaminados e causar doenças. Até mesmo a água não tratada é propícia a passar os vírus e bactérias ao organismo.

Nem sempre vamos saber a causa da intoxicação infantil, mas se estiver em dúvida, prefira o preparo de pratos caseiros cozidos ou assados, para evitar a transmissão dos micro-organismos.

Quanto tempo dura uma intoxicação?

Muita gente se pergunta quantas horas dura uma intoxicação. A intoxicação infantil pode começar de uma a duas horas após a ingestão do alimento contaminado e pode durar até dez dias após o consumo, dependendo do micro organismo e das condições de cada corpo.

O que fazer em caso de intoxicação infantil?

Ao suspeitar que seu filho esteja com intoxicação infantil, o ideal é procurar por ajuda de um pediatra ou clínico geral, para analisar o problema da forma mais adequada. O médico irá identificar os sintomas da criança por meio de exames clínicos e, se necessário, laboratoriais.

Para casos leves de intoxicação infantil, a melhor forma de lidar com a doença é por meio de muita hidratação, com água, chás, água de coco e sucos de fruta naturais. Isso porque sintomas como vômito e diarreia acabam desidratando o organismo da criança.

Agora, em casos mais graves, em que os vômitos são mais constantes, a febre é alta, as fezes saem com sangue e as dores de barriga são intensas, o médico pode precisar prescrever um antibiótico para lidar com a infecção. Esse medicamento varia de acordo com a infecção identificada pelo profissional de saúde.

E como prevenir a intoxicação infantil?

Leve em conta algumas pequenas atitudes na sua rotina para evitar a contaminação por vírus e bactérias:

Higiene em primeiro lugar

Ensine todos da sua família a lavar bem e frequentemente as mãos, especialmente depois de usar o banheiro e antes de tocar em alimentos. Use água com sabão e esfregue por, pelo menos, 15 segundos.

infográfico como lavar as mãos

Cuidados na cozinha

Limpe todos os utensílios, tábuas de corte e superfícies que você usa para preparar alimentos com água quente e sabão. Mantenha alimentos crus, como carnes e peixes longe de outros alimentos cozidos. Frutas e vegetais devem ser lavados e passados em uma solução de hipoclorito ou um produto similar.

De olho na validade

Não consuma alimentos que passaram da data de validade identificada nos rótulos dos produtos. E ao abrir uma embalagem, lembre-se de conservá-la bem, em um recipiente fechado.

No meu Instagram @gibelarmino_  você confere mais dicas sobre saúde infantil.

Confira outros conteúdos sobre saúde infantil.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Ryan J. et al. Food Poisoning. KidsHealth, 2022.

Food poisoning. NHS, 2021.

Food poisoning. Raising Children, Australian Government. 2021.

Deixe um comentário

Fechar menu