You are currently viewing Entenda porque as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">5</span> minutos</span>

Entenda porque as crianças assistem ao mesmo filme várias vezesTempo estimado de leitura: 5 minutos

Você já reparou que crianças assistem ao mesmo filme várias vezes? Entenda o porque e quais os benefícios desse hábito para as crianças

Se você tem filhos ou convive com crianças já deve ter percebido o quanto crianças gostam de assistir a mesma coisa várias vezes. Quando ela está na fase de determinado filme/desenho, é só o que quer assistir durante um tempo. 

É isso que inspira, inclusive, diversos temas de festas infantis. A criança assiste tanto determinado desenho, que o mundo dela é fantasiado naquele contexto. E aí, um tempo atrás, uma amiga minha comentou que a sobrinha dela estava nessas fases de assistir a um mesmo filme até ninguém mais ao redor da criança aguentar a historinha rsrs 

Essa fixação das crianças por assistir o mesmo filme várias vezes pode trazer algumas dúvidas e até mesmo preocupações para os pais e, depois de uma amiga me contar que chegou a falar até com a psicóloga dela sobre a paixão da sobrinha por assistir Grinch t-o-d-o-s-o-s-d-i-a-s, achei legal trazer para cá o motivo pelo qual as crianças gostam de assistir a mesma coisa várias vezes e porque isso é uma coisa boa! 

Por que as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes?

A razão pela qual as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes se baseia em dois motivos. O primeiro tem a ver com o processo de aprendizagem, enquanto o segundo está relacionado com a segurança de já saber o que vai acontecer.

As crianças aprendem por um sistema de padrões. À medida que se repetem, o conhecimento e a compreensão se fixam em sua cabeça. É por isso que instintivamente procuram repetir a ação ou a atividade: porque cada vez descobrem algo novo.

Nos adultos, um sistema de padrões poderia ter o mesmo efeito. Só que, como adultos, o conhecimento chega de forma mais rápida porque o cérebro conta com mais ferramentas e informação. Porém, ao fazer um teste com a repetição de um filme, o adulto descobrirá novos detalhes cada vez que assistir de novo.

Nós sabemos que as crianças de hoje em dia têm um contato com o mundo audiovisual desde muito cedo. As imagens em movimento, as cores, a música e as vozes são estímulos muito atraentes para o cérebro dos pequenos. Quando as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes, no entanto, há algo mais do que essa mera atração sensorial.

A repetição como um meio de aprendizagem

Por que as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes?
Imagem: evgenyatamanenko on Canva

O cérebro da criança aprende e consolida a informação através da repetição. Por isso, não é estranho que as crianças vejam o mesmo filme várias vezes e que nos peçam para cantar sempre a mesma música, ou que queiram sempre o mesmo livro ou história na hora de dormir. Nesse sentido, estudos demonstram que as crianças integram essas histórias como uma padrão. São cadeias de significado que se tornam cada vez melhores.

À medida que isso acontece, a criança melhora sua linguagem, descobre novas palavras, compreende melhor os argumentos, decifra cada vez mais os detalhes, conseguindo com isso uma maior satisfação pessoal.

A repetição traz comodidade e segurança

As crianças precisam de hábitos, regras e rotina. Desse modo, não apenas conseguem se organizar melhor para descobrir seu mundo, mas também conseguem fazer isso em um cenário pautado pela sensação de segurança. Por isso, não devemos ficar surpresos quando as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes e mesmo assim experimentam um grande prazer e bem-estar.

Saber o que vai acontecer a seguir permite que elas validem suas expectativas, reforçando seu cérebro e trazendo relaxamento. Não há imprevistos que devem ser imediatamente processados, não há informações contraditórias para botar a criança em alerta. Ao ter diante deles esse filme já conhecido, esse conto ou esse livro já tão lido ou tão escutado, o que ocorre é uma ajuda no alcance da segurança tão prazerosa e na sensação de estar sob controle.

Você pode entender essa parte quando presencia a criança assistindo a algo pela primeira vez: ela vai passar o filme todo perguntando o que vai acontecer em seguida. Como uma maneira de se precaver da sensação de ansiedade. 

Para concluir, ainda que nós, como adultos, vejamos essas experiências repetitivas como agonizantes e fiquemos até cansados, precisamos saber que as crianças precisam delas. Quando as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes, estão amadurecendo. Não estão apenas aproveitando, estão também crescendo.

Sentem-se competentes ao fazer previsões, adoram estar diante desses estímulos tão familiares. Cabe a nós, então, permitir que elas aproveitem seus filmes preferidos, pois chegará o momento em que vão querer experiências novas, fora daquilo que já conhecem tão bem.

E, aqui nesse texto, não entrei no âmbito crianças e telas, porque falei bastante sobre esse assunto aqui, então clica para ler e entender melhor quando e como é saudável expor seus filhos às telas! 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

Horst JS, Parsons KL, Bryan NM. Get the story straight: contextual repetition promotes word learning from storybooks. Front Psychol. 2011;2:17. Published 2011 Feb 17. doi:10.3389/fpsyg.2011.00017

Horst JS. Context and repetition in word learning. Front Psychol. 2013;4:149. Published 2013 Apr 9. doi:10.3389/fpsyg.2013.00149

Deixe um comentário

Fechar Menu