You are currently viewing Entenda os hormônios que influenciam no sono<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

Entenda os hormônios que influenciam no sonoTempo estimado de leitura: 4 minutos

A gente sempre se pergunta quando o bebê vai dormir a noite toda, mas é fundamental entender como o sono funciona para criar uma rotina. Aqui no site temos diversos conteúdos sobre rotina e sono, mas para complementar todos esses conteúdos, que tem um foco maior na prática, acho importante explicar também como funciona o ciclo do sono e quais hormônios estão envolvidos nele, para te ajudar entender e criar uma rotina ideal de sono para o seu filho. Então hoje explico tudo sobre isso para te ajudar a lidar melhor com o sono do bebê.

Os principais hormônios que controlam o sono são a melatonina e o cortisol, e seus níveis são inversamente proporcionais, ou seja, quando um está alto, o outro está baixo. Os níveis desses hormônios mudam ao longo do dia e são controlados, principalmente, pela luz do dia.

O cortisol é o hormônio que nos mantém acordados e alertas. Ele é secretado, normalmente, em resposta ao estímulo da luz do dia. Então com o amanhecer ele começa a aumentar, atinge o pico na metade do dia e no entardecer começa a diminuir, mas para além do estímulo da iluminação, quando seu bebê está exausto ou é estimulado por muito tempo, ele tem que tentar permanecer alerta e para isso seu cérebro libera cortisol, estimulando seu pequeno ainda mais, tornando mais difícil a tarefa de adormecer e permanecer dormindo.

A melatonina é o hormônio que é responsável por ajudar o corpo a relaxar e pegar no sono. É conhecido como o hormônio do sono. Como eu falei, tem mecanismo inverso ao do cortisol, ou seja, quando começa a escurecer e os níveis de cortisol diminuem, os níveis de melatonina aumentam e o sono vem, por isso é tão importante colocar o bebê para dormir no momento que a melatonina está sendo liberada no corpo – início da noite – para ele aproveitar o momento ideal de relaxamento e dormir mais fácil e melhor.

Há outro hormônio que, apesar de não estar envolvido diretamente no sono, pode afetar o relaxamento de maneira importante: a adrenalina, que é o hormônio do estresse. Se o estresse do bebê na briga para dormir for muito grande, seu corpo irá liberar, além do cortisol, também a adrenalina e isso deixará o bebê ainda mais alerta e prejudicará mais o sono. Por esse motivo que alguns bebês que, quando atendidos prontamente ao chorarem no meio da noite voltam a dormir e outros, ao serem deixados chorando para dormir sozinhos ficam totalmente despertos, eles estão estressados e o organismo inundado por adrenalina.

É muito importante que os pais compreendam que quando o bebê está exausto, ele fica tão cansado que os hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, inundam a sua corrente sanguínea, tornando ainda mais difícil para ele relaxar e se acalmar. E isso tende a ser um padrão cíclico; quanto mais cansado o seu bebê fica, mais difícil é ele relaxar e adormecer, o que torna o deixa mais cansado. Por isso, deixar seu bebê acordado na intenção de que ele durma melhor é um erro.

Agora, entendendo melhor sobre o funcionamento desses hormônios, fica mais claro como e por que estabelecer cada etapa da rotina. Na hora das sonecas preparar o ambiente, reduzindo a luz e estímulos vai ajudar a reduzir os níveis de cortisol e aumentar os de melatonina. 

Espero que tenha gostado desse conteúdo, eu como cientista sempre gostei de entender mais afundo os porquês de cada coisa, me ajuda a colocá-las em prática. 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

Luppi PH, Fort P. Sleep-wake physiology. Handb Clin Neurol. 2019;160:359-370. doi:10.1016/B978-0-444-64032-1.00023-0

Murillo-Rodriguez E, Arias-Carrion O, Zavala-Garcia A, Sarro-Ramirez A, Huitron-Resendiz S, Arankowsky-Sandoval G. Basic sleep mechanisms: an integrative review. Cent Nerv Syst Agents Med Chem. 2012;12(1):38-54. doi:10.2174/187152412800229107

Fuller PM, Gooley JJ, Saper CB. Neurobiology of the sleep-wake cycle: sleep architecture, circadian regulation, and regulatory feedback. J Biol Rhythms. 2006;21(6):482-493. doi:10.1177/0748730406294627

Deixe um comentário

Fechar Menu