Aprenda como calcular idade gestacional com os cálculos usados pelos médicos para saber quantos dias faltam para o nascimento do bebê!
Algo que grande parte das mulheres grávidas têm em comum é, sem sombra de dúvidas, o fato de imaginar a data em que o bebê está por vir. Culturalmente aprendemos a contar 9 meses de gestação, então muita gente fica confusa quando, logo no resultado do teste, aparece um “grávida 2 semanas”. Então surge a dúvida: como calcular a idade gestacional para saber a previsão do nascimento da criança?
Atualmente, existem diferentes formas para descobrir esse dado, como por exemplo, exames médicos, testes clínicos e até mesmo aplicativos que comparam o tamanho do feto ao de uma fruta, para nos ajudar a ter uma noção de que a tão esperada data está se aproximando.
Mas como esse cálculo é realmente feito? Por que é contado em semanas e não em meses? Dá para fazer em casa? Vou responder a todas essas dúvidas para te ajudar a compreender a idade do bebê a seguir!
Por que semanas e não meses?
Vou começar por essa dúvida que é quase uma unanimidade entre as gestantes, principalmente as de primeira viagem: não seria mais fácil calcular a idade gestacional por meses ao invés de semanas? E a resposta é mais simples do que realmente aparenta ser.
Meses como fevereiro, especialmente em anos bissextos, possuem menos dias. Já no restante do ano, existem meses com 30 dias como junho e setembro, e outros com 31 como julho e dezembro, por exemplo.
Além disso, todo mundo meio que decorou que uma gestação vai até os 9 meses, né? Acontece que a gravidez pode durar até 42 semanas. E aí, quando a gente transforma essas 42 semanas em meses, o resultado é 10,5 meses. Isso deixa a cabeça das pessoas muito mais confusa ainda!
Para que a data seja a mais próxima possível do nascimento, é sugerido então que o cálculo seja por semanas, para evitar esses dias a mais ou a menos no total.
Como calcular idade gestacional?
Uma das formas mais tradicionais para saber com quantas semanas você está na gestação atual é a chamada Data da Última Menstruação, que também é conhecida pela sigla DUM.
Com a ajuda de um calendário, você vai checar quantos dias se passaram desde essa data até o dia em que estiver fazendo o cálculo para saber a possível idade gestacional. Esse valor deve ser dividido por sete, que é o equivalente à uma semana.
Calma, vou dar um exemplo para facilitar esse cálculo. Vamos supor que a sua Data da Última Menstruação foi no dia 4 de Julho. No dia 16 de agosto você descobre que está grávida e decide calcular a idade gestacional.
Ao conferir o calendário, você verá que se passaram 43 dias desde a sua última menstruação. Basta dividir esses 43 dias por sete, que é o equivalente aos dias da semana. O resultado é aproximadamente 6,1. Ou seja, a sua idade gestacional é de um pouco mais de seis semanas.
Vale lembrar ainda que o cálculo não é 100% preciso, pois outros fatores também podem influenciar nessa questão (vou explicar todos um pouco mais abaixo!). Por isso, se você desconfiar de uma possível gravidez, é importante realizar um teste de gravidez e consultar periodicamente um médico para realizar o acompanhamento desde o pré-natal.
E se eu não souber a data da minha última menstruação, eu consigo calcular?
Esqueceu quando foi o último dia em que você menstruou? Não precisa se preocupar, dá para calcular a idade gestacional por meio de outro método: o exame ultrassonografia (USG).
Além de ser o método mais indicado pelos profissionais de saúde para acompanhar o bem-estar do bebê e da gestante, ele poderá dar uma maior precisão a respeito das semanas que faltam para a chegada do bebê.
No pior dos casos, o exame USG pode errar em, no máximo, cinco dias a data da idade gestacional atual. Por isso que o acompanhamento médico periódico é sempre muito importante durante toda a gestação. Seu obstetra utilizará diferentes métodos para calcular a idade gestacional e estimar a data do parto.
O que pode afetar a data provável do parto?
Em média, uma gestação costuma durar 40 semanas, ou cerca de nove meses. Ainda assim, um bebê pode nascer entre 38 e 42 semanas e ainda assim ser considerado “a termo”, ou seja, nascido na idade gestacional correta. Esse é um intervalo grande e há alguns fatores externos que podem influenciar para que uma gravidez seja prolongada ou até mesmo encurtada.
A começar pela genética da mãe, pois segundo estudos científicos, a herança de genes tanto materno quanto paterno pode afetar a duração da gravidez. Outras questões capazes de influenciar incluem a etnia, a idade da gestante, o ciclo menstrual e algumas doenças como o diabetes gestacional.
Porém, por outro lado, há pesquisas que também comprovam que as consultas em exames pré-natais podem ajudar as mães a controlarem esses fatores de risco na idade gestacional.
Como calcular a data do parto?
Agora que você sabe como calcular a idade gestacional, deve estar curiosa para saber a data em que o bebê vai chegar, não é mesmo? Não precisa se preocupar, te garanto que o cálculo dessa vez é mais simplificado.
Um obstetra alemão chamado Franz Naegele, que viveu alguns séculos atrás, criou uma regra que é usada até os dias atuais para estimar a data do parto. Segundo ele, a gestação dura cerca de 280 dias, ou quando dividimos por sete, equivalem às 40 semanas já citadas.
Para saber o dia provável do nascimento do bebê, você vai somar sete dias na sua Data da Última Menstruação e subtrair em três o número do mês em que ela foi feita. Vamos voltar ao exemplo dado anteriormente: se a DUM for no dia 4 de Julho, você vai somar sete dias, ou seja, no dia onze, e subtrair três meses.
Como julho é o sétimo mês, a subtração equivale ao quarto mês, ou seja, abril. Portanto, a data possível para o nascimento da criança é no dia 11 de Abril. É claro que os fatores anteriormente citados também podem afetar essa estimativa para mais ou para menos, mas ainda assim, é o cálculo mais próximo de se saber a data do parto.
Ainda assim, a ultrassonografia também ajuda a estimar esse dia tão sonhado. E se você estiver com dificuldades de realizar o cálculo, minha recomendação é tentar usar uma calculadora gestacional de referência, como a da Associação Americana de Gestantes.
E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre como calcular idade gestacional? Me manda lá no Instagram @gibelarmino_, que posso te ajudar!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas
Higson N. How accurate is my ‘due date’? Association for Improvements in the Maternity Services, 2020.
Sarah C. Vos. et al. Constructing the Uncertainty of Due Dates. Health Commun. 2015.
Pregnancy Due Date Calculator. American Pregnancy Association, acesso em agosto de 2022.
Tsegaselassie W. et al. Genetic and Environmental Influences on Fetal Growth Vary during Sensitive Periods in Pregnancy. Scientific Reports volume 8, Article number: 7274, 2018.
Kui D. et al. Prevalence of postterm births and associated maternal risk factors in China: data from over 6 million births at health facilities between 2012 and 2016. Scientific Reports, 2019.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6342977/
Gerald W. Naegele’s rule and the length of pregnancy – A review. Anzjog, 2020.