Da dentição ao crescimento acelerado, fase é marcada por pequenas alterações no corpo do pequeno
A rotina do bebê de 7 meses segue sendo um período de adaptação da alimentação mais sólida que começou a ser introduzida no mês anterior. Mas, além disso, os pais irão notar que outras pequenas mudanças tornarão o crescimento do bebê mais aparente do que no primeiro semestre.
Para saber quais são esses detalhes e entender um pouco mais sobre o dia a dia da criança nessa etapa da vida, preparei um guia com tudo o que você precisa saber acerca do sétimo mês:
Como é a rotina de um bebê de 7 meses?
Se com seis meses, seu filho começou a dar sinais de crescimento sutis, a rotina de um bebê com 7 meses ficará marcada pela confirmação de que ele não é mais um recém-nascido.
O crescimento irá parecer mais acelerado do que nos últimos meses. Ele irá começar a se sentar sozinho com frequência, irá ingerir um pouco mais de alimentos sólidos (embora a amamentação ainda seja de extrema importância), e passará a entender mais sobre o mundo ao redor.
Nos meses anteriores, você provavelmente viu que o bebê também iniciou tentativas de rolar para frente e para trás. Agora, mais do que nunca, ele será capaz de fazer isso sem grandes dificuldades.
Alguns pequenos ainda podem iniciar o ato de engatinhar e de rastejar pela casa. Mas aqui, vale dizer que nem sempre isso acontece, e é um processo que pode levar mais um pouco de tempo para acontecer efetivamente.
O bebê passará a se interessar mais por objetos coloridos e com sons e músicas. Por isso, brinquedos sensoriais podem despertar sua atenção para efetuar um esforço, desde ir de um ponto A a um ponto B, ou tentar ficar de pé para alcançar o item.
O que acontece com o corpo do bebê de 7 meses?
O que mais acaba surpreendendo os pais de um bebê de 7 meses é o início de seus primeiros dentinhos aparecendo. Isso pode ocorrer até um pouco antes, mas em média, é a idade em que a dentição do meio da mandíbula surge. Mas caso não apareça, também não é preciso entrar em pânico, pois muitos pais podem acabar vendo os dentinhos do filho apenas após o primeiro ano de vida.
Isso, consequentemente, leva a um desconforto bucal, que o bebê vai buscar aliviar de alguma forma. Por isso, muitos pais acabam optando por dar um mordedor ou incentivar a alimentação sólida com uma fruta amassada.
Outros marcos de desenvolvimento podem incluir um maior desenvolvimento das habilidades motoras para que o bebê se sente sem apoio, engatinhe, role ou rasteje. A precisão para agarrar objetos será mais nítida também.
No lado cognitivo, a memória fica cada vez melhor. Ou seja, eles irão se atentar quando um cobertor sumir, quando tocar uma música que gostem ou quando não verem o rosto de alguém conhecido por perto. É ainda o início da chamada ansiedade de separação entre pais e filhos.
Quanto à linguagem, os balbucios e sons que se iniciaram nos meses anteriores ficam mais frequentes, e podem ocorrer ruídos para chamar a atenção dos pais, além de expressões faciais que indiquem isso.
O que preciso fazer para o meu bebê de 7 meses?
Com uma maior autonomia e, muitas vezes, ousadia para se movimentar, os bebês de 7 meses podem acabar modificando a forma dese alimentar, dormir e tomar banho. Veja o que ocorre nessas situações:
Alimentação
Após iniciarem a introdução alimentar no mês anterior, os bebês seguirão se alimentando com ingredientes sólidos, alternados com o aleitamento materno. Agora, os pais podem oferecer duas refeições ao dia, até para aliviar o incômodo com a dentição em alguns casos.
Alimentos como feijão, ervilha e lentilha podem ser um pouquinho menos amassados em comparação com o sexto mês. Os pratos devem conter ainda fontes de proteínas, cereais, frutas e vegetais, todos em quantidades pequenas, para auxiliar na nutrição.
Sono
Com 7 meses, os bebês tendem a dormir cerca de 11 horas por dia, especialmente no período da noite. Assim como no sexto mês, de uma a duas sonecas podem ocorrer ao decorrer do dia, sempre totalizando de três a quatro horas, no máximo.
Banho
Os cuidados são similares aos dos bebês de seis meses, que já conseguem se apoiar sozinhos para se sentar. Mas vale a recomendação de que, com o hábito de comer mais alimentos sólidos, a sujeira pode ser maior após as refeições, muitas vezes precisando de outra limpeza após esses momentos.
Saúde
Com sete meses, o bebê enfim terá uma pequena folga de novas vacinas do calendário nacional, que só devem ser aplicadas agora por volta dos nove meses.
Quando devo me preocupar?
Se o seu bebê de sete meses apresentar algum dos sintomas ou comportamentos a seguir, busque por auxílio de um profissional de saúde para investigar as causas e tratamentos possíveis:
Alergia alimentar
Agora que o bebê está fazendo mais refeições ao longo do dia, as alergias alimentares podem surgir, especialmente quando o sistema imunológico não atingiu o seu potencial. Teste sempre um pouco da comida e siga os cuidados indicados pelo pediatra antes de oferecer alimentos potencialmente alergênicos, como ovos, leite de vaca e derivados, soja, entre outros.
Desidratação repentina
O corpo dos bebês não consegue armazenar tantos líquidos quanto o dos adultos. E a transição de menos leite materno para alimentos mais sólidos pode indicar uma menor hidratação ao longo do dia, em especial, durante o verão e as ondas de calor. Priorize sempre equilibrar o ganho de líquidos com a alimentação do dia a dia. Um pouco de água com canudinho pode ser oferecida, ainda que em poucos goles.
Para saber mais sobre a rotina do bebê de 7 meses, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados.
Referências bibliográficas:
Your baby’s growth and development – 7 months old. Pregnancy Birth&Baby, 2022.
7-Month-Old Baby. What to Expect, 2023.