No momento, você está visualizando BBB 24: 3 aprendizados para as crianças 

BBB 24: 3 aprendizados para as crianças 

Veja como o reality show pode estar presente na vida do seu filho, mesmo sem ele assistir, e como lidar com assuntos delicados

O BBB 24 acabou na última terça-feira, dia 16, e com isso, houve a consagração do grande campeão da temporada: o baiano Davi Brito. E mesmo para quem não assiste ou acompanha o programa, é difícil não acabar ouvindo algum tipo de comentário nas ruas, no trabalho ou em uma roda de amigos falando sobre esse fato.

Nem mesmo as crianças escapam desse tipo de assunto. Mesmo se seu filho não sabe o que é BBB, um amiguinho pode saber e falar para ele, por exemplo. Mas, por outro lado, existem temas abordados no reality show que muitas vezes as crianças não vão entender, ou podem gerar polêmicas.

Então o que podemos ensinar aos pequenos por meio do campeão do BBB 24 e de toda a trajetória dos participantes no programa? Separei algumas dicas que podem ajudar:

Criança pode assistir o BBB?

O órgão que regula a classificação indicativa no Brasil é a Secretaria Nacional de Justiça (Senanjus), que por sua vez, faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo federal. No caso do Big Brother Brasil, a classificação etária indicativa é para maiores de 12 anos.

Porém, muitos pais não veem problema em deixar o filho acompanhar o show, seja por confiar que ele tem maturidade ou que o entretenimento irá prevalecer diante de dúvidas e assuntos polêmicos.

Além disso, não é só pela televisão que o BBB 24 é assistido. O fácil acesso a redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, Kwai, YouTube e X também tem conteúdo e gente que espalha o que está acontecendo na casa mais vigiada do país.

Com isso, se os pais não possuem um controle próximo do que os filhos estão acessando nessas mídias, o assunto possivelmente surgirá. Por fim, há também o contato boca a boca, ele pode ouvir conversas sobre BBB vindas dos coleguinhas da escola ou mesmo de adultos, e acabar se interessando.

Afinal de contas, o Big Brother Brasil é uma fábrica de memes, bordões e assuntos. Alguém pode falar “Calma, calabreso” e o seu filho vai acabar perguntando o que é isso, se referindo à briga que o campeão do BBB 24, Davi, teve com os participantes MC Binn e Lucas Buda, por exemplo.

O que fazer se meu filho quer assistir o BBB?

O ideal é tentar equilibrar o conteúdo quando as crianças forem atrás. Proibir pode ser uma má ideia, uma vez que os pequenos irão se rebelar e tentar assistir escondido, por exemplo. Portanto, vale seguir esses cuidados:

Imponha limites

Mostre que você está ciente de que ele pode acompanhar parte do conteúdo do BBB, mas com limites. Por exemplo, pode ser apenas a edição ao vivo até o horário indicado para irem dormir. Ou um vídeo de um momento chave do programa, como alguém vencendo uma prova ou atendendo ao Big Fone.

Seja parte do entretenimento

Você também precisa mostrar que está por dentro do assunto. Ele pode querer tirar dúvidas, conversar sobre temas que não conhece e falar de situações que vivenciou e que se assemelham ao que está acontecendo na casa. Se preferir, assista junto dele o programa para entender de onde vieram as questões.

Alterne com outros programas

Para cada quantidade de minutos assistidos de BBB, que tal balancear com outros filmes e atividades que podem educar seu filho? Tente combinar com ele de manterem um equilíbrio entre os dois entretenimentos, sem que isso seja uma obrigação.

Leia também: Crianças e telas: muito além do sim x não

O que podemos ensinar para as crianças com o BBB 24?

O BBB sempre faz com que termos, gírias, regionalismos e trejeitos acabem se popularizando. Por outro lado, há também assuntos delicados que podem servir do que não fazer para o seu filho. Veja exemplos baseados nessa última edição:

  1. Diversidade cultural

Uma das características que mais marcou o programa desse ano foi a pluralidade de participantes de diferentes estados brasileiros. Isabelle Nogueira, que ficou em terceiro lugar, foi uma participante que levou sua cultura do Amazonas e do festival de Parintins aos holofotes. É uma forma, por exemplo, de explicar para o seu filho sobre cultura dos povos indígenas, Boi Bumbá, Caprichoso e Garantido, Cunhã Poranga, entre outros termos que ficaram famosos na última edição.

E não só sobre ela. Matteus Amaral trouxe a cultura da região do Alegrete, no Rio Grande do Sul, por meio de costumes como música, trajes e chimarrão. Alane Dias ensinou sobre cultura paraense, com destaque para o carimbó e o círio de Nazaré. Giovanna Marinho, a Pitel, falou sobre Alagoas e até chegou a usar um vestido de filé, uma renda que é patrimônio imaterial do estado. Então vale a pena mostrar toda essa diversidade aos pequenos.

  1. Amizade e respeito

Outro destaque do BBB 24 foram as amizades ali formadas. O campeão do BBB 24 Davi criou um laço para toda vida com a cunhã Isabelle. Bia e Alane, Fernanda e Pitel, Michel, Raquelle e Giovanna, Yasmin e Wanessa… foram muitos os exemplos de amizades e lealdades dentro do jogo, que podem servir para mostrar esse sentimento aos mais novos.

Já o participante Matteus ficou conhecido pelo seu excesso de gentileza, agradecendo até mesmo a produção após sair do momento do voto no confessionário. Os participantes também agradeciam ações patrocinadas e ao povo brasileiro após voltarem de paredões, o que pode acabar sendo um exemplo para as crianças entenderem sobre gratidão.

Por fim, mesmo após brigas feias e que quase terminaram com expulsões, o respeito permaneceu acima de tudo, o que permite aos pequenos compreenderem sobre respeitar ao próximo.

  1. Regras e consequências

Participantes como Bia e Alane ficaram marcadas por cometerem infrações que, consequentemente, levavam ao desconto de estalecas, a moeda do BBB. Elas chegaram a se vestir com cascas de fruta, pular em artistas que visitavam a casa, mexerem em flores que faziam parte da decoração do cenário, entre outras situações que infringiram o código de conduta do reality.

Essa pode ser a deixa para mostrar que, em uma sociedade, tal qual no BBB 24, existem regras a serem cumpridas e punições caso elas não sejam consideradas.

Para saber mais sobre o que ensinar as crianças com o campeão do BBB 24, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar infantil.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações de profissionais habilitados. 

Referências bibliográficas:

Seen on TV. Talking With Kids, acesso em abril de 2024.

Deixe um comentário

Fechar menu