No momento, você está visualizando Teste de análise da microbiota da criança

Teste de análise da microbiota da criança

Saiba tudo sobre esse exame que ganhou fama nos últimos anos

Ao decorrer da infância, as crianças podem acabar tendo que passar por uma série de exames médicos, campanhas de vacinação e outros testes clínicos para protegê-las de possíveis complicações de saúde, especialmente nos primeiros anos de vida.

E um destes exames que tem se popularizado nos últimos anos é o teste de análise da microbiota intestinal. Usado para identificar bactérias e outros micro-organismos que habitam o sistema digestivo, ele pode auxiliar os pais a entenderem como o intestino de seus filhos reage a determinados alimentos e combate doenças.

Mas será que ele é realmente eficaz? E quanto ele costuma custar? A seguir, eu vou te explicar tudo sobre esse teste e suas características:

O que é e qual é a função da microbiota?

Você já ouviu falar que todo ser humano possui uma impressão digital única? Essa qualidade exclusiva não serve apenas para as pontas dos dedos, mas também para o intestino de cada um, e trata-se do que os profissionais de saúde chamam de microbiota intestinal.

Ela é nada mais do que um grupo de microorganismos que se dividem no organismo e o mantêm em equilíbrio no dia a dia, para garantir as defesas de que seu organismo precisa.

Uma microbiota equilibrada, por exemplo, tem o poder de evitar desconfortos gastrointestinais, de absorver nutrientes essenciais, de aumentar a imunidade, de melhorar a qualidade do sono, de manter o humor estável e de precaver a fadiga e o cansaço na rotina.

Mas ela requer ainda mais atenção na infância! O motivo é que são justamente nos primeiros anos de vida que ela começa a ser formada para valer, e isso pode impactar com o passar dos anos na qualidade de vida e alimentação que o corpo terá.

Como a microbiota pode ser alterada?

Para moldar a microbiota intestinal, é importante manter hábitos saudáveis na rotina, como praticar exercícios físicos, ter uma boa noite de sono e, principalmente, uma alimentação adequada às necessidades nutricionais de cada pessoa, que corresponde a cerca de 75% da composição da microbiota.

Nela, não podem deixar de faltar alimentos prebióticos e probióticos. O primeiro grupo inclui as populares fibras, e está presente em grãos integrais, cereais, verduras, frutas, legumes, entre outros ingredientes.

Já os probióticos são micro-organismos que podem ser benéficos à saúde, e costumam incluir as bifidobactérias e os lactobacilos. É possível encontrá-los em alimentos fermentados, como alguns tipos de leite, queijo e iogurte, além de kefir e conservas naturais. Eles também são encontrados em forma de suplemento por cápsulas, líquidos ou pós para preparo imediato, que podem ser misturados em água ou em refeições.

No entanto, a versão suplementar é a mais adequada para as crianças, uma vez que, até seis meses de idade, a alimentação deve ser feita apenas por meio do aleitamento materno e, até os dois anos, a introdução de sólidos deve restringir alguns alimentos, incluindo o leite de vaca e seus derivados.

Antes de optar pelo uso de probióticos, não deixe de consultar o seu pediatra para entender como e quando começar a suplementá-los para o seu filho.

O que é o teste de análise da microbiota?

Análise da microbiota
Imagem: Canva

O teste de análise da microbiota é um exame que tem ganhado popularidade nos últimos anos para o paciente poder compreender as bactérias que estão presentes em seu intestino e quais alimentos podem ou não ser aliados do seu funcionamento.

Para fazê-lo, basta que o paciente realize um exame de fezes. O material recolhido será analisado em laboratórios para identificar as bactérias e outros micro-organismos que estão presentes no intestino, por meio do sequenciamento genético das cepas vivas.

No caso das crianças, sugere-se que ele seja realizado apenas a partir de três anos, e sem o uso de suplementos previamente para não alterar a composição de micro-organismos durante a análise da microbiota.

Os pais precisam preencher uma autorização para realizar o exame e ele deve ser recomendado por um profissional de saúde, que também irá explicar os resultados apresentados no teste posteriormente.

Para que serve a análise da microbiota?

Alguns médicos defendem que o exame é um importante indicador de quais bactérias podem estar causando desconforto, dores, cólicas e outros tipos de sintomas gastrointestinais. Quando a criança apresenta esses indícios e não se sabe a causa, a análise da microbiota pode ser indicada.

Porém, outros médicos sugerem que o exame sirva para outras funções, como saber o que está afetando o sistema imunológico, além de comportamentos no humor e na saúde mental dos pequenos, uma vez que existe um eixo que liga o intestino ao cérebro.

Contudo, nesse segundo caso, alguns especialistas recomendam cautela, uma vez que essa utilização do teste ainda está  em fase de estudos e seria mais indicado esperar em torno de cinco a dez anos para uma análise da microbiota mais avançada ser produzida.

Quanto custa a análise da microbiota?

Por mais que cada laboratório cobre um preço diferente para fazer a análise da microbiota, o valor médio do exame custa entre R$1.500 e R$3.000, dependendo da localidade, disponibilidade e urgência do procedimento. Além disso, ele não está disponível em serviços de saúde pública.

Como regular a microbiota intestinal das crianças?

Com algumas pequenas atitudes no dia a dia, você pode ajudar a construir uma microbiota mais saudável para seu filho:

Incentive atividades ao ar livre

Crianças que passam o tempo inteiro em ambientes fechados e usando aparelhos eletrônicos podem ter uma maior dificuldade para pegar no sono e, como consequência, isso interfere na saúde da microbiota intestinal. Deixe que os pequenos tenham mais contato com a natureza e pratiquem exercícios e brincadeiras em ambientes externos, sempre com supervisão.

Cuide da alimentação

Comece sendo o exemplo à mesa, comendo uma diversidade de alimentos, especialmente os ricos em fibras, como verduras, frutas e legumes. Incentive-o a provar, a partir do primeiro ano, fontes de laticínios, como queijo, iogurte natural e leite desnatado. Torne as refeições um momento de lazer e diversão para a família e escolha as frases certas na hora de comer.

Siga as recomendações médicas

Por fim, vale ressaltar, não deixe de fazer as consultas periódicas com o pediatra para saber mais a respeito do exame, dos cuidados diários e se é necessário suplementar probióticos na rotina das crianças.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre a análise da microbiota das crianças? No meu Instagram @gibelarmino_  você confere mais dicas!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

The Importance of Good Gut Health in Children. Only About Children, acesso em maio de 2023.

The Importance of Good Gut Health in Kids. AAPRI, acesso em maio de 2023.

What You Need to Know About Improving Your Child’s Gut Health. Stanford Medicine, 2022.

Gut Health Testing – All Your Questions Answered. HealthPath, 2021.

Deixe um comentário

Fechar menu