Veja o que muda na alimentação e sono dos pequenos conforme eles crescem
Entender as necessidades dos recém-nascidos pode ser uma tarefa difícil para muitos pais. Por isso, uma das formas de se adaptar no começo é criar a chamada rotina do bebê, que conforme passam os meses, vão ganhando novas mudanças e facilidades.
Por isso, vou te ajudar a se organizar pra valer no primeiro ano de vida do pequeno, listando o que fazer em cada mês para você adotar a rotina do bebê como parte do seu dia a dia:
O que é a rotina do bebê?
A rotina do bebê é uma fase em que é preciso compreender as necessidades e horários da criança. Para isso, é importante saber o que ela pede, e isso costuma estar englobado na sigla C.A.S.T., um acrônimo para Comida, Atividade, Sono e Tempo e que foi desenvolvido como um método por Tracy Hogg, autora do livro “A encantadora de bebês”.
Já expliquei em um vídeo aqui no De Mãe em Mãe um pouco sobre como funciona o método, mas para contextualizar, ele consiste em distribuir o dia do bebê de acordo com a ordem do acrônimo: primeiro a Comida, ou seja, a hora de amamentar o bebê; depois a Atividade, para desassociar a hora de comer do momento de dormir; seguida pelo Sono e, por fim, o Tempo para você, para melhorar o bem-estar maternal.
Quando o bebê começa a ter rotina?
Apesar de existirem divergências na área científica sobre esse assunto, boa parte dos médicos defende que a rotina dos bebês começa pra valer entre dois e quatro meses de vida.
O motivo é que nessa fase, os pequenos começam a ter hábitos de sono e de alimentação mais constantes do que no primeiro mês, o que permite que os pais encorajam o filho a seguir um cronograma mais bem definido ao tempo deles também.
Mas, por experiência própria, você pode aplicar o método C.A.S.T. de rotina assim que chegar da maternidade. Quanto antes você sinalizar para o seu bebê que existe uma ordem de acontecimento, antes ele vai entender.
Qual é a fase mais difícil de um bebê?
Essa também é uma pergunta relativa, uma vez que cada mamãe pode sentir diferentes questões em cada fase de adaptação. Porém, muitas mães, especialmente as de primeira viagem, dirão que os quatro meses iniciais são os mais complicados, uma vez que tudo é novidade e ainda é preciso entender as necessidades do bebê por conta própria. Além do que, nesse período as próprias mães estão passando pelo puerpério, o que torna a percepção do momento também mais difícil.
Como organizar a rotina do bebê?
Dos cuidados da alimentação até a hora do sono, é possível fazer a rotina do bebê ser mais tranquila e de acordo com o seu dia. Separei a seguir o que dá para fazer em cada fase do primeiro ano de vida, com materiais que você pode baixar aí na sua casa para entender melhor cada período:
Rotina do bebê de 1 a 5 meses
Nessa fase inicial, é importante levar em conta que a organização dos acontecimentos não deve ser imposta para o bebê, e ele precisa seguir suas particularidades e a rotina da família.
A alimentação ainda é exclusivamente feita por amamentação, e por isso, deve ser feita aproximadamente a cada 3h ou quando o bebê tem fome. No caso do sono, vale seguir a ordem banho, casa mais escura e silenciosa e pijama para ajudar. Vale também ficar atenta às janelas de sono do bebê, e respeitá-la em sintonia com o seu próprio horário de dormir.
Veja um exemplo de rotina de 1 a 5 meses clicando aqui.
Rotina do bebê de 6 meses
A partir dos seis meses, algumas mudanças começam a surgir na rotina do bebê. O leite ainda é o principal alimento, mas os pais podem optar por dar início à introdução alimentar complementar. A rotina do sono permanece a mesma, mas a janela de sono passa a ser um pouco maior, cerca de meia hora a mais para descansar.
Veja o cronograma dessa fase clicando aqui.
Rotina do bebê de 7 meses
Essa fase é um pouco similar à de seis meses, mas a grande mudança está no fato de o bebê, em alguns casos, sentir menos fome ao longo do dia. Isso faz com que a frequência de mamadas seja reduzida gradualmente, de acordo com as necessidades da criança. Quanto ao sono, a rotina do bebê permanece a mesma.
Veja o cronograma dessa fase clicando aqui.
Rotina do bebê de 8 meses
Ao completar oito meses, a rotina do bebê passa por mais algumas mudanças. Na alimentação, o aleitamento se torna em definitivo algo por livre demanda, mas ainda serve como principal alimento do pequeno. Em relação ao sono, a mamada dos sonhos, que é aquela última mamada antes do bebê dormir, não precisa ser realizada caso a mãe prefira.
Veja o cronograma dessa fase clicando aqui.
Rotina do bebê de 9 meses
A alimentação segue de maneira similar à dos oito meses, mas os hábitos de sono podem mudar. A quantidade de sonecas ao longo do dia diminui e, por conta disso, a janela de sono passa a aumentar no tempo, indo de duas horas para três horas em meia, em média.
Veja o cronograma dessa fase clicando aqui.
Rotina do bebê de 10 a 12 meses
Por fim, nesse período, as mudanças tanto em alimentação quanto em sono que começaram nos meses anteriores passam a ser ainda mais perceptíveis. O aleitamento materno ainda é a principal fonte de nutrientes, mas cada vez mais o bebê pode passar a aceitar frutas e outros alimentos sólidos.
Quanto ao sono, a janela de sono fica entre três horas e três horas e meia, já que o número de sonecas diminuiu. Além disso, o tempo para brincadeiras e atividade tende a aumentar também.
Veja o cronograma dessa fase clicando aqui.
E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre como montar a rotina do bebê? No meu Instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
Newborn sleep: responsiveness and routines. Raising Children, 2022.https://raisingchildren.net.au/newborns/sleep/settling-routines/newborn-sleep-routines#:~:text=Most%20newborns%20spend%20most%20of,during%20the%20day%20and%20night.Elizabeth D. Baby schedules: Why, when, and how to start a routine. Babycenter, 2022. https://www.babycenter.com/baby/schedules/the-basics-of-baby-schedules-why-when-and-how-to-start-a-rou_3658352