O nascimento dos dentes do bebê é um assunto que tanto os pais de primeira viagem quanto os já experientes na aventura de criar um filho têm suas dúvidas quando o assunto é a higiene bucal da criança e a principal dúvida é a partir de quando a criança deve visitar o dentista?
O bebê deve ser levado ao dentista após o aparecimento do primeiro dentinho de leite. Nessa primeira consulta os pais receberão orientações quanto à alimentação do bebê, a forma mais correta para escovar os dentes do bebê, o tipo de escova ideal e a pasta de dentes que deve ser utilizada.
Depois da primeira consulta, o bebê deve visitar um odontopediatra de seis em seis meses, para acompanhar o aparecimento dos dentes e prevenir cáries. Além disso, deve-se levar o bebê ou a criança ao dentista se:
- Perceber sangramento da gengiva;
- Perceber algum dente escuro;
- O bebê chorar quando comer ou escovar os dentes;
- Algum dente quebrado.
- Os dentes do bebê começam a nascer tortos ou afastados
Mesmo que a primeira consulta com o odontopediatra seja apenas após o nascimento do primeiro dentinho, a higiene bucal do bebê deve ser realizada desde o nascimento. Desta forma, antes dos dentes do bebê nascerem, as gengivas, as bochechas e a língua do bebê devem ser limpos com uma gaze e água filtrada pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas à noite antes do bebê dormir.
Depois da erupção dos primeiros dentes de leite, a higiene oral do seu bebê deve ser realizada da mesma maneira que a dos outros membros da família, isto é, como a primeira tarefa da manhã e a última tarefa da noite, e se possível, depois das refeições.
E como deve ser feita a escovação após o nascimento dos dentes?
- A higiene precisa ser realizada por um adulto, que deve apoiar a cabeça do bebê para melhor conforto dos dois.
- Use uma escova própria para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias e creme dental com flúor.
- Coloque na escova uma pequena quantidade de creme dental: crianças que não sabem cuspir, do tamanho de um grão de arroz cru, crianças que sabem cuspir: tamanho de um grão de ervilha .
- Escove com movimentos leves e fique atento para passar por todos os lados de todos os dentes do bebê. Se alguma parte não for escovada, poderá surgir cárie.
- Se o bebê apresentar dentes juntos, deve ser usado também o fio dental para remover restos de alimentos e placa bacteriana dos locais onde a escova não alcança.
- Por último, não se esqueça de escovar a língua do bebê!
- Você também pode estimular a higiene bucal dando o exemplo e fazendo a sua higiene bucal na frente dele. Eles imitam muito os adultos!
No post abaixo eu mostro em vídeo e na prática como fazer esse passo a passo:
Na minha experiência com o Gustavo e Murilo, entendo que muitas vezes há o desafio da criança realizar essa rotina, mas a repetição e o exemplo ajudam muito. Outra dica que funciona aqui é deixar a criança escovar do jeito dela e o adulto repassar a escovação depois. Músicas e historinhas também fazem parte da rotina da escovação por aqui. Deixe no comentário como é essa rotina na sua casa, vou adorar saber e dividir com vocês esse momento.
A maioria dos pais ficam um pouco preocupados quando trata-se da saúde de seu bebê e eu espero que esse conteúdo tenha te ajudado a elucidar uma delas.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências
Sociedade Brasileira de Pediatria. Guia de saúde oral materno-infantil. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Guia-de-Saude_Oral-Materno-Infantil.pdf.
Associação Brasileira de Odontopediatria. Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5385038/mod_resource/content/1/ABOPED%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20pais%20cuidados%20s%C3%A1ude%20bucal%20beb%C3%AA%20crian%C3%A7as.pdf