De Mãe em Mãe

Os 10 itens mais usados nos primeiros meses do bebê

Para as mamães de primeira viagem, a ansiedade pode parecer inacabável até a chegada do bebê. E nesse processo, é comum a família se preparar para ter tudo que o recém-nascido vai precisar à disposição, das fraldas às pomadas. Precisamos tomar cuidado para a ansiedade não dar lugar ao consumismo e sair comprando tudo e mais um pouco. Por isso, é essencial saber quais são os itens mais usados nos primeiros meses do bebê, assim fazemos compras mais assertivas e realmente úteis!

Aqui no De Mãe em Mãe eu já publiquei uma lista com tudo o que você precisa para o enxoval e também um conteúdo ensinando como fazer um enxoval minimalista e sustentável, mas funcional.

Pensando em ajudar ainda mais nessa fase dos primeiros três meses do bebê, separei os 10 itens mais usados nos primeiros meses do bebê, com base na minha experiência com meus dois filhos e que, com certeza, farão a diferença. Confira:

10 itens mais usados nos primeiros meses do bebê

itens mais usados nos primeiros meses do bebê
Imagem: Canva

Muito além do carrinho de bebê e das fraldas, anote na sua lista de enxoval esses objetos que certamente facilitarão sua rotina!

1. Kit farmácia

Aqui eu nem vou entrar nos méritos dos medicamentos e afins, pois cada bebê pode sentir diferentes sintomas e apenas o pediatra vai saber recomendar os remédios certinhos. Mas há itens que fazem parte da rotina e que hora ou outra, vão ser necessários aqui.

Então separa uma maletinha com o seguinte: termômetro de testa (faz MUITA diferença não precisar esperar um minuto segurando termômetro digital embaixo do braço do bebê), pois as febres e cólicas nessa fase da vida são mais constantes; um aspirador nasal, que vai facilitar a sua vida quando seu bebê estiver congestionado, porque eles não sabem assoar o nariz; seringa de plástico e colher de silicone, para ajudar na oferta dos remédios líquidos orais; cortador de unhas, pois as unhas deles crescem bem rápido, nebulizador para ajudar a hidratar vias aéreas, principalmente no inverno ou cidades com ar mais seco e bolsa quente para microondas para bebê, com função de ajudar nas cólicas.

2. Roupas de cama

Uma fralda solta ou uma noite de enjoos pode causar uma bagunça e tanto no berço do bebê. Portanto, sempre tenha à disposição uns três ou quatro lençóis para cobrir a caminha do bebê.

Vale a pena também investir naquelas capas impermeáveis, para não deixar o líquido vazar na parte almofadada e colchão. São mais caras, mas muitas vezes compensam na hora da limpeza.

3. Paninhos

Tem gente que chama de fraldinha de pano, outros de cueiro. Mas independente do nome, aqueles panos de flanela ou algodão são super úteis para várias ocasiões. E para limpeza então, nem se fala. Na hora de colocar o bebê para arrotar após a hora de mamar, ele pode deixar um pouco de líquido voltar, daí a necessidade dos paninhos, na hora de trocar para forrar o trocador, enfim, muitas funções, então tenha sempre alguns à disposição. 

4. Travesseiro antirrefluxo

Com um formato triangular e um ângulo de até 45º de inclinação, esse tipo de travesseiro é bastante versátil para as mamães que querem deixar os filhos descansando após amamentarem. Como o nome sugere, ao se deitar no travesseiro, o risco de o bebê sentir refluxo do leite materno é menor, por conta da angulação. 

Imagem: Canva

5. Kit banho

Além do kit farmácia, esse outro pode ser essencial para quando você tiver que sair para viajar, por exemplo. Mesmo em casa, ele também é bem útil no dia a dia, e sempre que acabar um item, é só lembrar de repor. Aqui vai a lista:

6. Kit fraldas

Complementando o kit banho, esse kit inclui não somente as fraldas, mas também um trocador apropriado para quando você estiver fora de casa. Sugiro também comprar capas protetoras e impermeáveis para os trocadores, para não ter problemas na hora de lavá-lo.

Podem fazer parte ainda desse kit objetos como algodões, cotonetes, pomadas para assadura, óleos essenciais de bebês, lenços umedecidos e uma garrafinha térmica com água morna, que facilita a limpeza. 

7. Meias

Quando se fala em roupas extras para os bebês, todo mundo vai lembrar dos bodies e macacões. Mas uma dica que nem sempre é lembrada é a de levar pares extras de meias. O bebê não pode usar cobertores e nem chapéus nos primeiros meses de vida, só depois de crescer um pouco.

E para esquentá-lo, a melhor forma é colocar uma meia, que vai aquecer os pés do pequeno até ele se sentir mais confortável. Luvas também podem ser usadas nas mãos, mas lembre-se de tirá-las quando ele for mamar. E por fim, fique de olho sempre para que elas não caiam no chão, especialmente se estiver andando com ele no colo.

8. Bomba extratora de leite

Essa aqui é uma dica para mamães, mas que deve estar presente no enxoval porque, de certa forma, vai facilitar a rotina dos bebês também. É normal que a produção de leite seja maior durante os primeiros meses em algumas mulheres, e isso pode acabar causando ingurgitamento mamário, o famoso leite empedrado,  o que por sua vez, dificulta na hora do recém-nascido mamar e causa dores. 

Por isso, a bomba pode auxiliar nesse processo, extraindo o excesso de leite e aliviando as dores no peito. Além disso, ele é capaz de deixar uma reserva de leite para o bebê em momentos em que você precisar se ausentar por algum motivo ou emergência.

9. Esterilizador de micro-ondas 

Hoje em dia existem diversas opções de esterilizadores, mais modernos e elétricos, mas mesmo o mais simples, de micro-ondas, eu utilizei muito e acho indispensável! Como eu sempre extraí leite, eu fazia a esterilização de todas as peças do extrator nesse esterilizador, além de chupetas e mamadeiras. Mesmo que você não use chupeta e mamadeira, o esterilizador é útil para, como falei, higienizar as peças do extrator de leite, os potes de armazenamento do leite materno, seringas utilizadas para dar medicamento e fazer lavagem nasal… É muito útil e importante! 

10. Babá eletrônica

Para as mamães que não têm um co-sleeper em casa ou a possibilidade de deixar o berço no mesmo quarto, esse item é uma forma de saber como está o recém-nascido no quarto ao lado. Eu usei demais com os dois, e ainda hoje tenho câmera no quarto deles  que me permite ver se algo está acontecendo durante a noite sem ter que me levantar e atrapalhar o sono deles. 

Opte por uma babá eletrônica que tenha captação de som e luz noturna também, assim você fica atenta a tudo que acontece!.

E aí, gostou da lista? Ou faltou algum item? Se você é mamãe e tem outros itens mais usados nos primeiros meses do bebê, coloca aqui nos comentários pra gente ampliar essa conversa!

No meu Instagram @gibelarmino_  você confere mais dicas de como se preparar para a chegada do bebê.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Baby Essentials for the First 3 Months (from a mom of 5). Growing Serendipity, 2021.

Everything You Need for Your Newborn Baby. Verywell Family, 2022.

Sair da versão mobile