Do verão ao inverno, veja quais cuidados tomar com os pequenos
Você provavelmente já ouviu falar que é importante seguir uma rotina de cuidados com a pele, aplicando protetor solar, hidratantes e fazendo uma esfoliação adequada. Porém, não são apenas os adultos que precisam se atentar a esse assunto!
As crianças também precisam de cuidados com a pele, para evitar doenças, se proteger dos raios solares e manter o corpo hidratado. Por isso, separei a seguir o que é necessário levar em conta em cada estação do ano para os pequenos:
Qual a importância do cuidado com a pele das crianças?
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, e durante a infância, ela ainda está na sua formação e desenvolvimento. Por isso, criar uma rotina de hábitos de limpeza cutânea desde cedo pode prevenir um desgaste conforme seu filho envelhece.
Além disso, é nessa fase da vida que temos mais contato com microrganismos e sujeira, e, portanto, a pele estará mais propensa a lidar com problemas. Não suficiente, a pele dos pequenos é mais fina e retém menos líquidos, o que pode impactar na saúde de outras formas, como em machucados e feridas, ou mesmo em uma desidratação.
Quais são os cuidados diários com a pele das crianças?
Existem três principais cuidados que devem ser levados em consideração com a criançada quando o assunto é saúde da pele. O primeiro é a higiene diária com água e sabão. Seja na hora do banho ou para lavar as mãos antes de comer, essa etapa não pode ser negligenciada.
O segundo é aplicar o protetor solar sempre que for sair de casa, independentemente se o tempo está ensolarado, nublado ou chuvoso. Por fim, mas não menos importante, o terceiro é usar um hidratante sempre depois que o pequeno sair do banho, para manter a pele dele hidratada por mais tempo.
Como cuidar da pele das crianças em cada estação?
Faça frio ou calor, os cuidados com a pele infantil não podem parar. Veja como isso muda de acordo com o mês:
Outono
A estação é conhecida por ser uma transição da umidade do verão para a secura do inverno. Por isso, precisa servir como um momento de adaptação entre as duas. Alguns problemas de saúde comum costumam incluir pele seca, eczemas e assaduras nas crianças.
Para tratar, mantenha o uso diário de hidratantes dermatologicamente aprovados para uso infantil, diminua a quantidade de banhos diários de dois para um, mas ao mesmo tempo, não use água quente no processo, e sim água em temperatura morna ou ambiente.
Um truque que já ensinei aqui é, se a temperatura do ambiente estiver muito baixa, coloque um aquecedor de ambiente no banheiro. Assim você consegue deixar a água mais morna sem que as crianças passem frio.
Lembre-se sempre de hidratar os pequenos com frequência e de colocar roupas apropriadas para o tempo em ambientes externos, como gorros e luvas nos dias de frio. Por fim, não se esqueça de aplicar o protetor solar mesmo quando estiver chovendo.
Inverno
Nessa estação, o frio pode dar a falsa impressão de que a pele está hidratada, mas a verdade é que ela pode apresentar mais secura e sinais de desidratação. Por isso, vale a pena até mesmo aplicar o hidratante mais de uma vez por dia nesse período.
Em relação aos banhos, priorize dá-los de dia, já que as noites costumam ser mais frias. A água deve ser em temperatura morna e não deve durar longos períodos. Mesmo sendo inverno, a aplicação do filtro solar deve ser mantida em ambientes externos.
E por ser uma época mais propícia às alergias nas crianças, eu preparei um texto à parte explicando com mais detalhes como fazer para evitar esse problema de saúde durante o inverno, vale a pena conferir: clique aqui.
Primavera
Os dias passam a ficar mais quentes, mas o frio ainda pode aparecer como parte da transição de temperaturas. Nessa estação, os cuidados são similares aos do inverno. Em dias de mais calor, vale a pena dar mais de um banho por dia na criança.
O filtro solar deve seguir sendo aplicado, preferencialmente com fator 30 FPS ou similar, pelo menos 30 minutos antes de sair. Quanto à hidratação, pode voltar a ser uma vez ao dia ao invés de duas, como no inverno.
A primavera também é uma época em que as crianças voltam a brincar fora de casa com mais frequência, o que aumenta o risco de infecções cutâneas por pólen, microorganismos ou poeira. Fique de olho caso seu filho apresente sintomas relacionados às mudanças da estação e encaminhe-o a um dermatologista quando necessário.
Verão
Na estação mais quente de todas, o banho é parte fundamental do cuidado com a pele. Dois banhos ao dia, com água morna ou fria, são indicados para manter a pele dos pequenos limpinha e saudável.
Outro ponto importante é a hidratação. Aumente a ingestão de líquidos como água, sucos, chás gelados e água de coco nesse período para que a pele não resseque. Já o filtro solar deve ser aplicado e reaplicado com mais atenção, uma vez que o sol está mais incidente. Se possível, evite o horário de exposição entre 10h e 16h.
O que não fazer na pele das crianças?
Agora que você já sabe os cuidados com a pele das crianças em cada estação, é importante também ver o que evitar em qualquer época do ano:
Usar produtos para adultos
O mesmo xampu e sabonete que você usa na sua rotina pode não ser apropriado para as crianças, especialmente entre recém-nascidos. É sempre importante procurar opções que sejam específicas para os pequenos, que foram dermatologicamente testadas e comprovadamente foram certificadas como antialérgicas.
Aqui no De Mãe em Mãe eu preparei uma lista com opções de sabonete líquido ideais para os recém-nascidos, vale a pena dar uma olhada antes de comprar o primeiro produto que você encontrar no mercado. Confira aqui.
Não seguir instruções dos fabricantes
Nos rótulos dos produtos como filtro solar, xampu e hidratante, certamente você encontrará instruções de uso sobre como aplicar e passar os cosméticos. Por isso, sempre tente seguir o que foi recomendado ao invés de estipular a forma de aplicação.
Dar um banho quente e longo
A temperatura da água influencia no quão seca ou hidratada ficará a pele da criança. Quanto mais quente, mais ela poderá apresentar indícios de que está seca. O mesmo ocorre quanto ao tempo: banhos de cinco a dez minutos são mais indicados para a saúde da pele.
Negligenciar outros cuidados
Para que a pele fique em dia, não vale apenas seguir as recomendações com os produtos, mas também aliar uma alimentação saudável, hidratação constante, movimentar-se e dormir bem. Em conjunto, essas atitudes ajudam umas às outras.
Ficou com mais alguma dúvida sobre cuidados com a pele das crianças? No meu Instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
Skin-Care Tips for Children. Universal Dermatology and Vein Care, 2018.
Guiding Parents Through A Safe and Effective Pediatric Skincare Routine. Practical Dermatology, 2019.
Autumn baby skin care: understanding and treating common issues. BBox, 2023.
Winter Skin Care Tips for Kids. Forefront Dermatology, acesso em março de 2023.
Skincare Tips For Kids In Spring. Princeton Academy, acesso em março de 2023.
Apply often: 5 summer skin care tips for kids. Teladoc Health, acesso em março de 2023.