De Mãe em Mãe

Protetor solar infantil: como escolher e passar?

Veja o que não pode faltar na hora de checar o rótulo desse tipo de produto

Você sabe a diferença entre os principais tipos de protetor solar infantil disponíveis no mercado? Para muita gente, pode parecer que esse tipo de proteção é excessiva, que todos os produtos são iguais, mas saiba que o uso não é à toa, e que existem diferenças importantes na hora de comprar o filtro solar mais indicado para cada família.

Para entender um pouco mais a respeito dessas distinções, eu separei a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de protetor solar infantil, como aplicá-lo e também o que fazer caso o seu filho fique queimado por conta dos raios solares:

Por que é importante passar protetor solar nas crianças?

Seja para ir até a escola, para um passeio no parque ou uma ida à praia, o protetor solar infantil precisa ser um item indispensável toda vez que seu filho precisar sair de casa. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aproximadamente 75% da exposição solar acumulada durante a vida irá ocorrer até os 20 anos.

Isso acontece por dois motivos. Primeiro, a exposição solar na infância é mais frequente, uma vez que os pequenos passam mais tempo brincando e fazendo atividades ao ar livre do que os adultos.

E o segundo fator é que a pele das crianças, independentemente do tom e da quantidade de melanina, é mais frágil do que a dos mais velhos. O órgão continua em desenvolvimento, e qualquer exposição excessiva ao sol pode ocasionar em lesões e queimaduras.

Ainda segundo a SBP, os pais não podem se esquecer que o efeito da radiação solar é cumulativo, ou seja, condições como o envelhecimento precoce e até mesmo o surgimento de câncer de pele podem surgir por conta da exposição solar na infância.

Como expor as crianças de forma segura sob o Sol?

Antes de mais nada, esse tipo de exposição deve ser feita apenas a partir dos seis meses. Bebês recém-nascidos devem evitar ficar sob a luz solar, e sempre que for necessário sair de casa, os pais precisam vesti-los com roupas leves e que cubram as pernas e os braços, além de um chapéu com aba.

Quanto às crianças com mais de seis meses, a exposição ao sol pode (e deve) ser feita, principalmente por conta da absorção de vitamina D que vem dos raios UVB, mas alguns cuidados são necessários. Para isso, procure evitar os horários de pico do Sol, entre 10h da manhã e 16h da tarde. Além disso, o uso do protetor solar infantil se faz necessário.

O que observar antes de comprar um protetor solar infantil?

protetor solar infantil
Imagem: Canva

Veja a seguir os fatores mais importantes na hora de ler o rótulo dos filtros solares para crianças:

FPS

O FPS nada mais é do que o fator de proteção solar. Ele é uma maneira de medir a quantidade de tempo de proteção da pele contra a radiação ultravioleta B (UVB) que um produto tem. Eles são classificados numa escala que vai de 2 a 80+, com base no tempo de proteção que oferecem.

A recomendação é optar por um com fator mínimo de 50 FPS para a pele infantil. Veja também se o protetor é de amplo espectro, que abrange também proteção aos raios UVA.

Hipoalergênico

Como o nome sugere, indica que o produto pode causar menos reações alérgicas à pele do que outros produtos. É importante consultar essa informação e fazer um teste na pele do bebê, aplicando apenas um pouco do produto no pulso interno e observar durante 24 horas antes de aplicar no restante do corpo.

Hidratação

Alguns protetores solares possuem hidratante na fórmula, o que permite além da proteção contra os raios ultravioleta, uma pele mais hidratada para a criança.

Resistência à água

Se seu filho já tem idade para ir à piscina ou para tomar um banho de mar, essa informação também pode ser útil. Observe quanto tempo a proteção dura enquanto a criança estiver molhada para poder reaplicar o filtro depois.

Tipo de protetor

Por fim, veja se o protetor é físico ou químico. O primeiro não é absorvido pela pele e pode ser indicado para casos em que a criança tem alergia a determinados componentes, enquanto o químico é a versão mais tradicional, indicada para a maioria das peles.

Quais são as opções de protetor solar infantil disponíveis no Brasil?

Selecionei abaixo 10 protetores solares infantis disponíveis no Brasil e organizei de acordo com FPS, formulação, poder de hidratação, entre outros:

MarcaNomeFPSHipoalergênicoHidratanteResistência à águaFísico / químico
LA ROCHE POSAYProtetor Solar Infantil Anthelios Dermo Pediatrics60SimSimAltaFísico
ANASOLProtetor Solar Infantil Anasol Kids90SimSimAltaFísico e químico
MUSTELAProtetor Solar Infantil Mustela Solaire Bébé-Enfant50SimSimAltaFísico e químico
COOPERTONEProtetor Solar Infantil Coopertone Kids50SimSimMédiaFísico e químico
AVÈNEProtetorSolar Infantil Avène Spray50SimSimMédiaFísico e químico
NEUTROGENAProtetor Solar Infantil Wet Skin Kids70SimAltaFísico e químico
MANTECORPProtetor Solar Infantil Episol70SimAltaFísico e químico
NIVEAProtetor Solar Infantil Nivea Sun Kids Sensitive Pure60SimAltaFísico e químico
NATURAProtetor Solar Infantil Natura Fotoequilibrio Criança60MédiaFísico e químico
JOHNSON & JOHNSONProtetor Solar Infantil Sundown Praia e Piscina Kids60NãoNãoAltaFísico e químico

Como usar o protetor solar infantil?

Basta seguir essas recomendações na hora de passar o produto:

Quantidade

Utilize a quantidade suficiente para cobrir as áreas expostas do corpo da criança, em especial o rosto, o nariz, as orelhas, os pés, as mãos, a nuca e as panturrilhas. Esfregue com cuidado para não machucar, mas também a ponto de não ficar com excesso aparente.

Momento certo

Lembre-se de aplicar o protetor solar infantil com, pelo menos, 30 minutos de antecedência ao sair de casa. O produto precisa desse tempo para ser absorvido pela pele do pequeno.

Condições climáticas

Está nublado ou mesmo chovendo? Isso não significa que não precisa passar protetor solar! Mesmo escondido nas nuvens, o Sol pode espalhar os raios ultravioletas, que ainda podem refletir em água, areia, neve e até concreto. Por isso, proteção é sempre bem-vinda!

Efeito temporário

Passaram-se duas horas da aplicação? Então é chegada a hora de reaplicar o produto! O tempo pode ser ainda menor caso seu filho esteja nadando, se secando com uma toalha ou mesmo suando muito, o que interfere nas camadas de proteção.

Áreas sensíveis

Tome cuidado com áreas como o redor dos olhos e as partes íntimas. Elas podem acabar irritadas com a presença do filtro solar e o bebê pode ter dificuldades para retirá-lo. Caso caia um pouco, limpe com ajuda de um pano úmido.

Leia também: Protetor solar e repelente: como usar nas crianças?

Como lidar com queimaduras de sol nas crianças?

Se mesmo o protetor solar infantil não foi o suficiente para lidar com as queimaduras, siga essas dicas para acalmar seu filho:

  • Caso o bebê tenha menos de um ano e sofrer com uma queimadura solar, busque imediatamente por auxílio médico. Para crianças mais velhas, é indicado apenas em casos de bolhas, erupções cutâneas, febre ou dores locais.
  • Aplique água fria por alguns minutos para aliviar a sensação de ardência que a criança está sentindo.
  • Você também pode dar leite materno ou água para as crianças reporem líquidos perdidos com o tempo exposto sob o Sol.
  • Medicamentos e loções pós-sol só devem ser indicadas com autorização de um médico. Leia atentamente os rótulos para saber se seu filho pode consumir ou usar o produto.
  • Por último, evite que seu filho fique exposto ao Sol nos próximos dias, até que a queimadura melhore.

Para mais curiosidades sobre os tipos de protetor solar infantil, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Sunscreen and sun safety. NHS, 2022.

Sun Safety: Information for Parents About Sunburn & Sunscreen. Healthy Children, 2023.

Fotoproteção na criança. SBP, acesso em novembro de 2023.

How to Choose & Use Sunscreen. Nemours Kids Health, 2021.

Sair da versão mobile