Ícone do site De Mãe em Mãe

Bebê de 6 meses: o que esperar?

bebê de 6 meses

Imagem: Canva

Etapa é marcada pelo início da introdução alimentar e das funções motoras mais coordenadas

A rotina do bebê de 6 meses é considerada como o ponto de virada para muitos pais. É a partir dessa idade que o pequeno pode começar a receber a introdução alimentar sólida, além de ocorrerem mudanças na hora de dormir e até mesmo no calendário de vacinação.

Os marcos de desenvolvimento também ficam mais nítidos, e não estranhe se o bebê começar a emitir mais sons e até mesmo fazer bolinhas de cuspe com a boca. E para compreender mais a respeito do dia a dia quando a criança chega à metade do primeiro ano, hoje vou explicar tudo que você precisa saber:

Como é a rotina de um bebê de 6 meses?

Enfim o bebê chegou aos famigerados seis meses de vida. É a idade em que, aos poucos, ele vai obtendo os primeiros sinais de autonomia e aprende mais a respeito do mundo ao redor.

Enquanto o quinto mês é marcado pela transição nos movimentos, o sexto é representado pela coordenação do corpo. Você irá reparar que o bebê ficará triste ou feliz, reagindo ao que lhe é oferecido, compreendendo um pouco mais as palavras dos pais, por exemplo.

Isso ocorre porque o cérebro da criança começa a ter uma ligação mais forte entre os lados esquerdo e direito, ampliando a noção e treinando a memória, permitindo que o pequeno reconheça os pais, avós, irmãos e outras pessoas.

Além disso, é o momento em que o organismo está preparado para começar a receber uma alimentação mais sólida, fornecendo nutrientes essenciais que ajudam no desenvolvimento infantil.

O que acontece com o corpo do bebê de 6 meses?

A partir dos 6 meses, o bebê passa a ter um maior controle manual, conseguindo agarrar objetos e movê-lo em sua direção. Ele pode conseguir passar o objeto de uma mão para outra e entender quando algo cai.

O rolamento, que começou lá no segundo mês, agora chega ao seu ápice, sendo basicamente contínuo. Por isso, é preciso tomar cuidado para que o pequeno não role na cama em um momento de desatenção ou durante a troca de fraldas, por exemplo.

A posição de engatinhar e o balanço da cabeça que tinham iniciado no quinto mês também ganham força. A mandíbula também fica mais forte, permitindo que o bebê treine melhor a mastigação, sendo um dos motivos pelo qual a introdução alimentar é recomendada nessa fase.

Alguns bebês, inclusive, podem começar a emitir sons semelhantes a palavras nessa idade, mostrando que querem a atenção dos pais para algo específico, como comida, banho ou brincadeiras.

Por fim, o desenvolvimento emocional é mais presente. Ele saberá se expressar melhor em momentos de alegria e tristeza, e entenderá isso no tom de voz e nos rostos das pessoas ao redor.

O que preciso fazer para o meu bebê de 6 meses?

Com mudanças na alimentação mais presentes, a rotina passa a ter novas nuances. E isso pode afetar o sono e outras atividades diárias também. Veja o que acontece em algumas delas a seguir:

Alimentação

Os pais podem iniciar a introdução alimentar a partir do sexto mês, o que possibilita que o bebê obtenha vitaminas, minerais e ácidos graxos capazes de estimular o desenvolvimento saudável do cérebro, dos nervos, da função imunológica e muito mais. Você pode começar oferecendo alimentos mais pastosos, como purês e frutas amassadas, e também um pouco de água com o auxílio de um canudinho.

Mas vale lembrar que a amamentação deve ser mantida, mesmo se o bebê começar a comer mais alimentos sólidos. Na dúvida, siga as recomendações do seu pediatra para equilibrar o aleitamento e a introdução alimentar sólida.

Sono

Em relação ao sono, você irá reparar que cada vez menos o bebê irá acordar no meio da noite, como fazia nos meses anteriores. Ele deverá dormir por cerca de onze horas seguidas, muitas vezes, e ainda pode tirar de um a dois cochilos no período diurno.

No entanto, isso não é uma regra, e também vale lembrar que no sexto mês de vida o bebê passa por um salto de desenvolvimento, o que pode afetar o sono. 

Banho

Os bebês conseguem se sentar um pouco mais nessa idade, o que permite que o banho seja feito de forma confortável. Muitos, inclusive, podem acabar gostando do momento e usando para brincar com a água. Não esqueça de continuar testando a temperatura da água, que deve ser morna.

Saúde

Com seis meses, o bebê completa o ciclo vacinal da terceira dose em três diferentes vacinas que recebeu nos primeiros meses. Ou seja, ele recebe mais uma dose da tetravalente, que evita a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite; a de VOP, que é a vacina oral contra a pólio; e a de hepatite B.

Quando devo me preocupar?

Caso o bebê de seis meses apresente um dos comportamentos a seguir, procure pela ajuda do pediatra ou dos serviços de saúde para entender o que está por trás:

Dificuldade de reconhecimento

Caso o bebê desvie o olhar quando os pais conversam com ele, ou não assimila funções básicas por conta de sons, ou gestos, é importante compreender o que pode estar causando essa desatenção e buscar formas de lidar com ela.

Falta de sons

Nessa etapa, o bebê tende a ser mais barulhento naturalmente, desde balbucios e palavras, até sons e gritinhos. Caso o seu filho não tenha o costume de emitir sons, converse com o seu pediatra para entender as possibilidades.

Para saber mais sobre a rotina do bebê de 6 meses, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo sobre maternidade, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar da mãe e dicas para empoderar seu maternar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Your baby’s growth and development – 6 months old. Pregnancy Birth&Baby, 2022.

6-Month-Old Baby. What to Expect, 2023.

SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Ministério da Saúde, acesso em fevereiro de 2024.

Sair da versão mobile