De Mãe em Mãe

Bebê de 2 meses: o que esperar?

Veja o que muda após o primeiro mês na rotina do recém-nascido

Após um primeiro mês repleto de novidades no universo maternal, o segundo mês é um momento de mudanças, em que o bebê está se desenvolvendo ainda mais rápido e, aos poucos, está se acostumando com o ambiente em que está inserido.

Por esse motivo, hoje vou detalhar tudo a respeito da rotina do bebê de 2 meses, o que os pais podem esperar, como funciona a questão do banho e também se o pequeno já reconhece ou não as vozes dos mais velhos:

Como é a rotina de um bebê de 2 meses?

Enquanto o primeiro mês foi de aprendizado e reconhecimento do ambiente, o segundo mês do bebê é uma transição entre essa fase e a exploração ao redor. É a etapa em que o recém-nascido passa a se soltar mais e começa a se importar com outras ações além de comer e dormir.

Por mais que o choro não cesse ainda nessa fase, o pequeno conseguirá emitir mais sons diferentes e se sentirá mais habilidoso com o próprio corpo. Por volta da sexta semana, ele passará a sorrir mais e reagir a brincadeiras feitas pelos pais.

Também é nessa fase que o bebê descobrirá que consegue usar as mãos, e por isso, passará a agarrar objetos e a fechar e abrir o punho com mais frequência. Esse é o início das noções de coordenação motora.

O mesmo pode acontecer com as pernas, que passam a chutar o ar mais vezes do que no primeiro mês. Alguns bebês podem até mesmo tentar rolar, mas nunca deixe eles fazerem isso sozinhos sem supervisão, para evitar acidentes.

Clique aqui para saber como organizar a rotina do bebê de 2 meses

O que acontece com o corpo do bebê de 2 meses?

A mudança mais perceptível nesse segundo mês é que o bebê terá ganhado peso, de até um quilo, em média. Suas feições passam a ficar mais arredondadas à medida que os músculos se desenvolvem. Além disso, ele terá crescido rapidamente, cerca de 2,5 a 3,8 cm em comparação ao mês anterior.

A razão é que, na sexta semana, os recém-nascidos passam por um surto de crescimento natural do corpo. E devido a isso, eles sentirão mais fome do que o habitual, o que para as mães pode parecer que ele não para de amamentar. Ele pode apresentar sinais de que quer se alimentar mais, como passar a mostrar a língua pra fora ou chupar os lábios.

Quando o bebê começa a reconhecer a mãe?

bebê de 2 meses
Imagem: Canva

Os olhos do seu bebê, que no primeiro mês podem ter ficado sem foco, começam a se mover juntos a maior parte do tempo agora, pois ele faz um reconhecimento do rosto da mãe e do pai mais claramente.

O bebê olhará para você quando falar com ele e poderá reagir a alguns sorrisos. Ele vai gostar de olhar para objetos com padrões e cores mais complexas, desde brinquedos até roupas. Portanto, o reconhecimento começa nessa fase, ainda que em momentos iniciais e apenas de curto alcance da visão.

O que preciso fazer para o meu bebê de 2 meses?

Os cuidados básicos do primeiro mês devem prosseguir ao longo das semanas seguintes, mas com pequenas mudanças:

Alimentação

A amamentação deve continuar sendo a forma de nutrir exclusiva do recém-nascido, pelo menos até os seis meses de vida. Apenas em casos com supervisão do pediatra que a fórmula infantil pode ser uma opção. Nessa idade, o bebê costuma mamar cerca de seis a dez vezes em um período de 24 horas.

Sono

Poucos bebês conseguem dormir a noite toda quando chegam aos 2 meses. Ainda assim, o pequeno, pelo menos, dormirá por períodos mais longos a cada semana. Eles provavelmente terão de dois a quatro sonos longos e estarão mais acordados e alertas durante o dia, embora os padrões de sono ainda variem nessa idade.

Banho

A frequência diária pode ser mantida nessa fase, lembrando sempre de checar os produtos adequados ao banho infantil e a temperatura da água. Se preferirem, os pais podem passar a usar a “banheirinha” nessa etapa, sempre com cuidado e apoiando o recém-nascido.

Quanto ao horário, não há contraindicações cientificamente comprovadas se banho à noite ou de dia é melhor, isso varia de acordo com os horários de cada família. Por fim, ele pode receber uma massagem terapêutica após tomar o banho, para relaxar e até mesmo dormir um pouco.

Confira: 5 dicas para dar banho no recém nascido

Saúde

É preciso seguir as orientações do pediatra e realizar exames quando necessários. A aplicação de vacinas como a do rotavírus e a da poliomielite também ocorrem nesse período, e vale a pena os pais consultarem sempre a carteirinha de vacinação do pequeno.

Quando devo me preocupar?

Alguns bebês de dois meses podem apresentar sinais de atraso no desenvolvimento nessa fase. Você pode perceber os seguintes indícios:

Choro ininterrupto

Quando seu bebê não se acalma de forma alguma por dias, talvez seja importante fazer exames para saber se algo internamente está o incomodando.

Sem reação

Bebês que não sorriem ou reagem ao ambiente ao redor depois de oito semanas também podem precisar de auxílio pediátrico.

Flexibilidade e força

Observe se um lado do corpo do pequeno parece mais forte que o outro ou se o corpo está muito rígido. Caso sim, procure por ajuda médica para entender o que está por trás dessa reação.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o segundo mês do bebê? No meu Instagram @gibelarmino_  você confere mais dicas!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Your baby’s growth and development – 2 months old. Pregnancy Birth and Baby, Australian Government, 2020.

Feeding Your 1- to 3-Month-Old. Kids Health, 2021.

2-Month-Old Baby. What to Expect, 2023.

Sair da versão mobile