De Mãe em Mãe

Autocuidado: pequenos cuidados que fazem a diferença

Da hora de se levantar até o momento de dormir, o importante é priorizar o seu bem-estar

Em meio à rotina agitada que levamos cuidando dos pequenos pra lá e pra cá, podemos acabar nos esquecendo de priorizar um tempo para o autocuidado. Mas isso não quer dizer apenas passar um tempo em um SPA ou viajar pra praia, e sim, mudar pequenas atitudes e hábitos que farão bem para o seu dia a dia.

Quer entender melhor como colocar isso em prática? A seguir, eu separei algumas dicas que irão te ajudar pra valer, sem que você precise abrir mão de outros afazeres:

Quais são os tipos de autocuidado?

No final do ano passado, eu publiquei um vídeo explicando dicas de autocuidado para ajudar com a saúde mental, e dentro dele, contei como funciona cada uma dessas divisões. Mas para recapitular um pouco, aqui vão os tipos principais:

E como aplicar no dia a dia?

autocuidado
Imagem: Canva

Cada pessoa pode encontrar sua maneira de se sentir mais bem cuidada, mas alguns exemplos que irão ajudar incluem esses:

  1. Acorde mais cedo

Não precisa exagerar e despertar ainda quando o Sol sequer nasceu, mas que tal tentar começar o dia um pouco mais cedo? Uma pesquisa comprovou que pessoas que acordam regularmente uma hora mais cedo do que o normal, sem dormir menos, podem reduzir o risco de depressão, por exemplo.

Além disso, o seu relógio biológico, aos poucos, irá se acostumar com o hábito e você sentirá o sono um pouco antes durante a noite também. É questão de criar essa rotina para conseguir se adaptar.

  1. Faça exercícios matinais

Principalmente para quem não tem tanto gosto por atividades físicas, praticar esportes pela manhã é uma maneira de melhorar o ânimo para o dia que virá pela frente. Os picos hormonais de adrenalina, endorfina, serotonina, que são os hormônios de bem-estar liberados durante a atividade física, fazem com que a gente se sinta melhor. 

Além disso, fazer atividade física de manhã pode melhorar nosso sono. Isso porque o exercício ativa a nossa adrenalina. Quando praticamos algum esporte à noite, por exemplo, os níveis hormonais demoram para baixar, deixando-nos agitados e demorando mais para dormir, o que não acontece pela manhã, já que você tem um dia inteiro pela frente para “acalmar os ânimos”.

  1. Alimente-se com atenção plena

Na hora das refeições, experimente aplicar o mindful eating, termo que significa prestar mais atenção durante a sua alimentação. Deixe de lado celular, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Sinta o aroma do seu prato, leve em conta cada mastigada e os sabores, e não se afobe. Você verá que se sentirá mais satisfeita e menos cansada ao longo do dia.

  1. Atenção à postura

Seja na cadeira do trabalho ou na mesa de jantar, você já reparou em como se senta? É importante tentar deixar a postura mais alinhada e os objetos que estão na sua frente equivalentes à sua altura. Isso evitará dores nas costas e no pescoço que muitas vezes a gente nem percebe que está sentindo na hora e só se dá conta na hora de se deitar, por exemplo.

  1. Aplique a regra dos 10 minutos

A regra dos 10 minutos consiste em adiantar na noite anterior, tarefas que duram menos de 10 minutos para serem concluídas. Por exemplo: lavar a louça do jantar, recolher os brinquedos e deixar a casa organizada.

No fim do dia estamos exaustas e a tentação de deixar essas tarefas para o dia seguinte é grande. Entretanto, acordar com a casa organizada e a louça limpa traz outra vibe para o seu dia! Então vale a pena tentar. 

Bom, essa é a minha versão da regra dos 10 minutos. Eu aplico todos os dias em casa e funciona muito.

6. Menos celular, mais bate-papo

Entre uma tarefa e outra, ao invés de pegar o celular para ver as redes sociais, experimente trocar esse momento tecnológico por uma conversa. Pode ser com seus filhos, com seu cônjuge, com um familiar ou amigo, o importante é valorizar esse tempo de respiro para fazer um detox digital, ou ao menos, evitar ficar o tempo inteiro diante de uma tela.

7. Tente quebrar a rotina

Quando achar que o peso das tarefas está demasiado, busque parar tudo que está fazendo, coloque uma música e comece a dançar. Ou então, pegue um caderno e anote cinco lembranças boas que você teve no último mês. Enjoou da comida? Procure uma receita nova e experimente fazer em casa. Saia do piloto automático! São pequenas atitudes que visam o seu bem-estar e alegria, e que podem quebrar a carga árdua de trabalho diário e monótono.

Gostou das dicas? No meu Instagram @gibelarmino_ você encontra mais cuidados de saúde feminina para a sua rotina!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Matthew S. et al. Waking up one hour earlier than usual may reduce depression risk. Harvard Health Publishing, 2021. https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/waking-up-one-hour-earlier-than-usual-may-reduce-depression-risk

Morning Exercise Reduces Abdominal Fat and Blood Pressure in Women; Evening Exercise Increases Muscular Performance in Women and Lowers Blood Pressure in Men. Frontiers in Physiology, 2022. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphys.2022.893783/full

Mindful eating can improve food habits, health. Harvard Health Publishing, acesso em Janeiro de 2023. https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/mindful-eating-better-food-habits-health/

Michelle L. The 10-Minute Rule: It Seems Crazy, But it Will Revolutionize Your Productivity. The Muse, 2020. ttps://www.themuse.com/advice/the-10minute-rule-it-seems-crazy-but-it-will-revolutionize-your-productivity

Karoline S. 25 Ways You Can Practice Self-Care Every Single Day. Womens Health Magazine, 2018. ttps://www.womenshealthmag.com/health/a24886599/self-care-routine-tips/

Sair da versão mobile