Ícone do site De Mãe em Mãe

5 dicas de autocuidado que podem melhorar sua saúde mental

autocuidado

O que é autocuidado para você? Um dia no salão? Um hidratante no corpo? Os filósofos contemporâneos associaram autocuidado ao ato de se conhecer: Martin Heidegger afirmava: “o homem que se ocupa de seus cuidados, torna-se proprietário de seu destino”.

Como podemos ser exemplo de algo e oferecer algo que não fazemos com nós mesmas? Hoje quero te ajudar a ressignificar o que é autocuidado e trazer isso para seu dia a dia. Assista:

5 dicas de como o autocuidado pode ajudar na saúde mental

1) Autocuidado físico

Autocuidado físico é como o próprio nome diz, é aquele que reflete no cuidado do corpo e aquele comumente conhecimento: como cortar cabelo, fazer a unha e reflete diretamente em nossa saúde e autoestima. 

Mas além desses, cuidar do seu sono, ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico, sem foco em perda de peso, mas sim na busca pela saúde tbm são exemplos de autocuidado físico.

2) Autocuidado emocional

Como disse desde o início, autocuidado não ter a ver só com estética, tem relação com nosso bem estar como um todo e isso inclui nossas emoções. Nomear emoções, respeitar esses sentimentos, fazer terapia também é autocuidado.

Quantos SIMs você tem falado para o mundo e quantos NÃOs tem falado para você?

3) Autocuidado mental

Apesar de parecido com o anterior, esse autocuidado tem relação com conhecimento e cognição. Aqui o foco é buscar atividades que te fazem bem, como ler um livro, ver série, aprender algo novo. Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Quebrar a rotina de vez em quando também pode ajudar a desligar o piloto automático!

4) Autocuidado social

Esteja rodeada de pessoas que te respeitem, te deem carinho, atenção, que confiem em você. Isso diz respeito tanto a se afastar de relacionamentos tóxicos quanto dedicar tempo de qualidade às pessoas que você gosta. Isso também é autocuidado!

5) Autocuidado espiritual

Encontre o que é espiritualidade para você e como pode praticá-la pode ser de grande benefício para sua vida, pois te ajuda a encontrar momentos de paz e cultivar o amor próprio e isso não tem nada a ver com religião. 

Algumas ações que podem fazer parte da sua rotina são: análise de seus valores e crenças, identificação do que é importante para você, participação em algum serviço social e fazer coisas que te inspiram, como cozinhar, conversar ou apreciar uma paisagem ou até meditação. 

Veja também: Reflexo do autocuidado na maternidade

Lá no meu Instagram @gibelarmino_ eu falo sobre autocuidado na maternidade e trago sempre dicas práticas e reflexões sobre esses assuntos no dia a dia.

Sair da versão mobile