Oi flor do dia, tudo bem com você?
Quem aí já ouviu a frase “filho não vem com manual de instruções”? Isso é verdade. Por mais que nos preparemos durante toda a gestação, quando o bebê nasce a mãe nasce junto, e vamos aprendendo e conhecendo nosso bebê no dia-a-dia.
Mas e se eu te contar que existe um teste que você pode fazer para te ajudar a identificar a característica do seu bebê. E que o resultado desse teste pode te “dar uma luz” para entender seu filho, seus limites, seus gostos, seu jeitinho particular e especial de ser?!
Esse teste existe (e funciona!). A intenção não é rotular seu bebê, mas sim te ajudar a observar as pistas que seu filho te dá, como padrões de choro, reações, padrões de sono e disposição, e, no final, te ajudam a entender do que seu bebê precisa.
Vamos ao teste?
São 20 questões de múltipla escolha. Para cada uma das questões seguintes, escolha a melhor resposta ou a frase que descreve o comportamento de seu filho na maior parte do tempo. Se ele ainda não tiver na fase descrita, não tem problema, ao final o teste avalia o comportamento que prevalece.
Ah! É comum alguns bebês apresentam uma mescla de personalidades.
1. Meu bebê:
A. raramente chora
B. chora apenas quando está com fome, cansado ou superestimulado
C. chora sem motivo aparente
D. chora muito alto e, se não o atendo logo, começa a berrar
E. chora grande parte do tempo
2. Na hora de dormir, meu bebê:
A. fica tranquilo no berço e logo dorme
B. em geral, pega no sono facilmente dentro de 20 minutos
C. reclama um pouco e parece sonolento, mas não consegue manter o sono
D. é muito agitado e geralmente precisa ser envolvido em um cobertor ou embalado no colo
E. chora muito e parece não gostar de ser colocado no berço
3. Quando acorda, de manhã, meu bebê:
A. raramente chora – ele fica brincando no berço até eu chegar
B. murmura e olha a seu redor
C. precisa de atenção imediata, senão começa a chorar
D. grita
E. choraminga
4. Meu bebê sorri:
A. para tudo e para todos
B. quando estimulado
C. quando estimulado, mas às vezes começa a chorar minutos depois de sorri
D. muito e também é muito vocal: ele tende a fazer ruídos muito altos
E. apenas em determinadas circunstâncias
5. Quando levo meu bebê para passear, ele:
A. é extremamente comportado
B. é comportado, desde que eu não o leve para um local muito agitado ou desconhecido
C. fica bastante irrequieto
D. exige muito minha atenção
E. não gosta de ser muito manipulado
6. Quando um desconhecido simpático conversa com ele, meu bebê:
A. sorri imediatamente
B. fica um pouco sério e depois geralmente sorri
C. quase sempre chora, a menos que o desconhecido consiga conquistá-lo
D. fica muito agitado
E. raramente sorri
7. Quando escuta um ruído muito alto, como um cachorro latindo ou uma porta batendo, meu bebê
A. nunca se incomoda
B. percebe, mas não se incomoda
C. fica visivelmente assustado e, em geral, começa a chorar
D. também faz um ruído alto
E. começa a chorar
8. Na primeira vez em que dei um banho em meu bebê, ele:
A. gostou da água como se fosse um peixe
B. ficou um pouco surpreso com a sensação, mas gostou quase imediatamente
C. ficou muito sensível, tremeu um pouco e parecia estar com medo
D. ficou frenético, batia os braços e as pernas, esparramando a água
E. detestou o banho e chorou
9. Normalmente, a linguagem corporal de meu bebê é:
A. relaxada e alerta
B. relaxada na maior parte do tempo
C. tensa e muito reativa aos estímulos externos
D. desajeitada – ele bate muito os braços e as pernas
E. rígida – seus braços e suas pernas geralmente são inflexíveis
10. Meu bebê faz ruídos altos e agressivos:
A. ocasionalmente
B. apenas quando está brincando e é muito estimulado
C. quase sempre
D. freqüentemente
E. quando está bravo
11. Quando troco as fraldas do meu bebê, dou banho nele ou o visto:
A. ele sempre se comporta com tranqüilidade
B. ele se comporta se eu não fizer movimentos muito rápidos e se souber o que estou fazendo
C. geralmente fica mal-humorado, como se não suportasse ficar nu
D. contorce o corpo e derruba tudo do trocador
E. ele detesta, vestir uma roupa é sempre uma batalha
12. Quando levo meu bebê para um ambiente muito iluminado, pela luz do sol ou por lâmpadas flúorescentes, ele:
A. enfrenta a situação com naturalidade
B. às vezes parece assustado
C. pisca excessivamente ou tenta esconder o rosto
D. fica superestimulado
E. parece perturbado
13a. (Se você dá mamadeira) Quando alimento meu bebê, ele:
A. sempre suga de forma adequada, presta atenção e, em geral, alimenta-se em 20 minutos
B. se mostra um pouco atrapalhado com os movimentos de sugação, mas quase sempre se ali menta bem
C. contorce muito o corpo e demora para terminar a mamadeira
D. segura a mamadeira de forma agressiva e tende a se alimentar demais
E. geralmente é mal-humorado e demora muito para se alimentar
13b. (Se você amamenta) Quando amamento meu bebê, ele:
A. começa a mamar imediatamente – foi bem fácil desde o primeiro dia
B. demorou um ou dois dias para conseguir mamar direito, mas depois ficou tudo bem
C. sempre quer mamar, mas ocasionalmente larga o seio, como se tivesse esquecido como fazer
D. alimenta-se bem desde que eu o segure do jeito que ele quer
E. fica muito bravo e agitado, como se não tivesse leite suficiente para ele
14. O comentário que melhor descreve a comunicação entre mim e meu bebê é:
A. ele sempre consegue que eu saiba exatamente qual é a sua necessidade
B. na maior parte do tempo, é fácil interpretar suas dicas
C. ele me confunde: às vezes, chega a gritar comigo
D. seus gostos e desgostos são firmados de modo bem claro e freqüentemente barulhento
E. ele geralmente chama minha atenção com um choro alto e tenso
15. Quando vamos a uma reunião familiar e muitas pessoas querem segurá-lo, meu bebê:
A. é muito adaptável
B. é bastante seletivo em relação a quem deseja segurá-lo
C. chora facilmente se muitas pessoas o segurarem
D. pode chorar ou até mesmo tentar se afastar dos braços de alguém se não se sentir confortável
E. recusa-se a ir com qualquer pessoa que não seja a mamãe ou o papai
16. Quando voltamos para casa depois de um passeio qualquer, meu bebê:
A. adapta-se imediatamente
B. demora alguns minutos para se ambientar
C. tende a ficar muito agitado
D. geralmente está superestimulado, e é difícil acalmá-lo
E. parece bravo e infeliz
17. Meu bebê:
A. distrai-se por um longo período observando um único objeto, até mesmo as barras do berço
B. consegue brincar sozinho por cerca de 15 minutos
C. tem dificuldade para divertir-se em um ambiente desconhecido
D. precisa de muito estímulo para se distrair
E. não se distrai facilmente com alguma coisa
18. O aspecto mais perceptível de meu bebê é:
A. como ele é adaptável e incrivelmente bem-comportado
B. como seu desenvolvimento segue um trajeto preciso, exatamente como descrevem os livros
C. sua sensibilidade a tudo
D. sua agressividade
E. como ele é resmungão
19. Meu bebê parece:
A. sentir-se absolutamente seguro no berço
B. preferir o berço na maior parte do tempo
C. sentir-se inseguro no berço
D. irritado, como se o berço fosse uma prisão
E. ressentido quando é colocado no berço
20. O comentário que melhor descreve meu bebê é:
A. nem parece haver um bebê na casa – ele é um sonho
B. é fácil lidar com ele, ele é previsível
C. ele é uma coisinha muito delicada
D. eu acho que, quando começar a engatinhar, ele vai esbarrar em tudo
E. ele é uma “alma velha”, parece que já esteve por aqui antes
Para saber o resultado do teste, escreva as letras A, B, C, D e E em um papel e, ao lado de cada uma, anote quantas vezes a marcou durante o teste.
Depois de somar a frequencia das letras, provavelmente você terá encontrado uma ou duas letras que marcou com predominância.
Cada letra denota um tipo correspondente:
A = bebê Anjo
B = bebê Livro-texto
C = bebê Sensível
D = bebê Enérgico
E = bebê Irritável
E aí, conseguiu identificar?
Agora que você tem o resultado do seu teste na mão, clique aqui para ler a descrição de cada personalidade.
Até jajá!
REFERÊNCIA
Tracy Hogg, Melinda Blau. Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês: COMO ACALMAR, RELACIONAR-SE E COMUNICAR-SE COM O SEU BEBÊ.