Transportador pode ser um grande auxílio aos pais, contanto que usado de forma adequada
Ao decorrer da história, os seres humanos sempre inventaram maneiras de carregar o bebê enquanto faziam outras funções. Por exemplo, em países latinos, como a Guatemala e o México, é comum que as mães levem seus filhos presos a um tecido entre o ombro e as costas. Já na África, as crianças costumam ser levadas por um pano curto agarrado ao tronco.
E a partir dessa premissa, na década de 60, um homem chamado Rayner Garner criou para ajudar sua esposa o que conhecemos atualmente como o sling para bebê, a forma mais moderna de se levar o bebê preso ao corpo de um dos pais.
Mas como funciona esse transporte? Ele é seguro para os pequenos? E qual o melhor tipo? Para responder essas e outras dúvidas, preparei hoje um guia completo sobre sling para bebês. Confira:
O que é um sling para bebê?
O sling para bebê é um tecido forte e resistente, mas ao mesmo tempo leve e confortável, feito para carregar o bebê junto ao corpo dos pais enquanto os adultos realizam outras atividades ou, simplesmente, caminham.
Em geral, eles se assemelham a tipoias presas sobre um dos ombros da mamãe ou do papai, como uma espécie de faixa. Porém, existem modelos feitos para serem carregados junto ao peito, às costas, ao tronco, entre outros.
Quais são os tipos de sling?
Existem diferentes tipos de tipoias, bolsas e tecidos usados para carregar os bebês:
Sling de anéis
Também chamado de sling de argolas, consiste em um grande pedaço de tecido com dois anéis costurados no topo. Na extremidade oposta, é feita uma bolsa confortável para que o bebê consiga repousar.
Wrap sling
Nesse tipo de sling, há apenas um grande pedaço de tecido que pode ser amarrado manualmente pelos pais no corpo. O material varia, mas costuma ser feito na maioria das vezes de malha.
Bei dai
De origem chinesa, esse tipo de sling é feito em volta de um quadrado ou retângulo de tecido com tiras em cada um dos quatro cantos. A partir disso, cada ponta ganha uma alça que pode ser amarrada na cintura ou tronco dos pais, lembrando uma mochila.
Outros tipos
Além dos citados, existem variações deles, como bolsas mais acolchoadas, com suporte para crianças um pouco maiores, tecidos mais elásticos e que façam uma maior distribuição de peso. Elas podem variar em cada fabricante, mas na dúvida, consulte o seu pediatra para saber se o carregador é apropriado para a saúde do seu filho.
Como usar um sling para bebê?
Para usar o sling, você precisa levar em conta alguns cuidados. Primeiramente, é importante manter o seu bebê próximo e seguro do seu corpo, de forma que a posição dele não seja fácil de mudar ou de escorregar.
A tipoia precisa manter o bebê alto e inflexível contra o peito, e nunca nos quadris ou abaixo da barriga. Para ter uma noção da altura, deve ser abaixo do seu queixo, de forma que você consiga dar um beijo na cabeça dele.
Você sempre deve conseguir ver o rosto do bebê, e nunca deixar que ele consiga esconder a face, sob o risco de obstruir as vias aéreas. Evite também posições muito curvadas, em que o queixo do bebê pegue no peito dele, pois pode machucá-lo.
Gravei um vídeo ensinando um modo muito fácil de vestir o sling para bebê. Confira:
3 vantagens de usar o sling para bebê
Conheça três benefícios de se usar esse tipo de carregador:
- Praticidade aos pais
Enquanto precisam trabalhar, fazer uma tarefa doméstica ou estudar, o sling pode ser uma forma de manter o bebê sempre por perto e cuidar dele com mais frequência e atenção, sem deixar os afazeres de lado.
- Maior vínculo
Há também indicativos de que o sling permite uma maior aproximação e cria um vínculo mais forte entre os pais e a criança. Um estudo revelou que esse tipo de interação permite que o bebê desenvolva melhor sentidos como a fala e os movimentos, e os pais se tornem mais receptivos nos primeiros meses de vida do filho.
- Auxílio aos PcDs
O sling também é bastante útil para pessoas com deficiência (PcD) que querem segurar o bebê enquanto utilizam as mãos vazias para movimentar uma cadeira de rodas, por exemplo.
Os slings são seguros?
De forma geral, o uso dos slings é seguro para o carregamento dos bebês. Porém, não dá para negar que existem riscos, que são principalmente associados ao uso de forma equivocada desse tipo de transporte.
Portanto, siga essas dicas para evitar problemas:
· Procure slings que sejam certificados e aprovados pelos órgãos governamentais de segurança.
· Leia sempre as instruções de uso escritas e visuais. Busque por auxílio de um vendedor, ou então de um pediatra ou um profissional de saúde caso tenha dúvidas em relação à efetividade e segurança do produto.
· Certifique-se que seu filho está seguro e bem preso no sling. Isso pode prevenir risco de asfixia ou obstrução das vias aéreas, além de acidentes e quedas.
· Algumas organizações de saúde indicam que o uso de determinados tipos de sling sejam feitos apenas após o primeiro mês de vida da criança, enquanto outros, sugerem após o recém-nascido completar quatro meses. Leia sempre essa indicação antes de usar.
· O conforto também é fundamental. Não adianta deixá-lo preso se estiver incomodando ou machucando as extremidades do corpo. Evite também o excesso de tecidos em dias mais quentes, o que pode causar problemas como brotoejas.
· Garanta ainda que você é capaz de colocar o transportador ou tipoia e retirá-lo sem qualquer ajuda, caso se encontre só.
Quer saber mais sobre sling para bebê? Basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar da mãe e dicas para empoderar seu maternar.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados.
Referências bibliográficas:
How to Use a Baby Sling. WebMD, 2022.
How to tie a baby sling. Which, acesso em Janeiro de 2024.
Baby slings and carriers: a guide. NCT, 2022.
Baby slings – how to wear one safely. Made for Mums, acesso em Janeiro de 2024.
Baby carriers, slings and backpacks: safety guide. Raising Children, 2022.