De Mãe em Mãe

Reaquecer leite materno: pode ou não pode?

Confira quanto tempo dura o leite na geladeira e em outros locais

Reaquecer leite materno é possível? Muitas mães que estão no período de amamentação me fazem essa pergunta, querendo entender quando é possível reaproveitar o leite excedente.

Porém, é preciso tomar cuidado porque nem sempre dá para reutilizar o leite. Vou te explicar os motivos, além de todas as situações em que dá para reaquecer o leite e também os momentos em que o líquido precisa ser desprezado:

Quanto tempo posso deixar o leite materno na geladeira?

Aqui no De Mãe em Mãe, tenho um guia que ensina o passo a passo de como ordenhar, armazenar, congelar e descongelar o leite materno. E nele, eu até comento que dá para deixar o leite materno na geladeira.

Mas quanto tempo ele pode durar ali? De acordo com as diretrizes de armazenamento do leite materno divulgadas pelo Ministério da Saúde o leite refrigerado na geladeira pode ficar armazenado por até 12 horas, se estiver bem armazenado.

Mas, é importante dizer que essa regra só vale para o leite que foi bombeado ou extraído na hora.

Posso deixar o leite materno fora da geladeira?

Não é recomendado deixar o leite materno em temperatura ambiente. Se o excedente sobrar depois da amamentação, o valor pode diminuir para até, no máximo, duas horas. Por isso, é importante mantê-lo refrigerado ou, para situações que precisam de um prazo maior, é melhor congelar o leite.

Como aquecer o leite materno que estava na geladeira?

reaquecer leite materno
Imagem: Canva

A melhor forma de aquecer o leite materno que estava na geladeira é por meio de banho-maria. O contato indireto do calor preserva os nutrientes do líquido, diferentemente de outros métodos como a cocção no fogo, no forno ou no micro-ondas, que são contraindicadas.

Para fazer isso, basta retirar o recipiente contendo o leite materno da geladeira e reservá-lo. Ao mesmo tempo, aqueça um pouco de água em uma chaleira. Despeje um pouco dessa água quente, antes que ferva, em uma tigela ou caneca. Coloque o recipiente com leite para ficar imerso na água por um a dois minutos.

Quando você perceber que a temperatura do leite está menos refrigerada, passe o conteúdo do recipiente para uma mamadeira. Lembre-se de estar com as mãos bem higienizadas durante todo o processo, para evitar contaminação.

Se a gordura do leite materno estiver separada do restante do líquido, é importante dar uma leve girada na garrafa para formar um redemoinho, mas nunca agite o material, mesmo na mamadeira. Evite também colocar talheres ou palitos para misturar, pois podem passar outros sabores ao leite e causar uma contaminação cruzada.

Quantas vezes o leite materno pode ser aquecido?

Uma vez fora da geladeira ou do freezer, o leite só pode ser aquecido uma única vez. O motivo é que o ato de reaquecer o leite materno pode fazer com que os nutrientes nele presentes sejam totalmente perdidos, além de favorecer o crescimento de microorganismos que podem causar doenças.

Pode recongelar o leite materno?

Também não é recomendado devolver o leite que você descongelou para a geladeira ou para o freezer. Uma vez fora dos locais de armazenamento, não só os nutrientes, mas também a consistência e o sabor do leite materno são completamente alterados.

O mesmo vale para casos de acidentes como falta de energia elétrica ou deixar a porta da geladeira aberta de um dia para o outro. Nessas situações, infelizmente, é melhor optar por desprezar o leite materno, mesmo que o armazenamento dele esteja organizado.

Meu bebê mamou e sobrou leite, posso guardar e oferecer de novo?

Para responder essa dúvida, eu preparei um vídeo que pode te ajudar, dá só uma olhada:

Outras dicas sobre o leite materno

·    Uma dica para ajudar nesse processo é saber qual é o leite materno armazenado há mais tempo na geladeira ou no freezer. Para isso, use e abuse de etiquetas e métodos organizacionais que preferir.

·    Priorize sempre aquele que está há mais tempo no local, respeitando sempre a regra das 12 horas na geladeira e de, no máximo, 15 dias no congelador.

·    Sempre que for fazer uma reposição, lembre-se de deixar os mais antigos na frente e os mais novos por trás, para facilitar na hora de retirar.

·    Ao terminar o aquecimento do leite materno, se quiser reutilizar o recipiente para futuras vezes, é preciso higienizar e esterilizar bem a garrafa ou saquinho, assim como a bomba de extração.

·    Mais um detalhe importante, use sempre um recipiente livre de plástico do tipo BPA, que pode ser prejudicial à saúde da criança.

·    Por fim, não se esqueça de testar a temperatura do leite antes de oferecê-lo para o bebê. Basta colocar algumas gotas no pulso.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre como aquecer o leite materno? Quer saber mais sobre amamentação e cuidados com o bebê?  No Instagram @demaeemmae_  você confere dicas práticas sobre esse assunto, e no @gibelarmino_ você encontra mais conteúdos sobre bem-estar da mulher na maternidade.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Proper Storage and Preparation of Breast Milk. CDC, 2022.

Saúde da criança: nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. Ministério da Saúde, 2009.

Sair da versão mobile