You are currently viewing Dicas para ordenha e congelamento de leite materno<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

Dicas para ordenha e congelamento de leite maternoTempo estimado de leitura: 4 minutos

A volta ao trabalho muitas vezes é um momento de tensão para a mãe que amamenta exclusivamente. Como conciliar a amamentação e volta ao trabalho? Alguns passos precisam ser seguidos para fazer a ordenha e congelamento de leite materno.

Hoje trago diversas dicas para você conseguir voltar a trabalhar sem precisar parar com a amamentação:

Dicas para ordenha e congelamento de leite materno

  1. Tipos de ordenha

A ordenha pode ser realizada de forma manual (usando as mãos para extrair o leite), o que pode ser demorado e mais difícil, ou com bombas extratoras manuais ou elétricas. 

A bomba elétrica tem a vantagem de ser mais prática, é só fixar no peito e ligar. Algumas têm função de massagem antes da extração, para facilitar a ordenha. Hoje em dia é possível alugar essas bombas por um custo mais em conta do que se fosse comprar.

Existem diferentes tipos de bombas manuais, a que eu usei com meus dois filhos foi essa da Philips Avent. Nunca tive dificuldade, ela é confortável e não machuca. 

2. Ambiente calmo e tranquilo.

Para que o leite fluidifique e flua, é importante a mãe estar num ambiente calmo e tranquilo e reservado para que ela também fique calma e tranquila.

3. Esterilização

Todo o material utilizado na coleta do leite deve ser esterilizado. Caso seja ordenha manual, as mãos têm que estar bem limpas e a embalagem que irá receber o leite deverá estar esterilizada. As peças da bomba que terão contato com a mama e o leite também precisam ser esterilizadas. Além da mão estar lavada. Claro.

Dicas para armazenar o leite materno

  1. Recipientes onde armazenar:

O leite extraído deve ser acondicionado em potes pequenos, que possam ser lavados com uma escova e detergente e depois fervidos ou esterilizados em micro-ondas, com esterilizadores específicos para esse uso. Então, se for utilizar potes de plástico, é importante que sejam livres de BPA.

Detalhe importante sobre o processo de fervura: Depois que a água levantar fervura, baixa-se o fogo e mantém em fervura por 15 minutos.

2. Como conservar:

Identifique o pote com a data e a hora da ordenha antes de iniciar e assim que terminar a ordenha, feche o pote e leve imediatamente ao freezer para evitar contaminação. 

Se for armazenar na geladeira ele tem validade de 12h

Se for congelar, dura até 15 dias. 

Aqui é bacana criar um sistema de organização do freezer que chamamos de “primeiro que entra, primeiro que sai”. Adicione sempre o pote novo atrás do pote que já estava lá. Assim, você vai utilizar sempre o que está na frente e não vai correr o risco de deixar o leite lá por mais de 15 dias. 

3. Como descongelar

Você pode descongelar tirando do freezer algumas horas antes e deixando na geladeira ou no banho maria. 

O micro-ondas pode aquecer demais o leite, e esse aquecimento exagerado pode eliminar alguns nutrientes importantes. Então se possível dê preferência para o banho maria pois você consegue controlar a temperatura ideal. 

Importante nunca congelar novamente o leite que já foi descongelado!

Se houver sobra de leite morno no recipiente esterilizado este pode ser resfriado apenas uma vez para a próxima oferta. Nunca use o leite que ficou no recipiente em que o bebê mamou, pois a saliva pode contaminá-lo. 

Dica bônus para ordenha e congelamento de leite materno

Comece a fazer seu estoque de leite 15 dias antes de voltar ao trabalho. Assim você já terá leite congelado para o primeiro dia e fica com um estoque de emergência caso não consiga para em algum horário no trabalho para ordenhar. 

Você pode fazer a ordenha de uma mama enquanto o bebê mama na outra, o contato do bebe com a mãe estimula a descida do leite e a chance do sucesso na ordenha é mais alta! 

Espero que esse texto te ajude para ordenha e congelamento de leite materno nesse momento de tanta aflição para as mães! 

Lá no meu Instagram (@gibelarmino_) eu sempre dou dicas praticas, acompanhe.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar! 

Deixe um comentário

Fechar Menu