Veja também como deixar o ensino mais lúdico e divertido
Em um mundo cada vez mais globalizado e antenado, até mesmo as crianças conhecem termos de outros países que, muitas vezes, sequer ouvimos falar. E isso pode instigar os pequenos a aprenderem novas palavras e costumes. E a partir disso, muitos pais questionam: qual seria a idade ideal para aprender um novo idioma?
Seja inglês, espanhol, coreano, francês ou qualquer outro idioma, não é preciso ficar receoso para ensinar uma segunda língua para a criançada. Vou te mostrar os benefícios e o momento certo para introduzir esse vocabulário da forma mais simplificada no seu dia a dia:
Por que ensinar um segundo idioma desde cedo?
Para alguns pais pode parecer algo precipitado ensinar uma segunda língua para os filhos, mas posso garantir que esse aprendizado só trará vantagens. A começar pelo fato de que estudos comprovam que crianças bilíngues possuem um melhor desempenho em testes de atenção e concentração, com maior facilidade de resolver quebra-cabeças e enigmas.
O estudo do segundo idioma nos primeiros anos de vida também pode proteger contra a doença de Alzheimer na vida adulta, retardando a progressão da doença em até aproximadamente quatro anos.
Por fim, o pequeno terá a possibilidade de aumentar seu pensamento crítico e sua escuta ativa, além de melhorar a memória gradativamente.
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Qual é a idade ideal para aprender um novo idioma?
Agora que mostrei alguns dos benefícios, você deve estar se perguntando: mas qual idade é ideal para meu filho aprender um novo idioma? Apesar de não existir uma regra para todos os casos, mais uma vez a ciência pode ter encontrado uma resposta.
A partir de 3 ou 4 anos de idade parece ser o melhor momento para começar esse desafio. Isso porque as habilidades de pensamento crítico, a flexibilidade da mente e a criatividade são mais aprimoradas nos anos pré-escolares.
Nessa etapa da vida, a criança está entendendo as bases de atitudes, pensamentos e aprendizado, e inserir o quanto antes pode ser mais seguro e fácil de aprender do que em uma idade mais avançada, por exemplo. Além disso, quanto mais cedo for feito o ensino, melhor pode ser a pronúncia do idioma.
Mas meu filho já passou dessa idade. É tarde demais?
De forma alguma, pois nunca é tarde para aprender! Existem também estudos que defendem que o pico do aprendizado ocorre por volta dos 6 ou 7 anos, enquanto outros sugerem que esse período pode se estender até o início da puberdade.
Mesmo para adultos, é sempre enriquecedor começar a aprender uma nova língua, seja por necessidade ou por hobby. Por isso, não deixe de incentivar o aprendizado mesmo que o seu filho já seja mais velho. Quem sabe também não vire uma atividade em família?
Ele vai esquecer a língua materna?
Esse é um detalhe que os pais precisam ficar atentos, em especial, nas crianças que ainda estão desenvolvendo o idioma materno. Não necessariamente ela esquecerá a língua, mas pode acabar falando mais a secundária.
Quando o idioma primário não foi totalmente desenvolvido e a criança é forçada a aprender um segundo conjunto de palavras, isso pode acabar a confundindo com termos, pronúncias e vocabulário conflitantes.
Por isso, não force o segundo idioma, mas sim, deixe ele ser memorizado de forma natural e cotidiana. Se perceber que a criança está preferindo a nova língua ao invés da primeira, tente diminuir a quantidade de aulas e reforce palavras no idioma original para ela aprender.
Em casas em que a família é naturalmente bilíngue, por exemplo, pode ser que alguns termos se misturem. Nesse caso, é mais comum ocorrerem essas trocas, e por esse contexto, a instituição de ensino pode auxiliar no idioma padrão.
E se a criança não quiser?
Aqui, é importante separar quando a criança não quer ser contrariada e quando ela realmente está infeliz com o novo aprendizado. Repare se seu filho também quer trocar o momento de outras aulas por brincadeiras ou se é apenas algo com o segundo idioma. Se notar que não é o tipo de coisa que ele se sente confortável, é melhor não forçar.
Evite ainda comparações com outras crianças que aprenderam uma nova língua desde cedo. Cada um pode levar o próprio tempo para se adaptar, ou mesmo ter uma maior proficiência em outras áreas.
E ao mesmo tempo, tente fazer com que o ensino da língua secundária seja mais lúdico para os pequenos. Por exemplo, ao invés de livros, tente materiais com áudio, como filmes e músicas.
Jogos também são bem-vindos, como jogo da memória, quebra-cabeças, videogames, entre outros. Você ainda pode incentivar novos termos de forma visual, levando as crianças a lugares externos para aprender novas palavras. Use sua criatividade para deixar o conteúdo mais divertido!
Quer tirar mais dúvidas sobre como ensinar uma segunda língua para as crianças? No meu Instagram @gibelarmino_ eu posso te ajudar, me segue lá!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
Heidi M. How Young Children Learn Language and Speech. Pediatrics in Review, 2019.
Krista B. et al. Bilingualism in the Early Years: What the Science Says. Learn Landsc. 2018.
Tracy T. Advantages of a bilingual brain. Michigan State University, 2019.
Enhancing and Practicing Executive Function Skills with Children from Infancy to Adolescence. Harvard University, 2015.