O golfar é um comportamento comum em bebês, especialmente nos primeiros meses de vida. É quando o bebê regurgita uma pequena quantidade de leite após mamar.
Em muitos casos, o golfar não é motivo de preocupação. No entanto, é importante saber quando esse comportamento é normal e quando pode ser sinal de um problema.
No “É normal?” dessa semana a dúvida é: é normal o bebê golfar depois de mamar?
Confira!
O que é golfar?
Golfar é a saída de uma pequena quantidade de leite pela boca do bebê, sem que ele faça nenhum esforço. É um comportamento comum em bebês até por volta dos 7 meses de idade.
A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente. Essa válvula, chamada de esfíncter esofágico inferior, é ainda imaturo nos bebês, o que facilita o refluxo.
Além disso, a golfada também pode acontecer devido ao excesso de ar no estômago do bebê. Isso acontece em bebês que engolem muito ar durante a mamada. Neste caso, o ar vai ocupar um grande volume no estômago, acabando por empurrar o leite para cima, provocando assim um pequeno vômito.
Quando é normal golfar?
Golfar é considerado normal em bebês até por volta dos 7 meses de idade. Nessa idade, o bebê já começa a se sentar, o que ajuda a reduzir o refluxo. Além disso, o estômago do bebê também começa a se desenvolver e a válvula que fecha a passagem para o estômago fica mais madura.
Quando o golfar é um problema?
Golfar passa a ser um problema a partir dos 8 meses de idade. Nesse período, o bebê já tem uma alimentação mais sólida ou pastosa, sendo mais difícil regurgitar.
Além disso, é preciso observar se além do refluxo, também há outros sintomas que acompanham o pequeno. Por exemplo:
- Dificuldade para ganhar peso
- Falta de apetite
- Irritação constante
- Choro intenso (principalmente depois de golfar)
- Soluços excessivos ou aumento na produção de saliva
- Dificuldades para respirar
- Inquietação durante a amamentação
Caso o bebê apresente esses sinais, converse com o pediatra. Ele pode ter alguma complicação relacionado ao refluxo ou até mesmo alguma alergia ou intolerância alimentar, como APLV ou intolerância à lactose.
Como diminuir o golfar?
Existem algumas coisas que os pais podem fazer para diminuir o golfar em bebês:
- Evite que o bebê engula muito ar durante a mamada. Para isso, mantenha o bebê em posição ereta e evite que ele durma com a barriga para cima.
- Ofereça pequenas quantidades de leite a cada mamada.
- Após a mamada, deixe o bebê arrotar por pelo menos 15 minutos.
- Incline o bebê para cima por 30 minutos após a mamada.
- Evite dar alimentos sólidos ou pastosos antes dos 6 meses de idade.
Se o golfar for intenso, o pediatra pode receitar alguns medicamentos para ajudar a controlar o refluxo.
Golfar é um comportamento comum em bebês até por volta dos 7 meses de idade. Em muitos casos, o golfar não é motivo de preocupação. No entanto, é importante saber quando esse comportamento é normal e quando pode ser sinal de um problema.
Se você estiver preocupado com o golfar do seu bebê, converse com o pediatra.
Não deixe de seguir o Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) e meu perfil (@gibelarmino_). Lá você encontra outras dicas de maternidade e bem-estar da mulher.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!