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10 dicas para aumentar a produtividade no home office

Há dois anos, muita gente não tinha a menor ideia de que precisaria trabalhar em casa. Apesar de ser uma tendencia cada vez mais crescente, o home office ainda tinha pouca adesão aqui no Brasil. Até que a pandemia virou tudo de cabeça para baixo e, do dia para a noite, colocou todo mundo confinado dentro de casa estudando e trabalhando. 

Como muita gente não tinha essa rotina e costume de trabalhar em casa, esse começo foi muito difícil para muita gente e principalmente por essa realidade atípica, com crianças e tarefas da casa para conciliar, manter a produtividade no home office foi um desafio para muita gente.

Eu tenho hábito de trabalhar em casa já há alguns anos e sempre apliquei algumas ações para me ajudar a produzir com mais qualidade também em casa e hoje trago 10 dicas que vão te ajudar na organização para aumentar a produtividade no home office: 

10 dicas para aumentar a produtividade no home office

1- Defina um horário para trabalhar

Em primeiro lugar, é importante definir um horário de expediente, ou seja, quantas horas serão trabalhadas e em quantos dias da semana.

Sem horários estabelecidos, pode não haver produtividade, interferindo assim em todo seu planejamento.

Por isso, é bom fixar um horário para trabalhar em casa, pois, pode ajudar na organização e produtividade do dia a dia.

Se for possível no seu trabalho, verifique o momento do dia em que você é mais produtivo e distribua suas atividades, mas, sempre procure ter o tempo de descanso e relaxamento.

2- Vista-se para o trabalho

Evite o pijama, isto faz com que o subconsciente esteja focado sempre na cama e não no trabalho a ser feito.

Por isso, é importante tirar o pijama e se vestir com roupas de trabalho, não precisando ser necessariamente terno e gravata ou salto alto, basta colocar uma roupa normal e confortável.

Este tópico pode parecer algo irrelevante, porém, ao acordar e colocar uma roupa para o trabalho, a mente e o corpo são estimulados.

3- Tenha um espaço para trabalhar 

O ambiente de trabalho é algo muito importante quando se trabalha em casa, pois, o conforto do lar pode ser uma força para o desânimo.

Para exercer o trabalho em casa, é preciso ter um espaço para isso, assim você consegue trabalhar de forma mais produtiva. Além disso, trabalhar no quarto ou na cama é um hábito que pode contribuir para a falta de foco e organização.

Tenha um espaço bem iluminado, ventilado e livre de distrações. 

4- Mantenha o local organizado

Manter um ambiente de trabalho organizado é quase uma obrigação quando se trabalha com home office.

Lugares mal organizados e bagunçados podem ser prejudiciais para o desenvolvimento, por isso, no fim do expediente, limpe e organize o local para o início do próximo.

5- Prepare uma lista de tarefas diárias

No início de cada semana prepare uma lista de tarefas das atividades diária e organize-as por ordem de prioridade, assim, as atividades são feitas de forma organizada.

Mas, seja realista ao preparar essa lista, insira atividades que serão realmente cumpridas, adapte-se e priorize as tarefas de acordo com sua importância.

6- Informe às pessoas que você está trabalhando

Informe sua família e as pessoas que moram com você qual é seu horário de trabalho, assim, você evita interrupções desnecessárias. Explique seus horários e que você não pode ser interrompido a todo momento, como se você estivesse trabalhando fora.

7- Regra dos 10 minutos

No dia anterior, organize tudo o que você puder e que pode ser feito em até 10 minutos. Por exemplo: tem uma louça na pia, eu consigo lavar em até 10 minutos? Lave. Tem brinquedo espalhado pela casa, objetos fora do lugar, arrume tudo. Fazendo isso, você acordará no dia seguinte com a casa organizada e sua disposição será outra. 

Você vai ver como isso vai dar um ânimo para o trabalho, sabendo que todo o restante da casa está no lugar. 

8 – Divida e delegue tarefas

Combinado não sai caro. Divida com as outras pessoas que moram com você as tarefas da casa e delegue tarefas e atividade que não precisam necessariamente de você. Centralização das atividades e trabalho são um prato cheio para a sobrecarga. 

9 – Organize a alimentação

Quando trabalhamos na rua, ou levamos marmita ou saímos para comer na hora do almoço, certo? Incorporar esse conceito para sua alimentação no home office vai te ajudar na produtividade. Deixe a comida do almoço já organizada, você pode fazer a comida no jantar do dia anterior em quantidade suficiente para o almoço do dia seguinte ou até fazer marmitas e deixá-las congeladas (minha opção preferida!).

Passo a passo para congelar alimentos e ganhar mais tempo para você

Parar para cozinhar no meio do dia pode ser muito difícil para a rotina de trabalho. 

10 – Por último e não menos importante: descanso e lazer

É muito fácil no home office a gente não conseguir dividir a casa do trabalho. Por isso é tão importante definir um local para o trabalho, para que você inicie e encerre esse ritual de trabalho e consiga relaxar em outros lugares da sua casa. Incorpore na sua rotina e na sua organização os horários de descanso, para se cuidar e fazer coisas que você gosta e te fazem bem. 

Trabalho em excesso não é, necessariamente, sinônimo de bom trabalho!

Espero que essas dicas te ajudem a se organizar melhor com essa rotina de trabalho em casa! Coloca aqui nos comentários se você tem mais alguma dica para ajudar a aumentar a produtividade no home office!

Lá no Instagram @gibelarmino_ eu mostro um pouco do meu dia a dia e essas ações na prática, me siga por lá também para ficar por dentro!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

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