A primeira dica é adaptar o cardápio ao horário do lanche da criança e quais refeições vem antes e depois, por ex, hoje no colégio do Gu o lanche é lá, mas quando ele entrou no berçário, eu mandava uma fruta para o lanche das 10h (pq ele tomava café as 8h em casa e às 10h precisava ser lanche leve para não atrapalhar o almoço que era 11:30h) e para o lanche das 15h eu mandava cardápio mais reforçado, pq já tinha passado um bom tempo do almoço e esse lanche ia segurar até eu buscá-lo às 17h para jantar em casa às 18h.
A segunda dica é a composição do cardápio, para esse lanche mais reforçado é importante o lanche ter 1 fonte de proteína, 1 de vitamina e mineral, 1 de carboidrato e mais o líquido que tem a função de hidratação.
E quais alimentos podemos usar para compor esse cardápio? Vamos lá:
- Proteína: leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota, cream cheese, patês caseiros;
- Vitamina e mineral: frutas, legumes e sucos de frutas;
- Carboidrato: pães, tapioca, bolo caseiro, pão de queijo, biscoito de polvilho, pipoca;
- Líquidos: água, água de coco, chá gelado, suco natural (sim ele perde vitamina se não consumido na hora, mas melhor que o conservante e o açúcar do suco artificial, eu fazia varios de uma vez e congelava individual para facilitar a montagem da lancheira).
Um exemplo: pão integral com ricota+água de coco+tomate cereja
Obs: para os alimentos perecíveis é importante verificar se o lanche fica na geladeira na escola até a hora do consumo ????
Beijos da Gi 🙂

Nutricionista, Doutora e Pós-Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.