De Mãe em Mãe

Diabetes infantil: é normal? Quais os tipos e como conduzir?

Entenda as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2 e como perceber os sintomas nas crianças

Quando se fala em diabetes, muita gente acha que é doença de adulto, e que a criança é livre para comer o que quiser enquanto ainda dá para aproveitar. Mas isso não condiz bem com a realidade, uma vez que o diabetes infantil é uma condição que afeta mais de um milhão de crianças e adolescentes no Brasil.

Mas como identificar uma criança diabética? Existem sintomas aparentes? E o que fazer para tratar esse problema de saúde? Não precisa se preocupar, pois hoje listei as principais questões e respostas a respeito desse assunto. Vale a pena conferir:

O que é diabetes infantil?

O diabetes mellitus pode ser definido como uma condição crônica que causa problemas com a capacidade do organismo de transformar alimentos, especialmente açúcares, em combustível para o corpo.

Ele afeta um hormônio chamado de insulina, que permite que a glicose se mova do sangue para as células, que por sua vez, usam a glicose como energia. A insulina é produzida no pâncreas e o diabetes ocorre quando não há esse hormônio o suficiente, ou então, quando o próprio corpo não responde corretamente à sua ação.

No caso do diabetes infantil, não há diferença em relação aos adultos, apenas que o tipo 1 é mais comum do que o tipo 2.

Qual o tipo de diabetes da infância?

Existem duas formas mais comuns de diabetes, que são classificadas como tipo 1 e tipo 2:

Diabetes tipo 1

Ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina o suficiente, geralmente associada a uma questão autoimune, que vou explicar mais para frente. Isso faz com que o corpo não possa usar o açúcar que obteve de alimentos, o que cria um acúmulo na corrente sanguínea e acaba saindo pela urina, aumentando a vontade de ir ao banheiro.

Diabetes tipo 2

Surge quando o corpo cria uma resistência de defesa à insulina. Costuma ser decorrente de uma má alimentação e está relacionado à obesidade em muitos casos. Apesar de ser diferente do tipo 1, possui sintomas semelhantes.

Apesar de as duas formas poderem ocorrer em qualquer idade, sabe-se que as crianças são mais propensas a serem diagnosticadas com o diabetes tipo 1, sendo que o principal pico da condição acontece entre os cinco e seis anos e, posteriormente, entre os 11 e 13 anos.

Qual é a causa do diabetes infantil?

A causa principal do diabetes infantil do tipo 1 está ligada ao próprio sistema autoimune, uma vez que ele pode atacar o organismo para impedir que o pâncreas produza insulina. Por mais que não exista uma fórmula para todos os casos, é possível explicar alguns fatores de risco relacionados.

Tanto para o tipo 1 quanto para o tipo 2, o fator genético é um dos principais causadores do diabetes infantil. Ou seja, se alguém da família, como o pai, a mãe ou um tio já possuem essa condição, ela pode ser passada entre gerações.

Além disso, fatores ambientais como a má alimentação, a pressão alta, a obesidade e o sedentarismo podem contribuir para o surgimento do diabetes tipo 2, ainda que seja mais incidente no começo da adolescência do que na infância.

Sintomas de diabetes infantil

diabetes infantil
Imagem: Canva

Os principais sintomas de diabetes na infância costumam ser observados por meio de mudanças de comportamento e de aparência nas crianças. Por isso, vale a pena verificar o seguinte:

Idas ao banheiro

Veja se seu filho começou a ir muitas vezes ao banheiro para fazer xixi. Ou então, se virou hábito urinar na cama ou na fralda. Também observe se ele levante no meio da madrugada para ir ao banheiro. Isso porque o diabetes pode fazer com que o açúcar seja eliminado pela urina, aumentando a vontade de fazer xixi ao longo do dia.

Sede

Caso a criança não consiga saciar a vontade de beber água, isso também pode ser um sinal de diabetes infantil. Perceba se ele pede mais água frequentemente, mesmo em dias frescos ou após já ter tomado bastante líquido nas últimas horas.

Cansaço

Crianças com diabetes podem se sentir exaustas, dormirem mais ao longo do dia e terem menos energia para cumprir tarefas corriqueiras, desde afazeres de casa até atividades esportivas.

Além disso, o corpo também pode apresentar sintomas, como:

·    Perda de peso repentina

·    Aumento de apetite

·    Fraqueza muscular

·    Visão turva

·    Pulsação acelerada

·    Vômitos e náuseas

Como diagnosticar o diabetes em crianças?

O diagnóstico de diabetes nos pequenos é um processo de duas partes. Primeiro, os vão determinar se as crianças têm a condição, por meio de exames clínicos e conversa com os pais.

Em seguida, determina-se o tipo de diabetes por meio de exames, como o teste de glicemia e o de hemoglobina glicada. As crianças que parecem ter complicações associadas também fazem outros testes para compreender o avanço do problema de saúde.

Diabetes infantil tem cura? E como funciona o tratamento?

Infelizmente, não existe cura para o diabetes, independentemente do tipo e da idade. Porém, as crianças com essa condição podem levar uma vida normal se ela for controlada.

O manejo do diabetes infantil precisa focar no monitoramento dos níveis de açúcar no sangue e, em alguns casos, administração da terapia com insulina, por meio de injeções diárias ou por auxílio de uma bomba de insulina.

Também é importante que os pais incentivem os filhos a seguirem com uma alimentação saudável, que inclua vegetais e frutas ricos em fibras, além de grãos integrais, laticínios magros e fontes de proteínas e gorduras boas. Ao mesmo tempo, é importante evitar alimentos ultraprocessados e doces na rotina diária.

Além da alimentação, as crianças devem praticar, pelo menos, trinta minutos de exercícios por dia, para ajudar no controle da doença.

Veja mais conteúdos sobre saúde da criança

Quais são os riscos do diabetes em crianças?

Negligenciar os indícios do diabetes infantil pode trazer consequências mais graves, tanto de forma imediata quanto a longo prazo. Uma delas é a chamada cetoacidose diabética, uma condição que torna o sangue mais ácido, causando enjoo, fadiga e dores abdominais.

Em casos avançados, pode levar a dores de cabeça, confusão mental e levar ao estado de coma ou morte. Crianças com cetoacidose diabética, complicação grave do diabetes que ocorre quando o corpo produz ácidos sanguíneos (cetonas) em excesso, também tendem a ficar mais desidratadas, o que gera mais desordens pelo corpo.

Outros riscos associados à falta de acompanhamento do diabetes incluem problemas de saúde mental como depressão e ansiedade, além do estreitamento dos vasos sanguíneos, que afeta os olhos, rins e nervos.

Como prevenir o diabetes infantil?

É importante saber que, como o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e pode ser hereditária, dificilmente pode ser prevenida. Mas o diabetes tipo 2 tem prevenção, não somente na infância, como na vida adulta também: 

Mude os hábitos alimentares

Beba mais água e menos bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos. Coma mais frutas e vegetais e faça a criança participar do processo de preparação das receitas. Aproveite para comer em família, com tempo de qualidade e sem distrações como celulares e TV.

Exercício diário

Faça com que seu filho se exercite, por meio de atividades e brincadeiras no dia a dia. Limite o tempo gasto com aparelhos eletrônicos e incentive-o a caminhar. Você pode planejar passeios em família fora de casa e transformar tarefas internas em jogos divertidos.

Ficou com mais alguma dúvida sobre diabetes infantil? É só me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais dicas sobre o assunto, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra mais conteúdo sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionias de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Dia Nacional do Diabetes. Ministério da Saúde, acesso em agosto de 2023.

Diabetes Mellitus (DM) in Children and Adolescents. MSD Manuals, 2022.

Diabetes. The Royals Children Hospital Melbourne, 2020.

Diabetes in Children. HealthyChildren.Org, 2020.

Symptoms of diabetes in children. Diabetes UK, acesso em Agosto de 2023.

Prevent Type 2 Diabetes in Kids. CDC, 2022.

Sair da versão mobile