Veja como incentivar seu filho a fazer mais perguntas no dia a dia
Por que o céu azul? Por que os pássaros voam? E quem inventou a batata frita? Essas e outras milhares de perguntas são feitas diariamente pelas crianças e, mesmo que muitas vezes os pais não saibam respondê-las, elas são fundamentais para o processo de aprendizado, uma vez que instigam a curiosidade infantil.
Afinal de contas, a ciência comprova que os pequenos que indagam podem ter mais benefícios na vida adulta do que os introspectivos. Mas como fazer para atiçar esse lado curioso? Preparei a seguir um guia com dicas e jogos que você pode testar em casa com a família:
Qual a importância da curiosidade infantil para o aprendizado?
A curiosidade infantil é algo que já nasce com qualquer criança. Um estudo feito pela Universidade Üsküdar, na Turquia, comprovou que não é a pressão externa que faz as crianças fazerem perguntas, mas sim, uma ansiedade natural, uma sede pelo aprendizado.
E quando isso é orientado pelos pais para virar conhecimento, acaba sendo um produto positivo na rotina familiar. Os cientistas dizem que a informação é mais bem retida se a curiosidade de uma criança for reforçada desde o momento em que ela nasce. No entanto, caso as perguntas de uma criança sejam deixadas sem resposta ou ignoradas, o foco muda para objetos inanimados e elas correm o risco de se tornarem mais introvertidas.
Outro ponto que a mesma pesquisa revelou foi que existem dois tipos de curiosidade infantil. A primeira é a situacional, que ocorre sempre que o pequeno se depara com algo que não conhece ou não viu previamente. Já a segunda é a intrínseca, que é um tipo de traço de personalidade em querer saber mais sobre algo que já se tem conhecimento.
Em ambos os casos, é importante incentivar que seu filho busque pelas respostas. É assim que aprendem a dar os primeiros passos, a falar palavras e a entenderem o mundo ao redor.
Como saber se meu filho é curioso?
A forma mais simples de identificar uma criança curiosa é por meio dos questionamentos no dia a dia. Mas, se seu filho não costuma fazer tantas perguntas, existem outras formas de demonstrar esse tipo de emoção. Confira:
Nada de tédio
Observe se o pequeno fica muito tempo parado sem fazer movimentos ou inventando uma brincadeira nova. Crianças curiosas por natureza sempre acham uma forma de contornar o tédio, nem que isso cause um choro por serem contrariadas.
Aspirações da vida
Se seu filho tiver um desejo muito forte em alguma profissão ou admirar outra pessoa, pode ser uma forma de demonstrar curiosidade em um tema. Por exemplo, crianças que sonham em ser astronautas, bombeiros, bailarinas ou jogadores de futebol irão perguntar sobre esses assuntos e pedir itens que os aproximem dessas realidades, como uma bola, uma sapatilha ou um livro sobre o assunto.
Arte em todo lugar
Outra característica em crianças que despertam a curiosidade infantil é a veia artística. Ela pode ser em forma de rabiscos abstratos, de dança, de música, de atuações ou de esculturas. Para exibir a própria arte, os pequenos buscam inspiração, logo, demonstram serem curiosos.
Como estimular a curiosidade infantil?
Se ainda assim, seu filho não se encaixa nessas características citadas, saiba que é possível incentivar a curiosidade natural, sem forçá-lo a algo que não está acostumado a fazer:
Dê uma pausa na rotina
Ao invés de seguir diariamente a mesma rotina, escolha um dia para fazer surpresas com as crianças. Você pode levá-las para um lugar que nunca foram antes, experimentar um prato diferente, ensiná-las a cozinhar um prato de família. A criatividade deve partir de você para contagiar seu filho.
Crie novos mundos
Não limite o aprendizado dos pequenos apenas aos livros escolares. Conte histórias lúdicas, assista filmes ou desenhos que fogem do universo em que estão acostumados e faça com que o seu filho seja o guia das histórias. Para isso, indague qual caminho um personagem pode seguir, por exemplo.
Natureza é o cenário perfeito
Caso você também não tenha ideia de como iniciar o incentivo à curiosidade infantil, que tal experimentar uma ida a um parque? Lá, a criança poderá ter mais contato com a natureza e explorar locais por conta própria, identificar animais como aves e insetos e aprender sobre a vida natural.
Brincadeiras que estimulam a curiosidade
Para quem quer uma inspiração um pouco mais divertida, aqui vão algumas sugestões que podem servir de incentivo para que as crianças brinquem enquanto despertam o seu lado curioso:
Leia também: A importância do ócio criativo para as crianças
Crianças menores de 3 anos
Nessa idade, priorize brinquedos com peças maiores, para que elas não se engasguem enquanto brincam. Jogos em que colocam peças encaixáveis ou que apertam botões coloridos podem servir no começo. Outra opção é brincar de procurar um item ou pessoa pela casa, acompanhando e dando pistas para que ele explore o ambiente.
Crianças de 4 a 6 anos
A partir dessa fase, experimente o uso de legos e blocos de montar, que incentivem a criatividade com uma construção. Faça jogos de palavras, trava-línguas e charadas, no estilo “o que é o que é”.
Crianças acima de 6 anos
Conforme a criança cresce, o estilo de brincadeira passa a ficar mais amplo nas possibilidades. Experimente jogos de tabuleiro, passatempos como caça palavras e sudoku, ou jogos como “Eu fui pra Lua e levei…”, em que você cria um padrão de adivinhação ou de memorização até que a criança adivinhe o próximo item que ela pode levar.
E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre como despertar a curiosidade infantil? No meu Instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas de jogos e brincadeiras!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
Curiosity and children: A delicate relationship that needs support. Daily Sabah e Universidade Üsküdar, 2021.
Curiosity May be the Most Important Skill for a Child to Learn. Jackrabbit Care, 2020.
8 Easy Ideas to Encourage Curiosity in Children. The Country Mouse Nursery School, 2021.
7 Activities to Encourage Curiosity in Children. 21K School, 2022.