De Mãe em Mãe

Ordenha do leite materno: aprenda como fazer

Veja também como descongelar o leite e dicas para mantê-lo bem conservado

Em algum momento durante a fase de amamentação, você pode precisar realizar a ordenha do leite materno. Os motivos são diversos, e incluem desde tentativas de conciliar uma volta ao trabalho até o alívio da dor causada pelo “leite empedrado”.

Mas como fazer isso de forma segura, mantendo todos os nutrientes e a qualidade do leite materno? Hoje vou te ensinar o passo a passo para realizar a ordenha do leite materno, explicar como faz para congelar e descongelar o leite, listar os melhores recipientes para armazenar o líquido e muito mais:

Por que fazer a ordenha do leite materno?

Para muitas mães, a necessidade de realizar a ordenha do leite materno só surge por volta do final da licença-maternidade, ou seja, quando elas precisam voltar ao ambiente de trabalho e se ausentar da rotina de cuidados do bebê.

Mesmo se o trabalho for home-office, pode ser mais difícil conciliar os horários do expediente com os momentos de amamentação, o que faz com que a extração se torne essencial para resolver esse empecilho.

Porém, esse não é o único motivo que faz com que as mães precisem realizar a ordenha do leite materno. Há casos em que o leite pode acabar empedrando, que os médicos denominam como ingurgitamento mamário. Apenas após extrair o leite é que o alívio da dor chega para muitas mulheres.

Há também casos em que quem precisa se ausentar é o bebê, e não a mãe. A ida dele à creche, berçário ou escolinha faz com que surja essa carência de ter à disposição o leite materno para uma alimentação segura e saudável longe de casa.

Enfim, existem diversos motivos que podem fazer com que a mãe extraia e armazene o leite materno, e podem ocorrer tanto no começo do aleitamento quanto no período de transição para introduzir alimentos sólidos na rotina da criança.

Como fazer a ordenha do leite materno?

A ordenha do leite materno pode ser feita de forma manual ou com auxílio de uma bomba. Na ordenha manual, a forma mais simples utiliza as mãos para retirar o leite, e o processo pode ser mais demorado e complicado do que utilizar uma bomba extratora.

Ainda na extração manual, ela pode ser feita por meio de uma bomba não elétrica. Existem diferentes tipos de bombas manuais, a que usei com meus dois filhos foi a da Philips Avent. Nunca tive dificuldade, ela é confortável e não machuca.

Já na ordenha com bomba elétrica, a vantagem é que ela é mais prática, basta fixá-la no peito e ligá-la. Algumas têm até mesmo função de massagem antes da extração, para facilitar o processo. Hoje em dia é possível alugar essas bombas por um custo mais em conta do que se fosse comprar.

É importante também se atentar ao local em que será feita a ordenha. Escolha um ambiente calmo e tranquilo para que o leite fluidifique e flua da mesma forma.

E lembre-se que todo o material utilizado na coleta do leite deve ser esterilizado. Caso seja ordenha manual, as mãos têm que estar bem limpas e a embalagem que irá receber o leite deverá estar esterilizada. As peças da bomba que terão contato com a mama e o leite também precisam desse cuidado.

Para entender o passo a passo, eu preparei um vídeo explicando os detalhes:

Como armazenar o leite materno?

Para o armazenamento, vale a pena escolher um recipiente adequado e que possa ir ao congelador. A minha sugestão é optar por potes pequenos, que possam ser lavados com uma escova e detergente e depois fervidos ou esterilizados em micro-ondas, com esterilizadores específicos para esse uso.

Se for utilizar potes de plástico, é importante que sejam livres de BPA. E um detalhe importante sobre o processo de fervura, depois que a água levantar o vapor, baixa-se o fogo e mantenha em fervura por mais 15 minutos.

Outro detalhe importante: lembre-se de identificar o pote com a data e a hora da ordenha antes de iniciar e, assim que terminar a extração, feche o pote e leve imediatamente ao freezer para evitar contaminação.

Se for armazenar na geladeira ele tem validade de 12h. Agora, se for congelar, ele pode durar até 15 dias. Aqui é bacana criar um sistema de organização no seu congelador que chamamos de “primeiro que entra, primeiro que sai”. Adicione sempre o pote novo atrás do pote que já estava lá. Assim, você vai utilizar sempre o que está na frente e não vai correr o risco de deixar o leite lá por mais de 15 dias.

Como descongelar o leite materno?

Para descongelar o leite materno armazenado, você precisa tirá-lo do freezer algumas horas antes e deixá-lo na geladeira ou no banho-maria. O micro-ondas pode aquecer o leite em excesso, e esse aquecimento exagerado pode eliminar alguns nutrientes importantes para a saúde do bebê.

Então, se possível, dê sempre preferência para o banho-maria, pois dessa forma você consegue controlar a temperatura ideal do leite materno. Acho importante avisar também: nunca congele novamente o leite que já foi descongelado!

Se houver sobra de leite morno no recipiente esterilizado, este pode ser resfriado apenas uma vez para a próxima oferta. Nunca use o leite que ficou no recipiente em que o bebê mamou, pois a saliva pode contaminá-lo.

3 dicas para se preparar para extrair e armazenar o leite materno

ordenha do leite materno
Imagem: Canva

Por fim, aqui vão mais alguns conselhos que podem ajudar nessa preparação:

1.   A antecipação é bem-vinda

Comece a fazer seu estoque de leite 15 dias antes de voltar ao trabalho. Assim você já terá leite congelado para o primeiro dia e fica com um estoque de emergência caso não consiga para em algum horário no trabalho para ordenhar.

2.   Aproveite para extrair durante a amamentação

Você pode fazer a ordenha de uma mama enquanto o bebê mama na outra, pois o contato do bebê com a mãe estimula a descida do leite e a chance do sucesso na ordenha é mais alta!

3.   Nunca deixe o pote cheio até a borda

Caso você esteja usando o mesmo recipiente de coleta para armazenar o leite materno extraído, certifique-se de não enchê-lo até o topo. Essa dica é necessária porque o líquido se expande no freezer, por isso precisa de espaço extra na parte superior. Se encher até o topo, ele pode estourar e sujar o refrigerador.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre como extrair e armazenar o leite materno? No Instagram @demaeemmae_  você confere mais conteúdo sobre esse assunto, e no @gibelarmino_ você encontra mais conteúdos sobre bem-estar da mulher na maternidade.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Proper storage and preparation of breast milk. CDC, acesso em julho de 2023.

Pumping and Storing Frozen Breast Milk. Verywell Family, 2022.

Sair da versão mobile