De Mãe em Mãe

Audiometria: o que é e quando precisa ser realizada?

Conheça o teste que indica problemas de audição em qualquer idade

Tenho mostrado no Instagram a jornada de exames, consultas e tratamentos para recuperar a audição do Murilo, meu filho mais novo, que ficou prejudicada por conta de acúmulo crônico de secreção na região. Um dos exames de acompanhamento do tratamento é a audiometria, que levantou muitas questões quando mostrei. 

Por isso,  a seguir, vou te explicar tudo a respeito de como funciona o teste, quem pode fazê-lo e os custos por trás dele:

O que é audiometria e para que serve?

O exame de audiometria testa quão bem a audição de alguém está funcionando. Ele mede a intensidade e tom dos sons por meio dos decibéis, a questão do equilíbrio e outros pontos relacionados ao ouvido interno humano.

Ele pode ser necessário para identificar defeitos congênitos, infecções crônicas, doenças autoimunes e condições hereditárias como a otosclerose, que é um problema de saúde em que o osso interno do ouvido cresce de forma anormal e impede que outras partes do órgão funcionem.

Quem faz o exame de audiometria?

O teste pode ser recomendado pelo obstetra ao notar que a criança não está reagindo a sons ambientes, ou também pelo pediatra após consultas periódicas. Mas quem deve fazer o exame é apenas um profissional especializado em diagnosticar e tratar a perda auditiva, e geralmente, é um fonoaudiólogo que o administra.

Como é o exame de audiometria?

audiometria
Imagem: Canva

Ele pode ser feito de diferentes formas, de acordo com a faixa etária do paciente. Veja a seguir as três maneiras mais convencionais:

Recém-nascidos

Quando os bebês saem da barriga da mãe, os médicos podem sugerir um teste de audiometria por meio de emissões otoacústicas. Simples e eficaz, e o melhor, totalmente indolor, ele consiste em colocar um pequeno fone de ouvido com microfone e alto-falante no ouvido do pequeno.

Esse aparelho emite sons de clique no ouvido que reverberam na câmara do ouvido, chamada cóclea. Se ela responder às vibrações, está funcionando normalmente. Caso contrário, pode indicar problemas auditivos. Em alguns casos, pode ser feito mais de uma vez para certificar se há a existência de algum defeito congênito.

Crianças

Para bebês mais crescidos, a audiometria pode ser feita com a técnica de reforço visual. Neste teste, a criança ouve sons vindos de alto-falantes em uma sala de testes. Quando ela escuta um ruído, ela precisa virar a cabeça em direção a ele.

Com isso, o fonoaudiólogo consegue avaliar a audição do paciente, vendo como ele reage a diferentes tipos de sons em diferentes intensidades.

Adolescentes e adultos

Para crianças mais velhas e adolescentes, pode ser usada também uma técnica chamada audiometria de tom puro. Nela, o profissional de saúde usa uma máquina para reproduzir diferentes tons em um fone de ouvido, que variam de frequência e intensidade.

O especialista consegue mudar o tom até que o paciente não consiga mais ouvi-lo. Depois, deixa ele mais alto em diferentes escalas, até que ele consiga escutá-lo novamente. O paciente precisa levantar a mão ou pressionar um botão toda vez que ouvir um som. E cada ouvido é testado individualmente, pois muitas vezes os problemas auditivos não necessariamente afetam os dois lados.

Quando fazer uma audiometria em bebês?

Um pediatra, médico, neurologista ou otorrino pode pedir o exame de audiometria como parte da rotina ou ao notar alguns sinais de que o bebê está com problemas de audição. Os mais comuns costumam incluir atraso de fala, otites e zumbidos constantes, além de síndromes e transtornos diagnosticados.

Qual o valor de um exame de audiometria?

Os valores do exame variam de acordo com o local e com a forma como ele é feito. De modo geral, os preços giram em torno de R$ 50 a R$ 300 (valores consultados em fevereiro de 2023, podem mudar).

O exame também é coberto pelos planos de saúde e está disponível na rede pública de saúde de maneira gratuita, mas é preciso checar com a unidade de saúde mais próxima de sua residência para saber a disponibilidade.

Confira no vídeo abaixo como o exame é realizado:

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre o exame? No meu Instagram @gibelarmino_  você confere mais dicas sobre saúde dos bebês!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Leia também: Vacina para crianças: posto de saúde ou clínica particular?

Referências bibliográficas:

Hearing Tests. Patient, 2021.

Saunders AZ. et al. Audiometry. Clinical Methods: The History, Physical, and Laboratory Examinations. 3rd edition. Boston. Acesso em fevereiro de 2023. 

Teste da orelhinha. Ministério das Saúde, 2011. 

Audiometry. University of Illinois e Healthline, 2017.

Sair da versão mobile