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Alfabetização: existe idade ideal?

Veja o que fazer para incentivar a leitura entre as crianças

Com que idade as crianças aprendem a ler? Até os dias atuais, a alfabetização é cercada de opiniões diferentes. Enquanto alguns defendem que não existe um momento certo para os pequenos começarem a ler, outros afirmam que há sim uma faixa etária específica para seguir.

Mas como saber qual é essa idade? E o que fazer se seu filho mostrar sinais de que não está alfabetizado mesmo após as recomendações? Hoje, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre a alfabetização infantil, além de dar dicas de como incentivar a leitura e escrita nos primeiros anos de vida:

O que é alfabetização?

Segundo a UNESCO, a alfabetização pode ser definida como a capacidade que qualquer pessoa tem de entender e reconhecer materiais escritos ou impressos ligados a um contexto. Apesar de o nome parecer estar relacionado apenas ao entendimento do alfabeto, ela também envolve o sistema numérico.

O conceito de alfabetização é usado pelos países para compreender e quantificar a população que consegue realizar essas ações, servindo como um índice que contribui para fatores socioeconômicos e de desenvolvimento global.

Qual a diferença entre alfabetização infantil e letramento?

Enquanto a alfabetização infantil representa a habilidade de saber ler e escrever de uma criança, o letramento consiste em como ela utiliza esse conhecimento como uma ferramenta social.

Ou seja, uma criança alfabetizada é aquela que vai saber como ler um livro ou escrever uma frase, por exemplo. Ela irá basicamente decorar o alfabeto, os números e as sílabas. Já uma criança letrada é capaz de interpretar um texto, de montar um diálogo com as palavras que aprendeu e de compreender discursos.

Qual a idade ideal para alfabetização?

A alfabetização, assim como outras capacidades de desenvolvimento infantil, estão relacionadas à maturidade e influências por diversos fatores na vida da criança, como as relações sociais, culturais e os estímulos externos.

Um exemplo no qual os pais já passaram por algo parecido foi quando o filho começou a engatinhar, ou deu os primeiros passos. Tem crianças que andam com nove ou dez meses, enquanto outros começam com treze ou catorze meses. E isso não significa que exista, necessariamente, algum problema de desenvolvimento. O que importa é que a criança seja sempre estimulada de forma natural.

No caso da alfabetização, a recomendação é a partir dos seis anos, beirando entre os sete e oito anos. É nessa idade também que as escolas começam a incentivar a leitura como parte da grade curricular dos pequenos. Mas algumas crianças começam a desenvolvê-la um pouco mais cedo, por volta dos quatro a cinco anos, enquanto outras mais tardiamente, por volta dos nove a dez.  

Independentemente disso, a idade não indica que a criança é mais ou menos inteligente. Afinal, cada criança tem seu momento e ritmo de desenvolvimento. Tanto as escolas quanto as famílias podem trabalhar juntas para garantir que isso seja respeitado enquanto ensinam.

Ainda assim, o problema pode surgir quando os pais forçam a leitura antes do desenvolvimento infantil ou então negligenciam a capacidade de aprender dos filhos. Nesses casos, pode haver consequências.

A importância da alfabetização na idade certa

alfabetização infantil
Imagem: Canva

Mas por que os estudos sugerem que as crianças deveriam começar a ler entre seis e oito anos de idade? O motivo está na complexidade de aprender a leitura, uma vez que esse processo é mais complexo do que parece no cérebro.

Desde o momento em que nascemos, estamos aprendendo funções que irão nos levar, algum dia, para a alfabetização. São os sons, a memória, a visão, a fala, o tato, a capacidade de interpretação. Tudo está conectado ao desenvolvimento de aprendizado.

E no período a partir dos seis anos de idade é que o corpo está apto para usar todo esse potencial. Até os cinco anos de idade, os músculos oculares, por exemplo, ainda estão se formando. O cérebro também está em constante crescimento. Por isso, mais do que uma questão de divergência em opiniões, trata-se de uma questão fisiológica.

Por que não alfabetizar antes da idade ideal?

Apesar de algumas crianças aprenderem a ler ou escrever com três, quatro ou cinco anos, existem pais que tentam forçar para que os filhos façam isso nessa idade, o que gera riscos à saúde dos filhos:

A leitura é complexa

Decorar palavras visuais não é ler e não deve ser a primeira coisa para ensinar às crianças que estão aprendendo a leitura. Isso porque o hábito requer uma base sólida de conhecimento e aptidões.

Algumas habilidades de leitura incluem:

·    Discernimento das letras

·    Consciência dos fonemas

·    Instruções fonéticas na prática

·    Habilidades de decodificação

·    Compreensão

·    Vocabulário verbal

·    Raciocínio lógico

·    Habilidades visuais

Nem sempre as crianças de até cinco anos têm todas essas aptidões, por isso, forçá-las pode gerar um trauma maior.

Falta de foco

Há um risco maior comprovado pela ciência de que forçar a leitura muito cedo pode impactar no foco e atenção da criança com o passar dos anos.

Brincar importa

Por mais que a leitura seja importante, não dá para esquecer que estamos falando de crianças. E por isso, a infância é o período em que o ato de brincar deveria ser priorizado, pois também traz um desenvolvimento de habilidades cognitivas, sem deixar de lado o lazer e bem-estar mental.

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Por que não alfabetizar depois da idade ideal?

Por outro lado, negligenciar a importância da alfabetização das crianças também pode ser um problema. É diferente de crianças que possuem dificuldade de aprender a ler. Nesse caso, são filhos que sequer tiveram contato com a leitura. São raras essas situações, mas também geram riscos, como atraso cognitivo, além da dificuldade para criar relacionamentos e sociabilizar.

Como conduzir uma criança para a alfabetização?

Algumas dicas podem ajudar as crianças a criarem o hábito pela leitura:

Modele o comportamento

Crianças muitas vezes seguem os exemplos dos pais ou de amigos. Por isso, se você ler um livro junto dele, contar uma história, ou montar um clube do livro junto com outros pais de amiguinhos do seu filho, as chances de ele se interessar pelo hábito são maiores.

Não julgue o livro pela capa

Você pode gostar de um gênero literário, mas que muitas vezes, o seu filho não vai curtir. Por isso, deixe que ele escolha o livro que mais gostar. Ou então, não precisa necessariamente ser um livro. Pode ser um gibi, uma história em quadrinhos, um mangá, um livro digital, um jogo, etc. Existem diversas mídias escritas que incentivam a leitura, não é preciso restringi-las, contanto que o conteúdo seja adequado para a faixa etária.

Crie um cantinho da leitura

Saber que existe uma área dedicada para a leitura no dia a dia pode incentivar o seu filho a criar o hábito. Pode ser um local com cobertores, travesseiros, um pufe ou almofada. Lembre-se de iluminar, com um abajur ou luminária.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre alfabetização infantil? No Instagram @demaeemmae_ você confere mais conteúdo sobre esse assunto, e no @gibelarmino_ você encontra mais conteúdos sobre bem-estar da mulher na maternidade.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Literacy. UNESCO, acesso em julho de 2023.

Aparecida L. et al. Alfabetização e letramento: um estudo de caso nos primeiros anos do ensino fundamental na Escola Pública de Jandira. Faceq, 2013.

10 Tips to Help Your Child Fall in Love with Reading. Healthychildren.org, 2023.

Literacy: At What Age Should a Child Learn to Read? Playstories, 2021.

The Best Age to Learn to Read. Sunnyseed, acesso em julho de 2023.

Hyperlexia: Systematic review, neurocognitive modelling, and outcome. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 2017.

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